Skip BreadcrumbHome / Segurança / Alerta para “Documentos em Formato Digital”

Alerta para "Documentos em Formato Digital"


Temos conhecimento do envio de mensagens de correio eletrónico, supostamente emitidas pelo Millennium bcp
com o assunto "Documentos em Formato Digital" e com um ficheiro em anexo
"Documento de pagamento nl 90191128486836836498 doc.r11", conforme exemplo:

 

 

Trata-se de uma ação de envio massivo de mensagens não solicitadas (SPAM) de Malware
em que, ao aceder ao ficheiro anexo, procede à instalação de código malicioso sem que o utilizador se aperceba,
ou seja, sem a sua permissão e que podendo efetuar ações como:

  • Alterar o sistema de segurança do equipamento, por forma a abrir portas a outros malwares;
  • Copiar códigos pessoais de acesso (passwords) e/ou dados pessoais e enviar ao cibercriminoso;
  • Utilizar o equipamento como ponto de partida para executar fraudes.

 

 

Recordamos que...

O Millennium bcp envia mensagens de correio eletrónico (e-mails):
  • Sem links;
  • Sem ficheiros executáveis;
  • Sem solicitar a instalação de software;
  • Sem solicitar dados pessoais, como NIF, passwords ou número de telemóvel.
O acesso ao Millennium bcp é efetuado com o Código de Utilizador e três dígitos aleatórios do Código de Acesso;
Sempre que aceder às suas contas bancárias através do homebanking do Millennium bcp, verifique que o endereço se inicia por https://ind.millenniumbcp.pt/ (no acesso a Particulares) e https://emp.millenniumbcp.pt (no acesso a Empresas) e que, no final do endereço, se encontra um cadeado, conforme:

Endereços

Leia atentamente o conteúdo dos SMS recebidos com Códigos de Autorização que, para além do código, contém os dados da operação. Caso tenha recebido um SMS sem ter efetuado uma operação, contacte-nos de imediato.



Analise as mensagens de correio eletrónico (e-mails) que recebe antes de abrir,
confirmando sempre a origem e o assunto das mesmas e a ortografia.
Se continuar com dúvidas, elimine sem abrir.




Lembre-se que a proteção dos seus equipamentos e património depende de si!




Particulares - Informações sobre segurança Empresas - Informação sobre segurança

 

​​



Se verificar alguma situação anómala em www.millenniumbcp.pt ou necessite de esclarecimentos,
por favor contacte-nos através do serviço Banco Mail ou, em alternativa, por telefone:
91 827 24 24 • 93 522 24 24 • 96 599 24 24 (chamada para rede móvel nacional)
(+ 351) 21 005 24 24 (chamada para rede fixa nacional)
Atendimento personalizado 24h.
O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador.​

O Millennium nunca contacta os Clientes através destes números.​