Fechar

Mensagem dos Presidentes

O ano de 2018 foi muito positivo, com resultados alinhados com a ambição de crescimento e de rendibilidade a que o Millennium bcp se propôs no plano estratégico divulgado ao mercado, resultados que têm merecido amplo reconhecimento externo, designadamente por parte de Clientes, analistas e agências de rating.

Em 2018, o desempenho das economias onde o Millennium bcp está presente manteve-se favorável, não obstante um quadro de maior incerteza quanto à evolução da economia mundial. Tanto Portugal, como a Polónia, continuaram a registar crescimentos acima da média europeia. Moçambique e Angola prosseguem um processo de implementação de importantes reformas com vista a conferir um maior grau de diversificação e robustez às suas economias.

Em Portugal, o ano de 2018 representou mais um importante passo na consolidação da recuperação da atividade, com o PIB a crescer 2,1%, suportado pelo dinamismo do consumo e do investimento em capital fixo, num contexto de manutenção de elevados níveis de confiança dos consumidores e dos empresários. Neste entorno, a taxa de desemprego caiu em 2018 para níveis não observados desde 2005 (7,0%).

O resultado líquido da atividade em Portugal quase triplicou (…), tendo sido atingido um resultado líquido consolidado de 301,1 milhões de euros.

O ano de 2018 foi ainda marcado pelo pagamento antecipado do empréstimo ao Fundo Monetário Internacional (FMI), o que constitui um progresso relevante para o objetivo de sustentabilidade das finanças públicas nacionais, num esforço que voltou a ser reconhecido pelas principais agências de rating.

Para o Millennium bcp, este foi um ano de confirmação da viragem que se seguiu ao reembolso antecipado da ajuda pública em 2017, o qual permitiu reconquistar a autonomia de gestão do banco, tendo-se verificado em 2018 uma expressiva melhoria da rendibilidade do Banco. O resultado líquido da atividade em Portugal quase triplicou e o contributo das operações internacionais também cresceu 28%, tendo sido atingido um resultado líquido consolidado de 301,1 milhões de euros, um crescimento de 61,5% face a 2017.

No que se refere ao negócio, a dinâmica comercial determinou um aumento do crédito performing em 2,2 mil milhões de euros e um aumento dos recursos totais de Clientes em 3,7 mil milhões de euros, acompanhados de uma importante expansão da base de Clientes, com aumento de 351 mil Clientes.

O Millennium bcp continua a ser um dos bancos mais eficientes, tanto em Portugal como na zona Euro, tendo registado em 2018 um Cost to Core Income de 49%, ao mesmo tempo que persistiu na firme trajetória de melhoria da qualidade do balanço, com a redução de 2,1 mil milhões de non-performing exposures (NPE) acompanhada do reforço das respetivas coberturas. A cobertura dos NPE por imparidade foi reforçada para 52% e a cobertura total atingiu 109%.

O Millennium bcp confirmou em 2018 a solidez da sua posição de capital, tendo superado os requisitos regulamentares decorrentes do exercício de Supervisory Review and Evaluation Process (SREP), tanto ao nível de CET1 como em termos de capital total. Já em janeiro de 2019, o Banco procedeu a uma emissão de instrumentos qualificáveis como Additional Tier 1 (AT1), com a qual reforçou o rácio de capital total para 14,5%.

No exercício de 2018 entraram em funções os novos órgãos sociais eleitos pela Assembleia Geral de Acionistas para o quadriénio 2018-2021, cujas composições e atribuições reforçaram o modelo de governo e a preparação do Banco para enfrentar os desafios de um setor em profunda transformação e em adaptação às alterações dos padrões de consumo e de interação com os Clientes.

O Millennium bcp continua a ser um dos bancos mais eficientes, tanto em Portugal como na zona Euro.

Nesse âmbito, o ano de 2018 ficou ainda marcado pela divulgação ao mercado do plano estratégico também para o período 2018-2021, o qual deu inicio a um novo ciclo de crescimento do Banco que reposicionará o Millennium bcp na vanguarda da inovação, na excelência de serviço ao Cliente e na criação de valor, reafirmando-se como Banco próximo dos Clientes e de referência no apoio à economia nas diferentes geografias onde está presente.

Este plano, denominado de Plano Mobilizar, está a ser desenvolvido em torno de cinco eixos prioritários: 1) Mobilizar as pessoas para seguirmos o rumo de mudança implícito no plano, convocando e desenvolvendo o talento necessário à dinâmica de agilidade, crescimento e inovação que ambicionamos; 2) Reforçar o modelo de negócio de relação num contexto de crescente digitalização centrado na mobilidade, sendo os dispositivos móveis o meio privilegiado para reforçar a interação com os Clientes; 3) Capturar as oportunidades de crescimento beneficiando da posição privilegiada que o Banco tem em Portugal; 4) Gerar mais relações e mais valor no portefólio de negócios internacional, beneficiando do potencial de crescimento nos mercados em que o Banco está presente e onde detém vantagens competitivas; e 5) Desenvolver as atividades de banca de retalho e de banca comercial de forma rentável e sustentável, com um modelo de governo robusto e transparente.

Dentro deste quadro de evolução e de inovação destaca-se ainda a importância que atribuímos ao valor da reputação, que se revela também como preocupação central para supervisores e para as comunidades que servimos, e que nos compete defender de forma ativa e intransigentemente como um dos vetores essenciais da afirmação do Banco no novo contexto concorrencial.

Durante este exercício de 2018, o Bank Millennium alcançou um acordo na Polónia para aquisição de 99,79% do Eurobank, operação que se carateriza por uma elevada complementaridade com o Bank Millennium, o qual, após obtidas as necessárias autorizações regulamentares, permitirá reforçar a posição na Polónia, concretizando a ambição de crescimento do Banco.

2019 será um ano exigente, com múltiplos e estimulantes desafios que encaramos com otimismo e confiança.

De destacar ainda que, em 2018, foram conhecidos e divulgados os resultados do testes de stress conduzidos pela EBA e pelo BCE, exercício no qual o Millennium bcp obteve um bom resultado, tendo superado a média dos 48 maiores bancos europeus testados pela EBA.

Também as agências de rating Standard & Poors, Moodys e Fitch reconheceram o progresso do Millennium bcp, tendo melhorado as respetivas notações de risco atribuídas ao Banco.

Em suma, o ano de 2018 foi muito positivo, com resultados alinhados com a ambição de crescimento e de rendibilidade a que o Millennium bcp se propôs no plano estratégico divulgado ao mercado, resultados que têm merecido amplo reconhecimento externo, designadamente por parte de Clientes, analistas e agências de rating.

Antecipa-se que 2019 seja novamente um ano exigente, com múltiplos e estimulantes desafios que encaramos com otimismo e confiança, convictos do mérito do trabalho realizado e da capacidade de entrega dos Colaboradores do Banco, profissionais competentes e empenhados em servir os Clientes e em contribuir para o sucesso do Millennium bcp.

Deixamos o nosso agradecimento a todos os Clientes, Colaboradores, Acionistas e demais Stakeholders, pela confiança que em nós depositaram.

Miguel Maya
Presidente da Comissão Executiva
Vice-Presidente do Conselho de Administração

Nuno Amado
Presidente do Conselho de Administração