Perfil
O perfil de investidor está na base da definição de uma política de investimento adequada às suas necessidades, objetivos de investimento, horizonte temporal e tolerância ao risco. Este perfil deverá ser revisto de 3 em 3 anos ou sempre que se alterem as suas condições particulares.
Carteira recomendada
As carteiras são estruturadas a partir de quatro classes de ativos, de acordo com os parâmetros de exposição máxima e mínima definidos para cada uma das respetivas classes (alocação estratégica):
- Liquidez e Curto Prazo
- Obrigações
- Ações
- Investimentos Alternativos
As carteiras recomendadas são ajustadas de acordo com as perspetivas de evolução do mercado ou em resultado de eventos inesperados e com impacto potencialmente significativo (alocação tática).
Recomendações
O objetivo das nossas recomendações é o de, no horizonte temporal correspondente ao seu perfil, ajudá-lo a gerar uma rendibilidade superior à do benchmark (índice de referência), através de alocação tática e de seleção de produtos.
Fases do processo
- Aferição do seu perfil de investimento e apresentação de carteiras diversificadas e adequadas;
- Adequação das carteiras recomendadas às condições de mercado;
- Revisão trimestral da sua carteira, realizada por um Especialista de Investimento que elabora uma proposta personalizada, propondo eventuais correções de desvios face ao perfil definido e ajustamentos relativamente às condições de mercado;
- Realização de reuniões periódicas para apresentação de recomendações de investimento ou de desinvestimento.
- Implementação das suas decisões de investimento;
- Monitorização do processo.
Preferência por utilização de Fundos de Investimento nas nossas recomendações. Porquê?
- Património segregado: São veículos de investimento coletivo, detidos exclusivamente pelos participantes, ou seja, por si.
- Gestão especializadas: As decisões de investimento são tomadas por gestores de ativos especialistas.
- Diversificação e escolha: Existem fundos de investimento para todas as classes de ativos, geografias, setores e estilos de gestão.
- Acesso a mercados: Permitem a investidores individuais investir em diversos mercados com valores reduzidos.
- Conveniência, liquidez e flexibilidade: São de fácil e rápido acesso, com possibilidade de resgate, sem custos em qualquer altura.
- Eficiência ao nível de custos: Têm uma dimensão expressiva, o que se traduz em menores custos de gestão e transação.
- Acompanhamento do desempenho: A sua transparência e valorização diária simplificam a monitorização e comparação entre fundos.