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Recomendações para acesso e utilização dos serviços Mobile do Millennium bcp 

A segurança dos equipamentos…


Defina uma password de acesso ao equipamento móvel. Considere ativar o sistema de bloqueio automático quando o equipamento fica inativo por um período de tempo.
Proteja o seu smartphone/tablet com uma aplicação antivírus, efetuando as atualizações periódicas indicadas pelo fornecedor. Existem aplicações gratuitas nas stores oficiais;
Esteja atento às atualizações de segurança que os fornecedores credíveis de software disponibilizam e aplique-as de acordo com as instruções que são fornecidas. Desative a opção de instalação de aplicações de origem desconhecida nas definições de segurança do seu equipamento;
Deve recorrer sempre aos sites/stores oficiais quando necessitar de instalar uma aplicação. Antes de efetuar o download de uma aplicação, leia a opinião de outros utilizadores e verifique a que funcionalidades e permissões terá de dar acesso no seu equipamento (ex: leitura e envio de sms, acesso aos seus contactos, localização). É muito importante estar atento às permissões que concede às aplicações;
Ao usar o e-mail no seu equipamento móvel, certifique-se que nunca acede a mensagens que não reconhece, principalmente a anexos ou links. No caso de receber algum link suspeito, questione o remetente utilizando outro canal. Deve, igualmente, evitar o envio de informações confidenciais por e-mail;
Nunca clique em links enviados por SMS com origem num contacto desconhecido. Elimine a mensagem e bloqueie o remetente, ou, caso seja de uma entidade fidedigna, sugerimos que confirme a veracidade do conteúdo contactando a mesma, antes de aceder ao link. Tenha também cuidado se o SMS lhe pedir uma resposta com os seus dados pessoais. Pode não se tratar de software malicioso, mas uma forma de angariar contactos para campanhas de SPAM;
As redes Wi-Fi gratuitas facilitam o acesso à internet e também o trabalho dos cibercriminosos. Evite utilizar este tipo de ligação para aceder a sites que requeiram a introdução de informações sensíveis, incluindo redes sociais, compras online e homebanking e faça logout no final do acesso ou termine sempre as aplicações ativas no seu smartphone/tablet. Neste tipo de acessos utilize sempre a rede de dados do seu equipamento móvel;
Faça um backup regular dos seus dados, para que tenha sempre uma cópia atualizada no caso de  perda, avaria, roubo ou caso precise formatar o equipamento;
Desative o Bluetooth quando não precisar. O seu telemóvel ficará menos vulnerável e ciberataques e consumirá menos bateria;
Adicione a sua informação enquanto proprietário do smartphone. Se o perder, e caso alguém sério o encontre e o queira devolver, tem informações para o poder contactar;
Finalmente… Mantenha o smartphone seguro fisicamente. Cada vez mais o telemóvel é um objeto pessoal, contém informação sensível, pelo que, mantenha-o sempre perto de si! 

 

App Millennium


Instale as aplicações (de acesso ao Banco) através dos locais oficiais (Apple Store e Play Store). Nunca o faça utilizando links que lhe sejam facultados por terceiros ou por correio eletrónico. Para mais informações aceda ao menu Mobile;
Defina um Código de Acesso Único (PIN), constituído por 4 algarismos, para o acesso à App Millennium e não o utilize noutras aplicações;
Não utilize um PIN óbvio (1234, 1111, ano de nascimento, código postal, etc) para o acesso à App do Millennium bcp. Periodicamente, altere o seu PIN na área "Configurar", disponível pós login na App Millennium;
Atingindo as três falhas consecutivas de PIN, a App Millennium só pode ser desbloqueada através da introdução de um código PUK o qual está disponível para consulta em www.millenniumbcp.pt, pós login, menu Área M, Consultar PUK APP;
O Código de Acesso é solicitado no momento do registo e na confirmação de transações na App Millennium. Apenas são solicitadas 3 posições aleatórias, pelo que, tudo o que for pedido para além do referido (ex: Código de Acesso completo, 4 dígitos do Código de Acesso Multicanal, número de telemóvel) constitui uma tentativa de fraude e deverá reportar para 707 50 24 24. Exemplo do pedido fidedigno:

 

Mobile Web


Nunca aceda ao serviço web do Millennium bcp através de links. Digite sempre o endereço completo https://m.millenniumbcp.pt;
Sempre que aceder às suas contas bancárias via Mobile Web, confirme que o endereço é m.millenniumbcp.pt e que contém um cadeado fechado, conforme:
No acesso ao Mobile Web, em m.millenniumbcp.pt, é solicitado o Código de Utilizador e três posições aleatórias do Código de Acesso Multicanal. Caso detete alguma situação distinta da indicada não introduza os dados e reporte através do 707 50 24 24. Exemplo do pedido fidedigno:
As operações realizadas neste ambiente são confirmadas com um Código de Autorização, obtido via SMS ou por Token, pelo que nunca forneça a terceiros os códigos de autorização recebidos por SMS ou obtidos via Token.

 

Notas gerais…


O Millennium bcp não envia mensagens de correio eletrónico ou SMS com links e nunca solicita elementos de caráter pessoal e/ou confidencial aos seus Clientes;

Nunca faculte a terceiros os Códigos de Autorização recebidos por SMS ou obtidos via Token, bem como, leia atentamente todo o conteúdo dos SMS's recebidos com Códigos de Autorização, os quais identificam os dados da operação que registou, por exemplo:

Transferência pontual
no valor de 127,43 €
Transferência Western Union
para a Nigéria, no valor de 250 €
Pagamento de Serviços para a Entidade xxxxx,
com a referência 901203249, no valor de 500 €
Os Códigos de Acesso ao Millennium bcp são pessoais e intransmissíveis pelo que, sempre que suspeite que estes possam estar comprometidos, não hesite em alterá-los ou pedir o seu bloqueio através do serviço de atendimento telefónico;
Por questões de segurança, os canais Mobile do Millennium bcp incluem tempos limite de sessão e terminam automaticamente se estiver inativo após um período de tempo; 
Para que possa acompanhar os incidentes de segurança que interfiram na utilização do seu equipamento e nos canais automáticos do Millennium bcp consulte as nossas Newsletters e a informação que disponibilizamos em Avisos de Segurança;
Sempre que tenha dúvidas ou necessite de esclarecimentos, por favor contacte-nos através do serviço BancoMail ou, em alternativa, por telefone, através do nr. 707 50 24 24 (Atendimento personalizado 24 horas).
Quando pretender ver algum tema de segurança abordado na nossa Newsletter, envie-nos a sua sugestão.

 

Consulte as recomendações para acesso e utilização do Portal do Millennium bcp.

Se ligar para 707 50 24 24 a partir da rede fixa terá um custo máximo de 0.10 € por minuto; se optar por nos ligar a partir da rede móvel o custo máximo por minuto será de 0.25 €. A estes valores acresce o respetivo IVA.