Skip BreadcrumbHome / Segurança / Simulações fraudulentas de transações

Alerta para pop up de simulação de transação


Temos conhecimento que existe um software malicioso que é propagado
por mensagens de correio eletrónico fraudulentas que identificam logotipos de entidades fidedignas,
com o intuito de dar credibilidade à mensagem.

Alguns exemplos:

exemplo MEO Exemplo AT Exemplo CTT Expresso Exemplo AT Exemplo SAPO Exemplo SAPO
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Não siga o LINK indicado sobre pretexto algum!
Caso tenha acedido ao LINK e executado o ficheiro, não use o acesso ao Banco
e peça de imediato intervenção técnica para limpeza de Malware no seu equipamento.


A instalação do Malware no equipamento do utilizador ocorre depois de aceder ao link,
sendo apresentados os seguintes popup's após o login no site e o acesso ao menu transacional:

 








Este popup bloqueia o equipamento e a barra (acima) apresentada vai sendo preenchida
aparentando estar a fazer uma “instalação/atualização”. No final deste processo, são apresentadas mensagens
a solicitar Códigos de Autorização, conforme ilustram as imagens seguintes:










Neste ecrã é indicado que:

Durante este processo poderá ser feita uma simulação de transacção, note que se trata de um procedimento de sincronização entre o Sistema de Segurança online e seu dispositivo, você receberá um SMS que poderá conter, dados e valores simulados, o Banco Millennium não efetua nenhum desconto em sua conta, portanto continue com o procedimento e introduza o código enviado em seu telemóvel no formulário abaixo:

 

Alertamos para a estrutura frásica deficiente e com erros gramaticais do texto apresentado, e recordamos que o Millennium bcp:

- Não envia Códigos de Autorização para simulação de transações;

- Não envia SMS ou email’s com links.

 

Leia atentamente o conteúdo do SMS, pois ao identificar o Código de Autorização poderá estar a confirmar uma transação na sua conta ou a instalação da App Millennium num telemóvel.

 

 

Recordamos que...

O Millennium bcp envia mensagens de correio eletrónico (e-mails):
  • Sem links;
  • Sem ficheiros executáveis;
  • Sem solicitar a instalação de software;
  • Sem solicitar dados pessoais, como NIF, passwords ou número de telemóvel.
O acesso ao Millennium bcp é efetuado com o Código de Utilizador e três dígitos aleatórios do Código de Acesso;
Sempre que aceder às suas contas bancárias através do homebanking do Millennium bcp, verifique que o endereço se inicia por https://ind.millenniumbcp.pt/ (no acesso a Particulares) e https://emp.millenniumbcp.pt (no acesso a Empresas) e que, no final do endereço, se encontra um cadeado, conforme:

Endereços

Leia atentamente o conteúdo dos SMS recebidos com Códigos de Autorização que, para além do código, contém os dados da operação. Caso tenha recebido um SMS sem ter efetuado uma operação, contacte-nos de imediato.



Analise as mensagens de correio eletrónico (e-mails) que recebe antes de abrir,
confirmando sempre a origem e o assunto das mesmas e a ortografia.
Se continuar com dúvidas, elimine sem abrir.




Lembre-se que a proteção dos seus equipamentos e património depende de si!




Se verificar alguma situação anómala em www.millenniumbcp.pt ou necessite de esclarecimentos,
por favor contacte-nos através do serviço BancoMail ou, em alternativa, por telefone,
através do telefone 707 50 24 24 / 918 272 424 / 935 222 424 / 965 992 424 (chamada nacional)
ou +351707502424 / +351210052424 (chamada internacional).

Se ligar para o 707 50 24 24 a partir da rede fixa terá um custo máximo de 0.10 € por minuto; se optar por nos ligar a partir da rede móvel, o custo máximo por minuto será de 0.25 €. A estes valores acresce o respetivo IVA.




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