A American Express aposta constantemente nos mais elevados padrões de segurança. No entanto, há regras que deve considerar enquanto aceitante mesmo em transações presenciais. Observe sempre o estado de conservação e autenticidade do cartão que lhe é apresentado, verifique a validade do mesmo, a validação das transações obriga à introdução do código pessoal secreto (PIN) do Titular e somente na eventualidade de ocorrer algum erro na leitura e após mensagem do TPA a solicitar a leitura da banda magnética é que deve proceder à transação por leitura da banda magnética solicitando depois ao Titular do Cartão que valide a transação com a sua assinatura. Solicite sempre um documento de identificação ao Titular do Cartão e compare assinaturas.
Se tiver dúvidas quanto à autenticidade do cartão, da falta de PIN, da assinatura no talão ou se o Cartão American Express não estiver assinado pelo Titular, não hesite em solicitar um documento de identificação de forma a certificar-se de que está perante o legítimo Titular do Cartão. Se necessário, contacte o Centro de Autorizações e solicite o Código 10.
O "Código 10" é um procedimento de segurança, desenvolvido pela American Express, para o ajudar a proteger-se de transações fraudulentas, sem que qualquer suspeita da sua parte possa motivar diferendos com os seus clientes. Para o utilizar basta ligar para o Centro de Autorizações (tel. 214 270 400) mencionar a expressão "Código 10". A partir daí, as perguntas que lhe serão feitas apenas requerem a resposta de "Sim" ou "Não".
Caso a transação não seja autorizada ou se for superior aos valores máximos pré-definidos para as compras no seu Estabelecimento, poderá igualmente ligar para o Centro de Autorizações American Express para conseguir completar a transação.