Skip BreadcrumbHome / Segurança / Mensagens fraudulentas da EDP

Mensagens fraudulentas da EDP

Temos conhecimento que vários Clientes e não Clientes têm recebido mensagens de correio eletrónico, supostamente emitidas pela EDP com o assunto "Envio de fatura eletrónica nº … de 2015-xx-xx", solicitando o acesso a um link para consultar a fatura.
Exemplo do email enviado:



 

Trata-se de mais um caso de Phishing com recurso à instalação de malware que adultera os navegadores (browsers) no acesso aos sites bancários.

O link da mensagem: "site" dá acesso a uma página fictícia da EDP, a partir da qual é efetuado o download de um ficheiro que contém o ficheiro malicioso. Ao executar o ficheiro malicioso, irá proceder à instalação do malware no seu PC.

Exemplo das páginas falsas:

 

Recordamos que o Phishing visa confirmar/obter, de forma abusiva, dados pessoais através de mensagens que conduzem o utilizador a sites falsos, cópias fiéis daqueles a que acede habitualmente, solicitando a introdução de dados confidenciais.

Como o perigo continuará à espreita nas caixas de correio eletrónico de cada um, alertamos que muitas das mensagens (supostamente inocentes) que circulam poderem conter vírus (ou outro qualquer software malicioso), sugerindo que:

  • Analise as mensagens de correio eletrónico que recebe antes de abrir, confirmando sempre a origem e o assunto da mesma, se possível, junto da entidade emitente;
  • Evite seguir links para sites externos, bem como abrir ficheiros executáveis;
  • Nunca faculte informação ou elementos de caracter pessoal como resposta a um e-mail;
  • Ao aceder a páginas de acesso confidencial, confirme o endereço e certifique-se que está num ambiente seguro (https:// + cadeado);
  • Instale (caso ainda não o tenha feito) um software antivírus e efetue regularmente as atualizações do mesmo.
    Lembre-se que a proteção do seu computador e património depende de si!

Consulte toda a informação sobre Segurança aqui. (Empresas)

Consulte toda a informação sobre Segurança aqui. (Particulares)





Se verificar alguma situação anómala em www.millenniumbcp.pt ou necessite de esclarecimentos,
por favor contacte-nos através do serviço Banco Mail ou, em alternativa, por telefone:
91 827 24 24 • 93 522 24 24 • 96 599 24 24 (chamada para rede móvel nacional)
(+ 351) 21 005 24 24 (chamada para rede fixa nacional)
Atendimento personalizado 24h.
O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador.​

O Millennium nunca contacta os Clientes através destes números.​

​​