Fechar

Relatório de Gestão

O Millennium bcp é o maior banco privado português – sendo o Banco principal das Empresas em Portugal, com 18% de quota em volume de negócios. Além-fronteiras, é uma das instituições bancárias mais relevantes nos países em que detém operações. No final de 2018, o Banco detinha mais de 2,3 milhões de Clientes ativos em Portugal e mais de 4,9 milhões de Clientes ativos no estrangeiro, os quais serve através das suas operações bancárias, escritórios de representação e/ou protocolos comerciais.

O Banco Comercial Português, com centro de decisão em Portugal, pauta a sua atuação pelo respeito pelas pessoas e pelas instituições, pelo enfoque no Cliente, pela vocação de excelência, pela confiança, pela ética e pela responsabilidade, sendo líder destacado em várias áreas de negócio financeiro no mercado português e uma instituição de referência a nível internacional.

O Grupo desenvolve um conjunto de atividades financeiras e serviços bancários em Portugal e no estrangeiro, onde está presente em diversos mercados: Polónia, Suíça, Moçambique, Angola (através da associada BMA) e China. Todas as suas operações bancárias desenvolvem a sua atividade sob a marca Millennium. O Grupo está ainda presente no Oriente desde 1993, mas apenas em 2010 foi realizado o alargamento da atividade da sucursal existente em Macau, através da atribuição da licença plena (onshore), visando o estabelecimento de uma plataforma internacional para a exploração do negócio entre a Europa, China e África lusófona.

Em Portugal, o Millennium bcp encontra-se centrado no mercado de retalho e empresas, servindo os seus Clientes de uma forma segmentada. As operações das subsidiárias disponibilizam geralmente os seus produtos através das redes de distribuição do Banco, oferecendo um conjunto alargado de produtos e serviços.

O Millennium bcp é a maior instituição bancária privada em Portugal, assumindo uma posição de liderança e destaque em diversos produtos, serviços financeiros e segmentos de mercado, estando alicerçada numa rede de sucursais moderna e com uma boa cobertura a nível nacional.

A atividade no mercado doméstico está enfocada na banca de retalho, que se encontra segmentada de forma a melhor servir os interesses dos Clientes, quer através de uma proposta de valor assente na inovação e rapidez destinadas aos designados Clientes Mass-market, quer através da inovação e da gestão personalizada de atendimento, destinada aos Clientes Private, Prestige, Negócios, Empresas, Corporate e Large Corporate. A banca de retalho conta ainda com um banco vocacionado para Clientes com um espírito jovem, utilizadores intensivos de novas tecnologias da comunicação, que privilegiem uma relação bancária assente na simplicidade e que valorizem produtos e serviços inovadores, o ActivoBank.

Complementarmente, o Banco dispõe de canais de banca à distância (serviço de banca por telefone, Mobile Banking e pela Internet), que funcionam como pontos de distribuição dos seus produtos e serviços financeiros.

No final de dezembro de 2018, o Banco contava com 546 sucursais em Portugal (inclui uma sucursal em Macau), servindo mais de 2,3 milhões de Clientes, com quotas de mercado de 17,4% em crédito a clientes e de 17,7% em depósitos de clientes.

O título BCP integra mais de 50 índices bolsistas nacionais e internacionais, entre os quais se destacam o Euro Stoxx 600 Banks, o Euro Stoxx Banks, o índice PSI 20 e os índices Euronext 150 e NYSE Euronext Iberian.

Principais operações

2,3M

de clientes

71%

total de ativos

73%

total de crédito a Clientes (bruto)

72%

total de recursos de Clientes

17,4%

quota em crédito a Clientes

17,7%

quota em depósitos de Clientes

1,3M

de clientes

Moçambique

Millennium bim, líder de mercado

22,7%

quota em crédito a Clientes

26,5%

quota em depósitos de Clientes

Angola

Fusão do Banco Millennium Angola, S.A. com o Banco Privado Atlântico, S.A. em 2016. O Banco resultante da fusão é uma associada do Banco Comercial Português.

1,8M

de clientes

4,6%

quota em crédito a Clientes

5,3%

quota em depósitos de Clientes

Produtos e serviços financeiros

  • contas à ordem
  • meios de pagamento
  • produtos de poupança
  • produtos de investimento
  • private Banking
  • gestão de ativos
  • banca de investimento
  • crédito imobiliário
  • crédito ao consumo
  • banca comercial
  • leasing e factoring
  • seguros

Principais indicadores

CET1 - Fully implemented

 

12%

Loans to Deposits

 

87%

Cost-to-Income

 

47%

Cost-Core Income

 

49%

Custo do risco

 

92 p.b.

