Skip BreadcrumbHome / Seguros / Faqs Casa +

O que é um seguro Multirriscos Habitação?

É um seguro feito a pensar na proteção da sua casa, tendo em conta os imprevistos que podem danificar ou destruir quer o imóvel quer o respetivo Conteúdo.

Que opções de proteção tenho?

Pode proteger o edifício e/ou os conteúdos da sua habitação. Independentemente disso, pode escolher um conjunto de coberturas base ou completar a proteção da sua casa com coberturas opcionais à sua escolha.

Quais as vantagens em fazer o seguro para os Conteúdos?

Os bens que guarda em sua casa representam uma parte importante do seu património. São, muitas vezes, as coisas que ao longo da vida foi adquirindo e que fazem parte da sua história. Já pensou no valor dos móveis e bens que tem em casa? Fazendo o seguro para esses bens está a protegê-los, nomeadamente do risco de furto/roubo, inundações, incêndio, etc.

Qual o capital que devo considerar para efeitos de seguro?

O edifício deve estar seguro pelo valor de mercado do custo de reconstrução, tendo em conta o tipo de construção ou outros fatores que possam influenciar esse mesmo custo.

Relativamente ao recheio, o capital seguro deverá corresponder, a cada momento, da vigência do seguro,ao custo de substituição dos bens, objeto do contrato, pelo seu valor em novo.
O que é uma franquia?

Importância que, em caso de sinistro, fica a cargo do Segurado, cujo montante ou forma de cálculo fica fixado no contrato.

O que é um limite de indemnização?

 É o montante máximo, também designado por capital seguro, até ao limite do qual o Segurador pagará ao Segurado, em caso de sinistro coberto pela Apólice.

O que são objetos especiais?

São objetos que pelas suas características ou valor requerem atenção especial, devendo ser discriminados e valorados na Proposta de Seguro ou atraves de listagem.

São exemplos de objetos considerados especiais: ouro, joias, peles, artigos de coleção, máquinas de filmar e similares, objetos de arte e antiguidades ou outros bens de valor unitário superior a 1.000,00 €.

Como participar um sinistro?

Para participar um sinistro basta enviar um e-mail para SINISTROS.PATRIMONIAIS@OCIDENTAL.PT, ou entregar a participação em qualquer Sucursal Millennium, indicando o número da apólice e a descrição do sinistro. Tambem é essencial que indentifique os contactos que a Ocidental deverá utilizar para estabelecer um primeiro contacto com os intervenientes do sinistro.

Em caso de duvidas podera contactar a linha de apoio a sinistros da Ocidental Seguros: 210 042 490 (dias úteis das 8:30 - 18:00).

Quando participar o sinistro?

Com a maior brevidade possível, de preferência no próprio dia ou no dia seguinte, com um prazo máximo de 8 dias após ter tido conhecimento do sinistro.

Lembre-se que quanto mais rapidamente participar, mais condições terá a Ocidental para tomar todas as diligências necessárias na regularização do sinistro.

O que acontece à participação?

A Ocidental analisa e estabelece um primeiro contacto consigo, informando-o dos procedimentos a tomar. Nos casos em que seja necessária peritagem, serão enviados ao local do sinistro técnicos/peritos qualificados. No decorrer da peritagem, para uma adequada avaliação dos danos poderá ser necessário proceder à pesquisa da avaria, caso os danos se encontrem garantidos.

Como receber a indemnização?

Assim que o enquadramento do sinistro e a quantificação dos prejuízos estejam concluídos, a Ocidental procederá à emissão do respetivo pagamento.

O que é a reparação direta de sinistros?

A companhia pode, consoante o tipo de sinistro e bens danificados, assegurar a reparação dos danos originados pelo sinistro, após a sua avaliação por um técnico por ela indicado.

O Capital seguro estava desatualizado. Qual o impacto na resolução de um sinistro?

Se o capital seguro for inferior ao valor real dos bens seguros, será aplicada a regra proporcional. Neste caso, a indemnização será calculada na proporção da insuficiência do capital seguro em comparação com o valor em risco.

Existem algumas situações em que a regra proporcional não é aplicada?
Quando tiver sido contratada a atualização automática de capitais e o valor do capital seguro for igual ou superior a 85% do custo de reconstrução dos bens seguros.