O Portal das Finanças mudou na parte relativa à emissão de faturas e recibos verdes. Saiba como fazer.
O Portal das Finanças mudou a sua aplicação de preenchimento de faturas´, recibos e faturas-recibo no passado dia 17 de setembro.
Desde essa data que essa aplicação foi atualizada com novas funcionalidades.
Passa a ser possível incluir vários produtos e/ou serviços na mesma fatura, mesmo que tenham taxas de IVA diferentes.
É também possível criar bases de dados de clientes, e de produtos ou serviços.
O novo modelo permite também gerir descontos e abatimentos, e usar unidades de medida e quantidades de bens ou serviços.
Depois de se autenticar para entrar no referido
portal, entrará nesta página
Em relação à versão anterior, as novidades residem na possibilidade de criar base de dados de clientes e de produtos, serviços ou outros.
Faturas
Relativamente a esta parte, nada a registar.
Recibos
O mesmo se passa aqui
Clientes
É possível agora criar uma base de dados de clientes:
Deve depois clicar em guardar
É sempre permitido editar ou eliminar os clientes criados na listagem clientes, selecionando as opções da coluna
ações
Produtos
O mesmo se passa em relação aos produtos.
Terá de preencher os campos apropriados, descrevendo o produto, a unidade de medida e o respetivo preço unitário sem IVA.
Poderá definir o “tipo” consoante as seguintes opções:
Depois de criar o produto, serviços ou outros, estes vão aparecer no respetivo catálogo.
É sempre possível proceder alterar (editar) ou eliminar (desativar) os itens, selecionando as opções da coluna
ações.
Pode consultar todos os
esclarecimentos da Autoridade Tributária e Aduaneira sobre esta questão aqui.
Informação da responsabilidade de LexPoint
© Todos os direitos reservados à LexPoint, Lda
Este texto é meramente informativo e não constitui nem dispensa a consulta ou apoio de profissionais especializados.
23.09.2024