Skip BreadcrumbHome / Fiscalidade / Segurança Social: criação de contribuição adicional por rotatividade excessiva

Empresas

Segurança Social: criação de contribuição adicional por rotatividade excessiva


O Governo divulgou a sua Proposta de acordo, com o objetivo de combater a precariedade e reduzir a segmentação laboral e, ainda, promover um maior dinamismo da negociação coletiva.

Esta proposta contém as alterações que o Executivo pretende introduzir no Código dos Regimes Contributivos.

Assim, para diminuir o uso excessivo de contratos não permanentes e promover a contratação sem termo, propõe a criação de uma contribuição adicional por rotatividade excessiva para a Segurança Social, aplicável a todas as entidades empregadoras que apresentem um peso anual de contratação a termo superior à média do respetivo setor de atividade económica.

Os termos da determinação da contribuição adicional por rotatividade excessiva, designadamente do apuramento do volume anual médio de contratação a termo em cada setor de atividade económica ou da forma de apuramento da contribuição a pagar será definido através de decreto regulamentar.

A taxa aplicável à contribuição adicional por rotatividade excessiva é progressiva, tendo em conta a diferença entre o peso anual da contratação a termo da entidade empregadora e a média do respetivo setor, e tem como base de incidência as remunerações base dos contratos a termo devidas no ano civil a que o apuramento respeita, tendo como limite máximo 2%, sendo a escala de aplicação fixada no referido decreto regulamentar.

Anualmente, são definidos por portaria os referenciais setoriais a aplicar nesse mesmo ano, sendo apurada e comunicada à entidade empregadora, no início do ano seguinte, a respetiva contribuição adicional por rotatividade excessiva.

 

 

Informação da responsabilidade de LexPoint
© Todos os direitos reservados à LexPoint, Lda
Este texto é meramente informativo e não constitui nem dispensa a consulta ou apoio de profissionais especializados.


 

29.05.2018