A regra este ano é a da entrega em separado quer para os casados quer para casais em união de fato que tenham a mesma morada fiscal durante dois anos completos.
Até 2015, a regra aplicável era a da entrega em conjunto da declaração de rendimentos Modelo 3 – tributação conjunta – para os casados.
Agora, se não quiser fazer essa entrega em separado, tem de optar pela tributação conjunta, indicando-o na declaração.
Esta opção apenas pode ser exercida se a declaração de IRS for entregue dentro do prazo legal: entre 1 e 30 de Abril para as categorias A - trabalho dependente - e H – pensões - , e entre 1 e 31 de Maio para os rendimentos das restantes categorias como trabalhadores independentes e rendimentos prediais.
Se entregar a declaração fora destes prazos, os membros do casal serão tributados separadamente, o que significa que cada elemento do casal é responsável pelo pagamento do IRS sobre os respetivos rendimentos.
Há um aspeto que tem de ter em conta: se os rendimentos dos dois membros do casal são do mesmo tipo ou de tipo diferente. Se forem do mesmo tipo, optarem por entregar em separado ou em conjunto não tem consequências no prazo de entrega, mas se por exemplo um auferir apenas rendimentos de trabalho dependente e o outro de trabalho independente, os prazos de entrega são diferentes.
Assim:
- se ambos tiverem o mesmo tipo de rendimento – se optar pela tributação conjunta, entregam na mesma fase e pouco muda em relação ao ano passado. De qualquer forma a declaração tem de ser entregue dentro do prazo legal, senão a Administração Tributária e Aduaneira (AT) separa as declarações e aplica multa;
- se tiverem rendimentos de tipos diferentes – se optarem por uma declaração conjunta, entregam apenas em maio, indicando que a declaração é junta. Se optarem pela entrega separada, o que tem rendimentos da categoria A ou H terá de entregar sempre em abril, sob pena de ser multado.
Se estiver na dúvida, simule no portal das finanças, e veja qual é a solução mais conveniente. Faça o dowload da aplicação e simule as várias possibilidades.
Ou seja, simule: preencha duas declarações e veja o resultado, e preencha uma e veja o resultado. No final opte pelo que for mais vantajoso!