Vantagens
O Banco faz a gestão dos Pagarés pós-datados sobre Espanha procedendo à Tomada do título no vencimento, e à sua cobrança.
Tem por base a apresentação dos Pagarés sacados sobre Espanha, obrigatoriamente com linha ótica, podendo materializar-se em duas formas:
- Gestão: o Banco faz a gestão do título até à data de vencimento, data em que efetua a Tomada do Pagaré em Condições Standard ou Crédito Imediato;
- Desconto: o Banco efetua um adiantamento do montante dos fundos a receber, procedendo ao cancelamento do adiantamento na data de vencimento, data em que efetua a Tomada do Pagaré em Condições Standard ou Crédito Imediato.
Saiba mais sobre a Tomada dos Pagarés.
Permite:
Este produto de crédito permite otimizar a gestão de tesouraria numa ótica de curto prazo, através da antecipação de receitas provenientes de exportações efetuadas pelos Clientes.
A gestão dos vencimentos dos Pagarés é efetuada pelo Banco, libertando as Empresas dessa carga administrativa.
Refª Coff: 02.002.1908 21/11/14
Quanto custa
Produto sujeito às taxas de juro em vigor para Abonos e Descontos sobre o Estrangeiro e às comissões em vigor para a Tomada de Cheques sobre o Estrangeiro, disponíveis para consulta no em vigor, Aviso 8/2009, 20.4 Operações de Crédito, Outros Créditos e 12.2 Cheques (Outros Clientes), Outros Serviços com Cheques e em em qualquer Sucursal Millennium bcp perto de si.
TAE calculada com base numa TAN de 10,432% - Euribor a 6 Meses (o indexante resulta da média aritmética simples das cotações diárias do mês anterior a cada período de contagem de juros, com arredondamento à milésima mais próxima, que para este exemplo foi o mês de maio de 2023, correspondente a 3,682%, na base 360, acrescida de um spread de 6,75% considerando uma operação nova de 50.000€ a 90 dias. O cálculo considera juros antecipados e incorpora as comissões e despesas associadas ao serviço de cobrança dos efeitos.
As TAE são calculadas com todos os encargos incluídos, nomeadamente seguros obrigatórios (de acordo com o D.L. nº 220/94).
Características
O Pagaré é um meio de pagamento frequentemente utilizado nas relações comerciais com Espanha.
Consiste numa promessa de pagamento de determinado montante em determinada data, na qual o emitente assume as mesmas obrigações que o aceitante de uma Letra de Câmbio.
Como funciona
Só podem ser considerados, ao abrigo deste produto, os Pagarés que tenham linha ótica.
Poderá solicitar a gestão de Pagarés através do preenchimento do impresso e sua posterior impressão, assinatura por quem obriga a empresa e envio para o Banco.
O Banco faz a gestão dos Pagarés pós-datados sobre Espanha procedendo à Tomada do Pagaré no vencimento, e à sua cobrança.
Estas operações poderão ter associado um Desconto sobre o Estrangeiro, o que corresponde a operações de crédito mediante as quais o Banco financia o exportador pelo valor das exportações efetuadas.
Estas operações têm por base a apresentação dos Pagarés sacados sobre Espanha, podendo materializar-se em duas formas:
- Gestão e Tomada no Vencimento: o Banco faz a gestão do título até à data de vencimento, data em que efetua a Tomada do Pagaré em Condições Standard ou Crédito Imediato, creditando a conta de depósitos à ordem indicada pelo Cliente;
- Gestão e Desconto com Tomada no Vencimento: o Banco efetua um adiantamento do montante dos fundos a receber, procedendo ao cancelamento do adiantamento na data de vencimento, data em que efetua a Tomada do Pagaré em Condições Standard ou Crédito Imediato.
Nota: O crédito e disponibilização do montante do(s) Pagaré(s), na conta de depósitos à ordem, não traduz necessariamente que o(s) respetivo(s) Pagarés tenha(m) tido boa cobrança, podendo vir a ocorrer uma eventual devolução futura do(s) título(s), o que implicará o consequente débito na conta de depósitos.
A contratação das operações de crédito aqui publicitadas está dependente da sua prévia apreciação e decisão em sede de risco de crédito e da eventual constituição de garantias que o Banco considere necessárias.