Skip BreadcrumbHome / Fiscalidade / Incentivo inovador para ciência e tecnologia: Governo anuncia apoios no Web Summit


Incentivo inovador para ciência e tecnologia: Governo anuncia apoios no Web Summit

200 milhões - coinvestir com os melhores é o nome do novo programa de apoio, apresentado pelo Governo no primeiro dia da Web Summit. Trata-se de um programa de apoio, com financiamento público e privado em partes iguais, num total de 400 milhões de euros para investimento em ciência e tecnologia.

O anúncio foi feito pelo Primeiro-ministro na Venture Summit, na abertura da Web Summit, o maior evento de tecnologia do mundo, que decorre em Lisboa entre os dias 7 e 11 de novembro.

O Programa recorre a fundos comunitários e comparticipação nacional, instrumentos financeiros que estão previstos no programa 2020. Este instrumento foi criado para ajudar a suprir lacunas de financiamento a empresas em Portugal, sobretudo nos setores mais inovadores e mais disruptivos, da robótica à biotecnologia. Disse o chefe do Executivo que muitas dessas empresas têm encontrado financiamento lá fora.

O objetivo é tornar Portugal um dos países mais avançados em termos de instrumentos de benefício fiscal para o jovem investidor, para quem investe até 100 mil euros numa empresa, que pode deduzir em sede de IRS esse investimento.

A decisão sobre quais as empresas de capitais de risco que têm direito a aceder a este programa cabe a organismos públicos, mas vão aceitar capitais de risco já certificados por organismos internacionais, como o Fundo Europeu de Investimento.

Este fundo, que está focado para capitais de risco mas, segundo o Governo, trará também conhecimento prático de indústria pelos investidores e não apenas dinheiro. Trazem conhecimento prático de gestão, comercial, de desenvolvimento de produto.