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Recomendações para acesso e utilização dos serviços Mobile do Millennium bcp 

A segurança dos equipamentos...


Active uma forma de bloqueio automático no equipamento móvel.;
Proteja o seu smartphone/tablet com uma aplicação antivírus, efetuando as atualizações periódicas indicadas pelo fornecedor. Existem aplicações gratuitas nas stores oficiais;
Esteja atento às atualizações de segurança que os fornecedores credíveis de software disponibilizam e aplique-as de acordo com as instruções que são fornecidas. Desative a opção de instalação de aplicações de origem desconhecida nas definições de segurança do seu equipamento;
Deve recorrer sempre aos sites/stores oficiais quando necessitar de instalar uma aplicação. Antes de efetuar o download de uma aplicação, leia a opinião de outros utilizadores e verifique a que funcionalidades e permissões terá de dar acesso no seu equipamento (ex: leitura e envio de sms, acesso aos seus contactos, localização). É muito importante estar atento às permissões que concede às aplicações;
Ao usar o e-mail no seu equipamento móvel, certifique-se que nunca acede a mensagens que não reconhece, principalmente a anexos ou links. No caso de receber algum link suspeito, questione o remetente utilizando outro canal. Deve, igualmente, evitar o envio de informações confidenciais por e-mail;
Nunca clique em links enviados por SMS com origem num contacto desconhecido. Elimine a mensagem e bloqueie o remetente, ou, caso seja de uma entidade fidedigna, sugerimos que confirme a veracidade do conteúdo contactando a mesma, antes de aceder ao link. Tenha também cuidado se o SMS lhe pedir uma resposta com os seus dados pessoais. Pode não se tratar de software malicioso, mas uma forma de angariar contactos para campanhas de SPAM;
As redes Wi-Fi gratuitas facilitam o acesso à internet e também o trabalho dos cibercriminosos. Evite utilizar este tipo de ligação para aceder a sites que requeiram a introdução de informações sensíveis, incluindo redes sociais, compras online e homebanking e faça logout no final do acesso ou termine sempre as aplicações ativas no seu smartphone/tablet. Neste tipo de acessos utilize sempre a rede de dados do seu equipamento móvel;
Faça um backup regular dos seus dados, para que tenha sempre uma cópia atualizada no caso de  perda, avaria, roubo ou caso precise formatar o equipamento;
Desative o Bluetooth quando não precisar. O seu telemóvel ficará menos vulnerável e ciberataques e consumirá menos bateria;
Adicione a sua informação enquanto proprietário do smartphone. Se o perder, e caso alguém sério o encontre e o queira devolver, tem informações para o poder contactar;
Finalmente... Mantenha o smartphone seguro fisicamente. Cada vez mais o telemóvel é um objeto pessoal, contém informação sensível, pelo que, mantenha-o sempre perto de si! 

 

App Millennium


Instale as aplicações (de acesso ao Banco) através dos locais oficiais (Apple Store e Play Store). As aplicações para instalação e utilização no telemóvel estão disponíveis para equipamentos Apple e AndroidTM. Nunca o faça utilizando links que lhe sejam facultados por terceiros, por correio eletrónico ou por SMS. Para mais informações aceda ao menu Mobile;
Defina um Código de Acesso Único (PIN), constituído por 4 algarismos, para o acesso à App Millennium e não o utilize noutras aplicações;

De seguida, introduza o Código de Utilizador e três (3) posições aleatórias do Código de Acesso Multicanal para validar o envio do Código de Autenticação por SMS, indispensável ao registo da aplicação. Por último, introduza o Código de Autenticação que recebeu por SMS;

Em alternativa à utilização do Código Secreto (PIN), o acesso pode efetuar-se através de impressão digital ou reconhecimento facial, desde que o equipamento contemple estas tecnologias. Na página de login, poderá sempre optar pelo acesso com impressão digital, reconhecimento facial ou através do PIN. Para ativar/desativar o acesso à App por impressão digital ou reconhecimento facial, basta aceder à área de "Configurações";
Não utilize um PIN óbvio (1234, 1111, ano de nascimento, código postal, etc) para o acesso à App do Millennium bcp. Periodicamente, altere o seu PIN no ícone do perfil (canto superior direito) , disponível após acesso à App Millennium. Em seguida selecione Segurança » alterar PIN;
Atingindo as três falhas consecutivas de PIN, a App Millennium só pode ser desbloqueada através da introdução de um código PUK o qual está disponível para consulta após aceder em www.millenniumbcp.pt, no menu Área M, Consultar PUK APP;

O Código de Acesso Multicanal é solicitado no momento do registo e na confirmação de transações na App Millennium.

