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Certificados Digitais

A forma certa de garantir que o Cliente está a contactar com o seu Banco, e que o Banco está na presença do Cliente genuíno.

 

O que é um Certificado Digital?

Um Certificado Digital, também conhecido por "Digital ID", é eletronicamente equivalente ao Bilhete de Identidade (B.I.) ou ao Passaporte. Trata-se, pois, de uma credencial emitida por uma entidade Reconhecida (C.A - Certificate Authority), que particulares ou Empresas podem apresentar eletronicamente como prova da sua identidade ou do seu direito a aceder à informação. No caso do Portal de Empresas, os certificados são emitidos pelo Millennium bcp e permitem à Instituição identificar inequivocamente o seu Cliente.

 

O que é a encriptação dos dados?

É uma forma de codificação da informação, de modo a impossibilitar o acesso por terceiros aos dados originais que são enviados. Esta codificação é realizada matematicamente através de um algoritmo, só tornando possível a descodificação destes dados através do algoritmo que gerou a codificação.

 

Como confirmar a veracidade de um Certificado Digital?

No browser Internet Explorer, basta clicar no cadeado que identifica a ligação segura e verificar os dados aí apresentados, como, por exemplo, Entidade portadora do Certificado, Entidade emissora, datas de validade, protocolo utilizado, etc.
No caso do Firefox, depois de clicar no cadeado, é necessário escolher a opção "Mais informação…" e de seguida "Ver Certificado".

 

O que garante realmente o contacto seguro com o Banco?

A área de Empresas do millenniumbcp.pt utiliza um Certificado Digital, emitido pela Verisign, reconhecido pelos browsers atuais e que assegura que o portador do Certificado é realmente quem afirma ser. Desta forma, os Clientes têm assegurada a autenticidade da comunicação com o Banco, ou seja, a garantia de que realmente estão em contacto com o Millennium bcp e não com outra entidade que pretenda assumir a sua identidade. De igual forma, os certificados emitidos pelo Banco, garantem a identificação dos seus Clientes. Assim, quando o Cliente acede ao Banco e este lhe apresenta o Certificado correspondente, a comunicação passa a ser segura, com a garantia de que as mensagens não foram alteradas no seu percurso.

 

De que forma o Banco identifica o Cliente?

Sempre que o Cliente aceda ao Banco através da área de Empresas do millenniumbcp.pt, é-lhe solicitado o Certificado Digital (emitido pelo Banco), o Código de Utilizador, a Password e a introdução, de forma aleatória, de duas posições do Nº Fiscal do Utilizador, para ser efetuada a respetiva verificação de identidade. Deste modo, garante-se ao Cliente que está a contactar o seu Banco e ao Banco a garantia de que está em presença de um determinado Cliente.

 

Como gerar um novo Certificado?

Para que um novo certificado seja instalado, é necessário que o Código de Utilizador esteja ativo e tenha o Código de Adesão da Empresa.
Depois, basta selecionar Operações Bancárias e, seguidamente, Novo Certificado Digital, preenchendo os dados requeridos (Código de Utilizador, Password e os dígitos aleatórios que lhe são pedidos do Código de Adesão da Empresa).

 

O que deve fazer para aceder ao Portal de Empresas do Millenniumbcp noutro computador?

Pode aceder à área de Empresas do millenniumbcp.pt a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, tendo apenas que gerar um Novo Certificado no equipamento que estiver a utilizar. Na área de Empresas do millenniumbcp.pt, selecione a opção "Operações Bancárias". Nesta opção, selecione "Novo Certificado Digital". De seguida, introduza o seu Código de Utilizador, a Password e os respetivos dígitos solicitados no Código de Adesão da Empresa (15 dígitos). No caso de ter sido gerado um novo Certificado Digital num computador fora da Empresa ou utilizado por pessoas estranhas ao serviço, por questões de segurança, deverá eliminá-lo após a utilização.

 

Como eliminar o Certificado Digital?

No browser Internet Explorer
Para eliminar o Certificado Digital, selecione a opção "Tools/Ferramentas" no menu principal, seguidamente, escolha "Internet Options/Opções de Internet> Contents/Conteúdo" e, posteriormente, a opção "Certificates/Certificados". Depois de selecionar o Certificado em causa, clique em "Remove/Remover".

No browser Firefox
Para eliminar o Certificado Digital deverá selecionar, sequencialmente, e no menu principal, as seguintes opções: "Ferramentas" > "Opções" > "Avançado" > separador "Cifra" > "Ver certificados". Depois de selecionar o Certificado em causa no separador "Os seus certificados", clique em "Apagar".