Fechar

Governo Societário

O Banco Comercial Português, S.A. adota um modelo de administração e fiscalização monista, composto por Conselho de Administração, que inclui uma Comissão Executiva e uma Comissão de Auditoria composta unicamente por administradores não executivos. A Sociedade integra ainda um Conselho de Remunerações e Previdência e um Conselho Estratégico Internacional.

O Banco conta com um Revisor Oficial de Contas e com uma empresa de auditores externos que procede à auditoria das contas individuais e consolidadas do Banco, cuja nomeação é deliberada em Assembleia Geral.

Na Assembleia Geral de Acionistas realizada em 30 de maio de 2018, foram eleitos os membros dos órgãos sociais para exercerem funções no quadriénio 2018/2021, tendo Nuno Amado (anterior CEO) sido nomeado Presidente do Conselho de Administração e Miguel Maya nomeado Presidente da Comissão Executiva do Banco.

Maria José Campos
Vogal
Rui Manuel Teixeira
Vogal
Miguel Bragança
Vice-Presidente
Miguel Maya
Presidente
João Nuno Palma
Vice-Presidente
José Miguel
Pessanha

Vogal

Organograma do modelo de Governo Corporativo da Sociedade

Novo código de Governance

Em janeiro de 2018, entrou em vigor o novo Código de Corporate Governance, emitido pelo IPCG- Instituto Português de Corporate Governance, o qual está alinhado com as tendências e melhores práticas internacionais. O novo código presta atenção acrescida aos fluxos informativos, ao funcionamento dos órgãos sociais e, em particular, de fiscalização, aos conflitos de interesses e às transações com partes relacionadas, ao papel dos administradores independentes, à diversidade de género na composição dos órgãos sociais, e à gestão do risco.