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Perguntas Frequentes sobre SafeKey:


O que é Autenticação Forte?

A Autenticação Forte de Cliente (AFC) disponibiliza aos utilizadores dos canais digitais uma solução que, independentemente das proteções existentes nos seus próprios dispositivos, lhes assegure a realização de transações de forma mais segura. A DSP2 é uma diretiva da União Europeia, transposta para a Lei Portuguesa através do Decreto Lei 91/2018, que tem o objetivo de tornar cada vez mais seguras as operações bancárias através da Internet e obrigando a que a partir de 1 de janeiro de 2021 a Autenticação Forte seja utilizada nas transações online (salvo para as exceções abaixo indicadas).

Que requisitos de segurança são aplicados na Autenticação Forte

Na autorização de operações poderá ser aplicada a Autorização Forte sendo solicitados, no mínimo, dois de três elementos (autenticação de dois factores), para verificar a identidade do utilizador. Com SafeKey® e a Autenticação Forte que lhe está associada pretende-se garantir que quem inicia qualquer transação online é o legítimo proprietário do Cartão American Express que está a ser utilizado.

Autenticação Forte

O que é American Express SafeKey®?

American Express SafeKey® é uma solução avançada de autenticação, assente na tecnologia 3D Secure, que aumenta a proteção das transações online tanto para os Estabelecimentos como para os Clientes Titulares de Cartão American Express. Nos websites com American Express SafeKey®, sempre que um Cliente efetua um pagamento é solicitada a confirmação de identidade através de senhas únicas e dinâmicas (OTP – “One-Time Password”), as quais mudam de cada vez que este executa uma transação online. É comum o envio dessa senha de autenticação por SMS para o telemóvel do Titular.

Por que motivo American Express SafeKey® utiliza 3D Secure?

O 3D Secure é um protocolo de prevenção de fraude atualmente considerado um standard global na interoperabilidade da autenticação de pagamentos dando, por isso, acrescidas garantias tanto de segurança como de compatibilidade com as diferentes plataformas de pagamentos online. Os seus métodos assentam em Autenticação Forte, a qual inclui chaves dinâmicas e estáticas. Ao ser utilizada a tecnologia 3D Secure ficam ainda facilitados todos os processos de certificação associados reduzindo, por isso e tanto quanto possível, os custos e tempo de implementação ao mesmo tempo que é salvaguardada a compatibilidade com as principais soluções de pagamento existentes.

A Autenticação Forte associada a American Express SafeKey® é sempre obrigatória?

Não. Existem algumas exceções, nomeadamente as transações que são iniciadas pelo Comerciante (MIT ou Merchant Initiated Transactions) assim como as transações iniciadas por correio, e-mail ou telefone (Mail Order ou Telephone Order - MOTO). Além disso, embora a regra seja a aplicação de autenticação forte, estão previstas situações em que o prestador de serviços de pagamento pode optar por isentar os utilizadores de autenticação forte. Essa isenção é baseada no nível de risco envolvido, montante, frequência e canal pelo qual é executada a operação. São exemplos de isenções de aplicação da autenticação forte os pagamentos em portagens e os pagamentos abaixo de 30 euros que respeitem determinadas condições.

Saiba também que os Titulares de Cartões American Express podem incluir os Estabelecimentos onde fazem compras com maior frequência na SafeKey Express list. Esta permite que cada Titular defina uma lista de “beneficiários de confiança” a excluir do sistema de Autenticação Forte.

A SafeKey® é válida para todos os Cartões American Express?

Sim, todos os Cartões American Express são já compatíveis com SafeKey® pelo que não é necessário qualquer registo por parte dos seus Titulares.

Integrar SafeKey® significa que deixam de ser necessários outros protocolos de segurança?

Não. SafeKey® complementa outras soluções e ferramentas anti-fraude da American Express, de que são, aliás, exemplo a Verificação Automática de Endereço (Automated Address Verification – AAV) e a Autorização Avançada (Enhanced Authorization – EA). SafeKey® é assim uma camada adicional de segurança nas transações não presenciais.

Quais são os principais benefícios de SafeKey®?

Contribui para reduzir a fraude em transações de comércio eletrónico ao assegurar que o utilizador de um Cartão American Express é o seu legítimo proprietário. Além disso, coloca o emissor do Cartão como parte interveniente no processo de avaliação da autenticação alterando o enfoque da responsabilidade contra as fraudes nos Estabelecimentos. Quando o Cliente está a efetuar o pagamento num Comerciante com SafeKey® é-lhe apresentado um formulário do emissor do seu Cartão no qual deve introduzir as credenciais de autenticação. Em caso de fraude a American Express responsabiliza-se por todas as transações online que tenham sido autenticadas com SafeKey®.

Por ser uma solução avançada de autenticação que aumenta a segurança das transações online, SafeKey® é sinónimo de confiança para os Clientes e para os Estabelecimentos pelo que potencia as vendas.

O que fazer para passar a ter SafeKey® no meu website?

Deve contactar o Serviço de Atendimento a Estabelecimentos: 91 827 24 24 - 93 522 24 24 - 96 599 24 24 (chamada para rede móvel nacional), (+ 351) 21 005 24 24 (chamada para rede fixa nacional). Atendimento personalizado 24h. O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador ou enviar e-mail amex.vendas@millenniumbcp.pt para que possa ser iniciado o seu processo.
Sobre American Express SafeKey® encontra informações adicionais também em www.amexsafekey.com

SafeKey® tem custos associados?

Não, apenas precisa contactar os Serviço de Atendimento a Estabelecimentos para associar o seu negócio online a esta solução avançada de autenticação.


 

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