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Fraudes em sites de vendas

 

Temos conhecimento que através de sites de vendas, como OLX ou Vinted,
estão a ser efetuados contatos através do WhatsApp dos pretensos compradores onde:

 

Mostram interesse pelo artigo que está à venda;

 

 

Enviam um link para proceder ao pagamento;

 

 

• O link encaminha para uma página onde são identificados os Bancos Nacionais;
• Ao selecionar um Banco, é solicitado ao vendedor a identificação dos seus Códigos de acesso
aos canais digitais bem como de códigos de autorização para autenticar transações.

Caso receba uma mensagem por WhatsApp ou SMS com um link, de um interessado no seu artigo, NUNCA aceite as instruções enviadas por mensagem para receber o pagamento!

Para receber o valor da venda do seu artigo na sua conta bancária fique atento a:

• NUNCA aceite instruções recebidas por mensagem do comprador, nomeadamente aceder a links;
• NUNCA partilhe os códigos de verificação, códigos de acesso bancários ou códigos de autenticação
com terceiros em sites externos aos Bancos (confirme sempre o endereço do site - URL);
• NUNCA se desloque a uma ATM a pedido do comprador;
• NUNCA forneça os dados do seu cartão bancário;
• NUNCA faça a adesão ao serviço MB Way a pedido do comprador;
• NUNCA adicione a um serviço um número de telemóvel que desconhece.

Por forma a evitar este tipo de fraude, aceite apenas os pagamentos por transferência bancária, por MBWay
(cumprindo as regras de segurança acima descritas) ou envie à cobrança.
Pode sempre marcar um encontro com o potencial comprador e receber o seu valor em mão!

Lembre-se que a proteção do seu património depende de si!

Caso receba um SMS, sem ter registado a App ou executado uma operação, contacte-nos de imediato.

 

 

Recordamos que...

O Millennium bcp:
  • NUNCA pede a instalação/atualização de software após o acesso;
  • NUNCA envia SMS com link;
  • NUNCA envia Email com link;
  • NUNCA solicita o Código Multicanal completo (os 7 dígitos);
  • NUNCA pede o número de telemóvel;
  • NUNCA contacta o Cliente a pedir o Código de Autorização enviado por SMS;
  • NUNCA pede o Código de Autorização para simular transações.
O acesso ao Millennium bcp é efetuado com o Código de Utilizador e três dígitos aleatórios do Código de Acesso;
Sempre que aceder às suas contas bancárias através do homebanking do Millennium bcp, verifique que o endereço se inicia por https://ind.millenniumbcp.pt/ (no acesso a Particulares) e https://emp.millenniumbcp.pt (no acesso a Empresas) e que, no final do endereço, se encontra um cadeado, conforme:

Endereços 

Leia atentamente o conteúdo dos SMS recebidos com Códigos de Autorização que, para além do código, contém os dados da operação. Caso tenha recebido um SMS sem ter efetuado uma operação, contacte-nos de imediato.



Analise as mensagens de correio eletrónico (e-mails) que recebe antes de abrir,
confirmando sempre a origem e o assunto das mesmas e a ortografia.
Se continuar com dúvidas, elimine sem abrir.




Lembre-se que a proteção dos seus equipamentos e património depende de si!




Particulares - Informações sobre segurança Empresas - Informação sobre segurança

 

 

Publicado em 02.06.2022





Se verificar alguma situação anómala em www.millenniumbcp.pt ou necessite de esclarecimentos,
por favor contacte-nos através do serviço Banco Mail ou, em alternativa, por telefone:
91 827 24 24 • 93 522 24 24 • 96 599 24 24 (chamada para rede móvel nacional)
(+ 351) 21 005 24 24 (chamada para rede fixa nacional)
Atendimento personalizado 24h.
O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador.