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Perguntas Frequentes sobre a American Express:


Quem Somos?

Na sequência de alterações da legislação europeia sobre serviços de pagamento, a AEPE - American Express Payments Europe S.L., NIF B88021431, com sede na Avenida Partenón, 12-14, 28042 Madrid, Espanha, autorizada pelo Banco de Espanha, com o código 6883 para prestação de serviços de pagamentos, assumiu, em dezembro de 2019, a posição contratual de Acquiring que o Banco Comercial Português SA detinha, com comerciantes portugueses.

Desde essa data, o Banco Comercial Português SA, passou a atuar em Portugal como Agente exclusivo American Express, mantendo-se a plena Aceitação de Cartões American Express em Portugal, numa rede de Comerciantes que cresce diariamente.

A AEPE está registada no Banco de Portugal como Instituições de Pagamento com Sede na U.E. em Regime de Livre Prestação de Serviços com o código de Instituição Financeira 5580.

O que é necessário para me tornar parceiro American Express?

Subscrever junto do Millennium bcp o Contrato de Aceitação de Pagamentos baseados em Cartões American Express também denominado por "Merchant Application Form".

Para o efeito, contacte-nos através do número de telefone (+ 351) 211 135 410 (chamada para rede fixa nacional). Atendimento personalizado em dias úteis, entre as 9h e as 18h. Ou, envie e-mail com o seu pedido de adesão ou informação para amex.vendas@millenniumbcp.pt.

Em alternativa, pode contactar-nos pelos números de telefone 91 827 24 24 - 93 522 24 24 - 96 599 24 24 (chamada para rede móvel nacional), (+ 351) 21 005 24 24 (chamada para rede fixa nacional). Atendimento personalizado 24h. O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador.

Existe algum custo de ativação por aderir à rede de estabelecimentos que aceita American Express?

Aceitar pagamentos com Cartões American Express não implica custos de ativação ou rescisão, mensalidade, anuidade ou qualquer obrigatoriedade de faturação. Os únicos custos associados resumem-se à taxa de desconto acordada, que apenas funciona não pelo facto de ter o serviço ativo, mas sobre o valor de cada transação efetuada com um Cartão American Express.

O que preciso fazer se já aceito American Express em outro(s) estabelecimento(s) e vou abrir um novo ponto de venda ou uma Loja On-line ao qual pretendo estender essa aceitação?

Para o efeito, contacte-nos através do número de telefone (+ 351) 211 135 410 (chamada para rede fixa nacional). Atendimento personalizado em dias úteis, entre as 9h e as 18h. O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador. Ou, envie e-mail com o seu pedido de adesão ou informação para amex.vendas@millenniumbcp.pt. Será necessário indicar-nos o seu número de contribuinte, identificação do(s) novo(s) TPA e dados do(s) novo(s) Estabelecimento(s).

Ser Cliente Millennium bcp facilita o meu processo de adesão?

Sim. Dado que em Portugal a American Express é representada pelo Millennium bcp, o processo de Adesão está simplificado, necessita apenas de preencher o Contrato de Aceitação de Pagamentos baseados em Cartões American Express, está dispensada a entrega de documentação adicional solicitada a Clientes de outros Bancos.

Não sou Cliente do Millennium bcp. Que documentação tenho de entregar para passar a aceitar Cartões American Express no meu estabelecimento?

Adicionalmente à subscrição do Contrato de Aceitação de Pagamentos baseados em Cartões American Express, deverá reunir a seguinte documentação:

  • Código de Acesso à Certidão Permanente (CRC)
  • Comprovativo de IBAN em nome do Comerciante que se pretende associado a cada Estabelecimento/TPA(s)
  • Registro Central de Beneficiários Efetivos - RCBE
  • Imagem digitalizada do(s) documento(s) de identificação do(s) representante(s) da Empresa ou ENI, sócio(s) com participação igual ou superior a 25% do capital e dos titulares do órgão de administração, gerência ou equivalentes
  • Balanço e Demonstração de Resultados do último ano completo de atividade

Para saber mais envie e-mail para amex.vendas@millenniumbcp.pt.

Como solicitar um código de autorização para uma transação?

Sobre estas e outras regras de segurança e sempre que surjam dúvidas contacte o Centro de Autorizações American Express pelo 214 270 400 (disponível 24h por dia, 365 dias por ano). Chamada para rede fixa nacional. O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador.

Quais os principais cuidados a ter, em vendas presenciais, na Aceitação de Pagamentos com Cartões American Express?

A American Express aposta constantemente nos mais elevados padrões de segurança. No entanto, há regras que deve considerar enquanto aceitante mesmo em transações presenciais. Observe sempre o estado de conservação e autenticidade do cartão que lhe é apresentado, verifique a validade do mesmo, a validação das transações obriga à introdução do código pessoal secreto (PIN) do Titular e somente na eventualidade de ocorrer algum erro na leitura  e após mensagem do TPA a solicitar a leitura da banda magnética é que deve proceder à transação por leitura da banda magnética solicitando depois ao Titular do Cartão que valide a transação com a sua assinatura. Solicite sempre um documento de identificação ao Titular do Cartão e compare assinaturas.

Se tiver dúvidas quanto à autenticidade do cartão, da falta de PIN, da assinatura no talão ou se o Cartão American Express não estiver assinado pelo Titular, não hesite em solicitar um documento de identificação de forma a certificar-se de que está perante o legítimo Titular do Cartão. Se necessário, contacte o Centro de Autorizações e solicite o Código 10.

O "Código 10" é um procedimento de segurança, desenvolvido pela American Express, para o ajudar a proteger-se de transações fraudulentas, sem que qualquer suspeita da sua parte possa motivar diferendos com os seus clientes. Para o utilizar basta ligar para o Centro de Autorizações (tel. 214 270 400) mencionar a expressão "Código 10". A partir daí, as perguntas que lhe serão feitas apenas requerem a resposta de "Sim" ou "Não".

Caso a transação não seja autorizada ou se for superior aos valores máximos pré-definidos para as compras no seu Estabelecimento, poderá igualmente ligar para o Centro de Autorizações American Express para conseguir completar a transação.

Segurança em vendas na internet para Aceitação de Pagamentos com Cartões American Express?

Também nas vendas através de sítios na internet, a American Express investiu fortemente para dotar as soluções de e-Commerce com elevados padrões de segurança, ao nível ou mesmo à frente dos principais "players" do mercado.

Caso o seu negócio tenha presença na internet, acautele junto do seu "provider" tecnológico que o seu "website" foi preparado com uma solução de pagamentos segura, obedecendo às características de certificação American Express SafeKey® 2.1.

SafeKey é uma solução avançada de autenticação, assente na tecnologia 3D Secure, que aumenta a proteção das transações online. Sempre que um Cliente, titular do cartão, efetua um pagamento é-lhe solicitada a confirmação de identidade através de senhas únicas e dinâmicas que mudam cada vez que este executa uma transação online (OTP – "One-Time Password"). Aumenta a segurança das compras online com uma camada extra de proteção que reduz os riscos de fraude e potencia as suas vendas dado aumentar os níveis de confiança dos clientes.

Mesmo com toda esta segurança, deixamos alguns conselhos de alertas para vendas on-line:

  • Múltiplas encomendas para a mesma morada utilizando diversos cartões para pagamento;
  • Múltiplas encomendas ordenadas a partir do mesmo IP, concretizadas com diferentes números de Cartão e/ou dados não condizentes;
  • Números sequenciais de Cartões;
  • Encomendas com entrega solicitada para moradas de risco - apartados, caixa postal, prisões, etc;
  • Encomenda de um nº ou volume invulgar de artigos e/ou carácter de "muita urgência."