Enquadrada no exercício de responsabilidade social do Banco, a Fundação Millennium bcp visa a criação de valor na sociedade, concentrando os seus recursos em áreas de intervenção distintas: Cultura, Ciência e Conhecimento, Solidariedade Social.
A Fundação assume como principal área de atuação a Cultura, sendo mecenas de diversos projetos de recuperação e preservação do património cultural e de vários museus nacionais. Mantém parcerias e estabelece colaborações com novas entidades de modo a dinamizar e divulgar o património artístico e arquitetónico nacional. Neste domínio, a Fundação promove também a divulgação da arte contemporânea pelo apoio a iniciativas culturais, tais como exposições, feiras de arte, festivais de música, residências artísticas e prémios de arte. Ainda no âmbito da Cultura, a Fundação desenvolve iniciativas próprias de entrada livre, nomeadamente exposições temporárias e visitas guiadas ao Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC).
O apoio a projetos da área da Ciência e Conhecimento define o segundo eixo de ação mecenática da Fundação, através do qual procura colaborar com entidades que fomentem a investigação científica, desenvolvam projetos educativos inovadores nas escolas e programas universitários de excelência.
Na área da Solidariedade Social procura colaborar com iniciativas que intervenham em áreas como a pobreza, a incapacidade física e psicológica, a adolescência e a infância, numa lógica de proporcionar melhoria das condições de vida junto das comunidades mais vulneráveis e promover, junto das entidades com quem coopera, práticas de gestão sustentáveis.
- Conservação e divulgação do património do Banco
- Atividades museológicas
- Recuperação de património
- Outras iniciativas culturais
- Investigação científica
- Ensino Superior
- Ensino Básico
- Outros apoios
- Investigação científica
- Ensino Superior
- Ensino Básico
- Outros apoios
- Ação social em situações de carência social e económica
- Promoção da saúde física e mental