O Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais definiu novas datas para declaração e pagamento do IVA, quer no regime mensal como no regime trimestral.
Consulte aqui as novas datas fixadas pelo Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais
Período declarativo |
Prazo para entrega da declaração periódica |
Prazo para pagamento do imposto |
Regime mensal |
Regime trimestral |
4.º trimestre 2021 |
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21.02.2022 |
25.02.2022 |
Janeiro 2022 |
21.03.2022 |
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25.03.2022 |
Novembro 2021 |
20.04.2022 |
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26.04.2022 |
Março 2022 |
20.05.2022 |
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25.05.2022 |
1.º trimestre 2022 |
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20.05.2022 |
25.05.2022 |
Abril 2022 |
20.06.2022 |
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27.06.2022 |
Abril 2022 |
20.06.2022 |
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27.06.2022 |
Foram também definidas novas regras relativas ao pagamento do IVA.
Assim:
O pagamento de IVA, aplicável ao regime normal mensal, apurado a partir do mês de janeiro e durante o 1.º semestre de 2022 poderá ser efetuado: até ao termo do prazo de pagamento voluntário ou, em três ou seis prestações mensais, de valor igual ou superior a 25 euros sem juros ou penalidades:
- por sujeitos passivos que tenham obtido em 2020, um volume de negócios até ao limite máximo da classificação como micro, pequena e média empresa; ou
- por sujeitos passivos quando a sua atividade principal se enquadre na classificação de atividade económica de alojamento, restauração e similares, ou da cultura; ou
- por sujeitos passivos que tenham iniciado ou reiniciado a sua atividade a partir de 01 de janeiro de 2021, inclusive.
O pagamento de IVA, aplicável ao regime normal trimestral, referente ao 1.º semestre de 2022 (fevereiro e maio) poderá ser efetuado: até ao termo do prazo de pagamento voluntário ou, em três ou seis prestações mensais, de valor igual ou superior a 25 euros, sem juros.
Nota: o despacho do SEAAF de 07.01.2022 decidiu que o requisito de diminuição da faturação comunicada através do E -Fatura é desconsiderado para efeitos de aplicação deste regime
Dívidas de IRS e IRC
O pagamento de retenções na fonte de IRS e de IRC, no 1.º semestre de 2022 (março a junho) pode ser efetuado:
- até ao termo do prazo de pagamento voluntário
ou,
- em três ou seis prestações mensais, de valor igual ou superior a 25 euros, sem juros ou penalidades.
Podem beneficiar deste regime:
- os sujeitos passivos que tenham obtido em 2020, um volume de negócios até ao limite máximo da classificação como micro, pequena e média empresa; ou
- por sujeitos passivos quando a sua atividade principal se enquadre na classificação de atividade económica de alojamento, restauração e similares, ou da cultura; ou
- por sujeitos passivos que tenham iniciado ou reiniciado a sua atividade a partir de 1 de janeiro de 2021, inclusive.
Nota: o despacho do SEAAF de 07.01.2022 decidiu que o requisito de diminuição da faturação comunicada através do E -Fatura é desconsiderado para efeitos de aplicação deste regime
O Governo alargou o Programa IVAucher a consumos em postos de abastecimento de combustíveis.
Assim, entre 10 de Novembro de 2021 e 31 de Março de 2022 pode usufruir de um reembolso no montante mensal de 0,10€ por litro de combustível, num total de 50 litros, em consumos nos postos de abastecimento de combustíveis aderentes («saldo AUTOvoucher»). Trata-se de um valor de 5 euros mensais.
O saldo AUTOvoucher é atribuído automaticamente e pode ser utilizado em postos de abastecimento identificáveis com o selo do Programa.
Para beneficiar do saldo AUTOvoucher, os consumidores que já estiverem inscritos no Programa IVAucher não necessitam de facultar qualquer dado ou informação adicionais.
Saiba mais aqui
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Até 30 de junho de 2022, as faturas em PDF serão consideradas faturas eletrónicas para todos os efeitos previstos na legislação fiscal.
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As entidades com a Classificação Portuguesa de Atividades Económicas principal «82300 - Organização de feiras, congressos e outros eventos similares» têm, desde que cumpridos determinados requisitos, direito à restituição do montante equivalente a 50% do IVA suportado e não dedutível com as despesas relativas à organização de congressos, feiras, exposições, seminários, conferências e similares.
As despesas a considerar, são:
- Despesas de transportes e viagens de negócios e do seu pessoal, incluindo as portagens;
- Despesas respeitantes a alojamento, alimentação, bebidas;
- Despesas de receção, incluindo as relativas ao acolhimento de pessoas estranhas à empresa;
- Despesas relativas a imóveis ou parte de imóveis e seu equipamento.
Para as micro, pequenas e médias empresas (PME) e cooperativas, quando o montante de liquidações de IVA for superior ao imposto devido, o reembolso será efetuado no prazo de 15 dias após a entrega da respetiva declaração.
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A nova estrutura do ficheiro para a comunicação dos inventários, entra apenas em vigor para as comunicações de inventários relativas a 2022 a efetuar até 31 de janeiro de 2023.
Para os sujeitos passivos que se encontram obrigados à comunicação dos inventários, mantém-se a estrutura da entrega em 2020 (relativa a 2019) para as comunicações de inventários relativas a 2021, a efetuar até 31 de janeiro de 2022.
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A obrigação de entrega da declaração Modelo 10, pode ser cumprida até dia 25 de fevereiro de 2022.