Skip BreadcrumbHome / Fiscalidade / Combate aos incêndios: GNR e municípios acedem a dados do fisco para notificarem proprietários

Empresas - Particulares

Combate aos incêndios: GNR e municípios acedem a dados do fisco para notificarem proprietários


A Guarda Nacional Republicana (GNR) e os municípios vão ter acesso a informação da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) sobre a matriz predial dos prédios para que possam identificar e notificar os proprietários ou detentores de imóveis, nomeadamente para que cumpram as suas obrigações em matéria de defesa da floresta contra incêndios.

A medida servirá ainda outros objetivos, num contexto mais alargado, para intervenção ao nível do ordenamento do território, do desenvolvimento rural e de proteção civil.

Para isso a AT, a GNR e os municípios assinaram protocolos de cooperação no passado dia 6, em Coimbra, previstos no âmbito das iniciativas da Reforma da Floresta e do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios.

Esta cooperação institucional entre as entidades fiscalizadoras e a AT permite conhecer os limites e da titularidade da propriedade, informação imprescindível para as atividades de gestão, controlo e planeamento territorial e para o sucesso da implementação da política de prevenção e combate dos incêndios.

Ao protocolo base junta-se uma Declaração Conjunta com a Associação Nacional de Municípios Portugueses que permitirá que cada um dos municípios estabeleça protocolos individuais com a AT. Todos são assinados no mesmo dia.

Nos termos da lei, os proprietários estão obrigados a proceder à gestão de combustível; caso não o façam no prazo devido, cabe aos municípios assegurar essa tarefa, ressarcindo-se depois das despesas em que tenham incorrido.

A GNR está encarregue nomeadamente da coordenação da fiscalização no território continental no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios.



 

Informação da responsabilidade de LexPoint
© Todos os direitos reservados à LexPoint, Lda
Este texto é meramente informativo e não constitui nem dispensa a consulta ou apoio de profissionais especializados.


 

10.04.2018