RoE

 

5,2%

Principais eventos em 2018

 
Jan
O Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Millennium bcp unem esforços para promover o crescimento económico e a criação de emprego nas áreas afetadas pelos incêndios de 2017 no Norte e Centro de Portugal, disponibilizando fundos para a promoção da retoma económica nestas áreas num montante de 150 milhões de euros. 
Fev
Regresso, em 2018, ao "The Sustainability Yearbook", publicação de referência na área da Sustentabilidade. 
O BCP subscreveu a Carta de Princípios do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD) Portugal, integrando o grupo das primeiras empresas signatárias. 
Mar
Regresso do BCP ao Stoxx Europe 600 Index, o índice acionista de referência a nível europeu. 
Memorando de Entendimento entre o Millennium bcp e a maior plataforma de pagamento digital da China, a ALIPAY, no mercado português, o que permite ao Millennium bcp tornar-se o primeiro banco a facilitar as transações entre viajantes chineses e comerciantes em Portugal.  
Edição das Jornadas Millennium Empresas em Vila Nova de Famalicão, uma iniciativa do Millennium bcp que tem como objetivo percorrer o país, por forma a estar mais perto das empresas portuguesas, apoiando a sua internacionalização e reforçando a sua competitividade. 
BCP confirmado no índice de Sustentabilidade Ethibel Sustainability Index (ESI) Excellence Europe. 
Abr
Bank Millennium, na Polónia, reconhecido pela Fundação Widzialni pela acessibilidade do seu site a pessoas com necessidades especiais. 
Mai
Realização, em 30 de maio de 2018, da Assembleia Geral Anual de Acionistas, tendo estado presentes Acionistas detentores de 63,04% do respetivo capital social, salientando-se, entre as deliberações, a aprovação do relatório de gestão, do balanço e das contas individuais e consolidadas, relativos ao exercício de 2017 e a proposta de aplicação de resultados para o exercício de 2017; a eleição do Conselho de Administração, para o mandato com início em 2018, incluindo a Comissão de Auditoria; e a eleição do Conselho de Remunerações e Previdência para o mandato com início em 2018.  
Memorando de Entendimento assinado entre o Banco Comercial Português e o Industrial and Commercial Bank of China, renovando o acordo de cooperação que tinha sido estabelecido em 2010. 
Realização da 2ª edição dos Prémios Millennium Horizontes, iniciativa que faz parte da estratégia do banco no incentivo à exportação, internacionalização e inovação, em parceria com o Global Media Group e que conta com o apoio institucional da COTEC, AICEP e Universidade Católica. 
Bank Millennium, na Polónia, premiado pela quarta vez com o "POLITYKA CSR Silver Leaf 2018", prémio atribuído às empresas que implementam políticas e práticas de Responsabilidade Social Corporativa nas suas atividades diárias. 
Jun
Assinatura de um acordo de Clearing and Settlement of Renminbi Business com o Bank of China Macau, reforçando a sua presença no mercado chinês e tornando-se o 1º banco em Portugal considerado Participating Bank com acesso ao sistema de pagamentos de Macau. 
Assinatura do Acquiring Contract entre o Banco Comercial Português e ALIPAY, materializando o Memorando de Entendimento celebrado em março de 2018, para cooperação no mercado português, tornando-se o 1º banco português a facilitar as transações entre viajantes chineses e comerciantes em Portugal. 
Millennium bcp tornou-se o único banco português a integrar o Índice de Sustentabilidade Eurozone 120 Euronext VigeoEiris, que inclui onze bancos da Zona Euro. 
Voluntários Millennium bcp participam de novo, a nível nacional, na campanha regular de recolha de alimentos promovida pelo Banco Alimentar. 
Jul
Entrada em funções, no dia 23 de julho, do Conselho de Administração eleito na Assembleia Geral Anual de Acionistas realizada no passado dia 30 de maio. 
Anúncio das principais linhas do Plano Estratégico 2018-2021.  
Assinatura de um acordo de parceria estratégica de longo prazo entre o Millennium bim e a Fidelidade, visando o crescimento sustentado do setor segurador em Moçambique.  
Apresentação, pelo Bank Millennium, junto da Autoridade de Supervisão Financeira da Polónia, de um pedido para a criação de um banco de crédito hipotecário - Millennium Bank Hipoteczny - com sede em Varsóvia. 
Ago
 