A App Millennium pode solicitar:

  • três (3) dígitos aleatórios do Código de Acesso Multicanal ou,


  • Um Código de Autenticação enviado por SMS para o número de telemóvel registado no Banco ou,
  • Um dado biométrico (impressão digital ou reconhecimento facial).

Tudo o que for solicitado para além do referido, constitui uma tentativa de fraude e deverá reportar para o 707502424 / 918272424 / 935222424 / 965992424 (chamada nacional) ou +351707502424 / +351210052424 (chamada internacional).

O Código de Autenticação não será solicitado caso execute um pagamento: - para um dos seus beneficiários/favoritos previamente definidos como confiáveis, para contas da sua titularidade no Millennium bcp e de baixo valor, até atingir um valor acumulado definido pelo Banco.
A aplicação para Apple Watch é uma extensão da App Millennium e é ativada a partir da mesma, pelo que pressupõe a prévia adesão do utilizador à referida aplicação. Para utilização desta aplicação é necessário parametrizar na App Millennium quais as contas/cartões que pretende visualizar através do Apple Watch.
As operações de consulta de informação bancária proporcionadas pela aplicação para Apple Watch não requerem a introdução de quaisquer códigos pessoais secretos. Contudo, a informação bancária apenas estará disponível quando o Apple Watch estiver próximo do iPhone, constituindo esta circunstância uma medida de segurança que o utilizador deverá ter sempre presente, para salvaguarda da confidencialidade da informação que lhe diz diretamente respeito.

 

Notas gerais...


O Millennium bcp não envia mensagens de correio eletrónico ou SMS com links e nunca solicita elementos de caráter pessoal e/ou confidencial aos seus Clientes;

Nunca faculte a terceiros os Códigos de Autorização recebidos por SMS ou obtidos via Token, bem como, leia atentamente todo o conteúdo dos SMS's recebidos com Códigos de Autorização, os quais identificam os dados da operação que registou, por exemplo:

Transferência pontual
no valor de 127,43 €
Transferência Western Union
para a Nigéria, no valor de 250 €
Pagamento de Serviços para a Entidade xxxxx,
com a referência 901203249, no valor de 500 €
Os Códigos de Acesso ao Millennium bcp são pessoais e intransmissíveis pelo que, sempre que suspeite que estes possam estar comprometidos, não hesite em alterá-los ou pedir o seu bloqueio através do serviço de atendimento telefónico;
Por questões de segurança, os canais Mobile do Millennium bcp incluem tempos limite de sessão e terminam automaticamente se estiver inativo após um período de tempo; 
Para que possa acompanhar os incidentes de segurança que interfiram na utilização do seu equipamento e nos canais automáticos do Millennium bcp consulte as nossas Newsletters e a informação que disponibilizamos em Avisos de Segurança;
Sempre que tenha dúvidas ou necessite de esclarecimentos, por favor contacte-nos através do serviço BancoMail ou, em alternativa, por telefone, através do nr. 707 50 24 24 (Atendimento personalizado 24 horas).
Quando pretender ver algum tema de segurança abordado na nossa Newsletter, envie-nos a sua sugestão.

 

Consulte as recomendações para acesso e utilização do site do Millennium bcp.

Se ligar para 707 50 24 24 a partir da rede fixa terá um custo máximo de 0.10 € por minuto; se optar por nos ligar a partir da rede móvel o custo máximo por minuto será de 0.25 €. A estes valores acresce o respetivo IVA.