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Contactos fraudulentos


Temos conhecimentos que vários Clientes do Millennium bcp têm recebido chamadas de pretensos funcionários de Entidades credíveis, como por exemplo:

- do Millennium bcp, ou da Microsoft, a informar que detetaram falhas de segurança nos acessos ou anomalias nos computadores;

- de empresas de investimentos de fundos, que garantem lucros superiores aos praticados pelo mercado.

Nesta sequência, indicam ao utilizador que é necessário aceder remotamente ao computador e, após alguma conversa, convencem o utilizador a aceder ao homebanking.

Com este acesso remoto autorizado por si, podem copiar ficheiros pessoais, instalar programas maliciosos sem o seu conhecimento e efetuar transações bancárias com a sua ajuda.

Indicam estar a simular transações e solicitam os Códigos de Autorização por telefone, com a justificação de estarem a fazer testes ao computador.

O objetivo deste contacto fraudulento é, também, obter dos nossos Clientes dados bancários.

Caso receba um contacto telefónico de supostas entidades fidedignas:

- NÃO deve permitir o acesso remoto ao seu Computador, quando o contacto é efetuado por terceiros e não tem forma de confirmar a veracidade da identificação;

- NÃO deve fornecer códigos de acesso bancários ou Códigos de Autorização, relembramos que estes Códigos são pessoais e intransmissíveis;

- NÃO deve fornecer dados de cartões bancários para suposto pagamento dos serviços prestado;

- NÃO deve fornecer quaisquer dados pessoais.


Sugerimos que desligue a chamada e contacte a entidade em causa, por forma a confirmar a veracidade do mesmo.


Esta fraude é designada por Vishing, cujo termo em inglês é uma combinação entre as palavras voz (voice) e phishing, que tem como objetivo obter dados ou informações pessoais como números de cartões de crédito, palavras-passe entre outros.

 

Recordamos que...

Sempre que aceder às suas contas bancárias através do homebanking do Millennium bcp, verifique que o endereço se inicia por https://ind.millenniumbcp.pt/ (no acesso a Particulares) e https://emp.millenniumbcp.pt (no acesso a Empresas) e que, no final do endereço, se encontra um cadeado, conforme:

Endereços

Leia atentamente o conteúdo dos SMS recebidos com Códigos de Autorização que, para além do código, contém os dados da operação. Caso tenha recebido um SMS sem ter efetuado uma operação, contacte-nos de imediato.
Analise as mensagens de correio eletrónico (e-mails) que recebe antes de abrir,confirmando sempre a origem e o assunto das mesmas e a ortografia.
Se continuar com dúvidas, elimine sem abrir.




Lembre-se que a proteção dos seus equipamentos e património depende de si!




Se verificar alguma situação anómala em www.millenniumbcp.pt ou necessite de esclarecimentos,
por favor contacte-nos através do serviço BancoMail ou, em alternativa, por telefone,
através do telefone 707 50 24 24 / 918 272 424 / 935 222 424 / 965 992 424 (chamada nacional)
ou +351707502424 / +351210052424 (chamada internacional).

Se ligar para o 707 50 24 24 a partir da rede fixa terá um custo máximo de 0.10 € por minuto; se optar por nos ligar a partir da rede móvel, o custo máximo por minuto será de 0.25 €. A estes valores acresce o respetivo IVA.




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