Set
BCP confirmado no índice de Sustentabilidade Ethibel Sustainability Index (ESI) Excellence Europe. 
Out
Melhoria da notação de rating de emitente de longo prazo do BCP, de BB- para BB, pela S&P Global Ratings. 
Melhoria da notação de rating de longo prazo (depósitos e dívida sénior) do BCP, de B1 para Ba3, pela Moody's. 
Realização pelo Millennium bim, no Dia Mundial da Poupança e no âmbito do seu programa de Responsabilidade Social "Mais Moçambique pra Mim", uma ação de sensibilização sobre hábitos de poupança para mais de 15 mil alunos distribuídos por 35 escolas a nível nacional. 
Millennium bim concluiu a 9ª edição das "Olimpíadas Bancárias", um projeto de literacia financeira que visa formar as novas gerações de consumidores de serviços financeiros em Moçambique. 
Nov
Realização, em 5 de novembro, da Assembleia Geral de Acionistas, tendo estado presentes Acionistas detentores de 62,1% do respetivo capital social, com as seguintes deliberações: i) Aprovação da alteração do contrato de sociedade, por modificação do n.º 2 do artigo 54.º dos Estatutos do Banco; ii) Aprovação da reformulação das rubricas do capital próprio, com a finalidade especial do reforço inequívoco de condições futuras de existência de fundos suscetíveis de qualificação regulatória como distribuíveis, mediante redução da cifra do capital social em 875.738.053,72 euros, sem alteração do número de ações existentes e sem alteração da situação líquida, com consequente alteração do n.º 1 do artigo 4.º do contrato de sociedade. 
Registo do novo capital social do Banco de 4.725.000.000 de euros, na competente Conservatória do Registo Comercial. 
Acordo anunciado pelo Bank Millennium para a aquisição à Société Générale Financial Services Holding, uma subsidiária da Société Générale S.A., de uma participação de 99,79% no Euro Bank S.A., por um valor total estimado em 1.833 milhões de zlótis, tendo implícito um múltiplo P/BV de 1,20x (preço final de aquisição sujeito aos ajustes habituais ao net asset value na data da transação), a ser pago em cash e totalmente financiado por meios próprios do Bank Millennium. 
Publicação dos resultados dos Stress Tests realizados na União Europeia em 2018, pela Autoridade Bancária Europeia (EBA). O processo de stress test foi coordenado pela EBA e executado em articulação com o BCE. No caso do BCP, o CET1 phased-in situou-se em 9,14% no cenário adverso, um agravamento de 384 pontos base face ao final de 2017, comparando favoravelmente com o impacto negativo médio de 410 pontos base para os 48 maiores bancos testados pela EBA (agravamento de 300 pontos base, comparando com 395 pontos base, respetivamente, em base fully implemented). 
Millennium bcp lançou uma ação interna de recolha de pensos rápidos infantis coloridos, livros de pintar e lápis de cor, a favor das crianças apoiadas pela ACREDITAR. 
Millennium bim reabilitou, no âmbito do seu programa de Responsabilidade Social "Mais Moçambique pra Mim", mais uma biblioteca escolar, desta feita, na Escola Primária da Gorongosa. 
Dez
Melhoria da notação de rating de emitente de longo prazo do BCP, de BB- para BB, pela Fitch Ratings. 
Assinatura de um acordo entre o Millennium bcp e a UnionPay International, passando o Millennium bcp a emitir cartões UnionPay aos seus clientes e a implementar UnionPay QuickPass, bem como pagamentos online neste serviço. 
Millennium bcp participou, mais uma vez a nível nacional, na campanha semestral de recolha de alimentos promovida pelo Banco Alimentar. 
Millennium bcp lançou uma ação interna de recolha de bens essenciais "Millennium Solidário - Campanha de Natal 2018", a favor da Ajuda de Berço, em Lisboa, e da Cáritas, no Porto. 
Bank Millennium Polónia incluído, pela décima primeira vez consecutiva, no RESPECT Index - primeiro índice de empresas socialmente responsáveis da Europa Central e Oriental. 
Reabilitação pelo Bank Millennium, no âmbito do seu programa de Voluntariado corporativo, de mais uma escola primária para crianças com necessidades especiais, desta vez em Gdansk. 

Principais prémios recebidos em 2018