Skip BreadcrumbHome / Segurança / Cuidado com as ofertas de emprego fraudulentas...

Cuidado com as ofertas de emprego fraudulentas...


Propostas de emprego, trabalho ou negócio recebidas por mensagem de correio eletrónico ou SMS, com promessas de remunerações fixas ou por comissão sem qualquer esforço, podem ser fraudulentas!

Foram detetados vários SMS's fraudulentos com propostas de trabalho, conforme o seguinte exemplo:

 

Esta mensagem que, supostamente, foi enviada pelo site "Netemprego", é fraudulenta e pode ter como objetivo a angariação de pessoas para efetuar transferências de dinheiro para outra pessoa/suposta empresa.

As propostas de emprego fraudulentas habitualmente aliciam com uma remuneração fixa ou por comissão, ou ambas, propõem a gestão de fundos através de transferências bancárias realizadas nas contas pessoais dos candidatos e, posteriormente, solicitam a transferência dos montantes recebidos utilizando sistemas de expedição rápida de dinheiro, como por exemplo, via Western Union.

Os contactos da suposta empresa empregadora são sempre efetuados por correio eletrónico ou por telefone, face à necessidade urgente na transferência dos montantes.

Por forma a dar maior credibilidade a este esquema os supostos empregadores envolvem nomes de sites de emprego fidedignos, com a finalidade de atestar a boa credibilidade da suposta "empresa" contratante.

Alertamos que, ao realizar estas operações, a sua conta bancária está a ser utilizada para fins ilícitos de transferências de fundos e poderá ser considerado cúmplice em atividades ilegais.

Caso detete alguma situação idêntica à acima descrita, sugerimos que:

  • Num motor de busca, faça uma pesquisa pelos dados da empresa (nome, morada, etc). Muitas vezes estas já estão identificadas em sites ou blogues como entidades fraudulentas;
  • Não disponibilize o seu NIB (Número de Identificação Bancária) ou IBAN (International Bank Account Number) para receção de montantes que desconhece e não tem como confirmar a origem.

Consulte as nossas Newsletters e outros temas de Segurança aqui.





Se verificar alguma situação anómala em www.millenniumbcp.pt ou necessite de esclarecimentos,
por favor contacte-nos através do serviço BancoMail ou, em alternativa, por telefone,
através do telefone 707 50 24 24 / 918 272 424 / 935 222 424 / 965 992 424 (chamada nacional)
ou +351707502424 / +351210052424 (chamada internacional).

Se ligar para o 707 50 24 24 a partir da rede fixa terá um custo máximo de 0,09€ por minuto; se optar por nos ligar a partir da
rede móvel, o custo máximo por minuto será de 0,13€. A estes valores acresce o respetivo IVA.