Skip BreadcrumbHome / Internacional / Emissão e tomada de cheques sobre o estrangeiro
Emissão e tomada de cheques sobre o estrangeiro

Emissão e tomada de cheques sobre o estrangeiro

A garantia de pagamento em qualquer parte do Mundo!

Descrição

Emissão

Consiste na emissão de um cheque bancário, em euros ou em moeda estrangeira, sobre o Millennium bcp ou sobre um Banco correspondente, dependendo da moeda, a favor do beneficiário indicado pelo ordenante.

Na emissão de cheques a favor do beneficiário indicado pelo Cliente, o Millennium bcp (sacador) emite o cheque sobre o próprio Banco se se tratar de um cheque em euros, ou outro Banco no estrangeiro (sacado) seu correspondente para cheques emitidos nas restantes moedas.

Permite efetuar pagamentos em diversas moedas e para vários países, sendo que os cheques em euros são sempre emitidos sobre o nosso País.

Tomada

Consiste na receção para depósito em conta de um cheque bancário, a favor do beneficiário indicado pelo Cliente ordenante, normalmente em moeda diferente de Euro, emitido sobre o Millennium bcp, por ordem de um Banco Correspondente do Millennium bcp.

Os cheques podem ser tomados (pelo Banco) de duas formas distintas: para envio à cobrança, ou para depósito, estando qualquer delas sujeitas às Regras e Usos Uniformes Relativas às Cobranças da Câmara de Comércio Internacional em vigor.

O regime de tomada de cheques está sempre sujeito a análise e decisão de risco por parte do Banco.


02.002.5656 - 2012/04/20

Como funciona

Um Cheque Bancário, em diferentes moedas, é um meio de pagamento, emitido pelo banco a pedido do Cliente, a favor de um terceiro e sacado sobre uma conta do próprio banco localizada no estrangeiro. Tal como um cheque de âmbito nacional, apresenta inscrito um Sacador, um Beneficiário, um local e data de emissão e um montante (em números e por extenso). O cheque bancário é obrigatoriamente nominativo, não podendo nunca ser emitido ao portador. Sendo um cheque emitido por um banco existe garantia do seu pagamento.

A Emissão de um Cheque sobre o Estrangeiro, é um serviço à disposição de um Cliente particular ou empresa, que pretenda efetuar um pagamento a uma entidade sediada no estrangeiro. Trata-se de uma operação relativamente simples: após a emissão e entrega do cheque pelo Banco, o Cliente procede à entrega do mesmo ao beneficiário e este por sua vez, o apresenta no seu banco no estrangeiro, recebendo o respetivo crédito do valor após um período de tempo que varia de país para país e de caso para caso.

Um Cheque emitido sobre o Estrangeiro pode após a sua emissão ser alvo de três tipos de ações por parte do Sacador:

  • Anulação
    A anulação da emissão de um cheque, só pode ser executada no próprio dia da emissão e é motivada por desistência do Cliente ou por lapso do Banco na sua emissão. Pressupõe sempre a entrega do original do cheque.
  • Cancelamento
    O Cliente pode solicitar o cancelamento do cheque, desde que o cheque a cancelar seja entregue em simultâneo com o seu pedido de cancelamento.
  • Stop - Payment
    No caso de o cheque ainda não ter sido pago, o Cliente pode solicitar uma suspensão de pagamento do cheque.

A Tomada de Cheques sobre o Estrangeiro é sempre efetuada de acordo com as Regras e Usos Uniformes Relativas às Cobranças da Câmara de Comércio Internacional em vigor.

  • Tomada de Cheque(s) nas Condições Standard
    Os prazos de indisponibilidade dos fundos são variáveis e dependem da(s)  moeda(s) em que os cheques são emitidos, do País e dos Bancos sobre o qual são sacados. A disponibilização do montante do(s) cheque(s) na conta de depósitos à ordem, não garante a boa cobrança dos mesmos, podendo vir a ocorrer uma eventual devolução futura do(s) título(s), o que implicará o consequente débito na referida conta de depósitos.
  • Envio à Cobrança
    A disponibilização dos fundos, na conta de depósitos à ordem, só é efetuada após receção dos mesmos nas contas do Millennium bcp junto do Banco/Entidade sacada ou Correspondente. Os prazos de cobrança são variáveis e dependem da(s)  moeda(s)  em que os cheques são emitidos, do país e dos bancos sobre o qual são sacados. De acordo com a legislação em vigor em alguns países, a receção e disponibilização dos fundos nas contas dos Clientes não traduz necessariamente que o(s) respetivo(s) cheque(s) tenha(m) tido boa cobrança, podendo vir a ocorrer uma eventual devolução futura do(s) título(s), o que implicará o consequente débito na referida conta de depósitos.
  • Tomada de Cheque(s) com Crédito Imediato
    O crédito e disponibilização imediata do montante do(s) cheque(s), na conta de depósitos à ordem, não traduz necessariamente que o(s) respetivo(s) cheque(s) tenha(m) tido boa cobrança, podendo vir a ocorrer uma eventual devolução futura do(s) título(s), o que implicará o consequente débito na referida conta de depósitos.

No que respeita aos pagarés (Espanha) podem ser tomados como cheques sobre o estrangeiro, com ou sem crédito imediato (este último em regime de tomada standard), desde que sejam apresentados na data de vencimento ou em datas posteriores, sendo neste caso aplicado o preçário referente à tomada de cheques sobre o estrangeiro, de acordo com o regime aplicado.
O envio de pagarés à cobrança pode ser efetuado em qualquer data (antes ou após a data de vencimento), sendo neste caso aplicado o preçário das Remessas Documentárias de Exportação.

Os cheques viagem (traveller cheques) podem ser tomados com ou sem crédito imediato, sendo o preçário aplicado de acordo com o regime de tomada.

    Quanto custa

    Consulte o preçário em vigor, disponível para consulta em qualquer Sucursal do Millennium bcp ou em www.millenniumbcp.pt aqui.

    Onde posso realizar

    No Portal de empresas do Millennium bcp, colocamos à sua disposição a possibilidade de solicitar on-line a emissão de um Cheque sobre o Estrangeiro.

    • Para solicitar a emissão de um cheque sobre o Estrangeiro, clique aqui.

    Depois de reunidas as respetivas autorizações necessárias à realização desta operação, deverá imprimir o respetivo comprovativo através do Histórico de Operações e deslocar-se a uma sucursal para efetuar o levantamento do cheque. A não apresentação do comprovativo inviabiliza a disponibilização do cheque por parte do Banco.

    Mais questões

    Para obter mais informações tem à sua disposição 2 centros de competências:

    • Millennium Trade Solutions
      Analisa necessidades e perfil da Empresa e propõe soluções para responder às exigências da sua atividade e estratégia internacional.
    • International Business Platform
      Apoio no processo de internacionalização através de informação sobre abordagem do mercado, enquadramento jurídico e fiscal, recurso a operações próprias ou parceiros locais, soluções financeiras.

    Tradeline

    e 1 linha telefónica exclusiva para trade finance:

    Os Mais Procurados

    Mobile EmpresasMobile Empresas
    A App M Empresas tem tudo para gerir o seu negócio.
    Transferências InternacionaisTransferências Internacionais por Lote
    Envio de fundos para o estrangeiro de forma simples, rápida e segura.

    Talvez esteja interessado

    Factoring Internacional de ExportaçãoFactoring Internacional de Exportação
    Otimização da Cobrança no exterior com financiamento complementar.
    Apoio à Exportação-ImportaçãoApoio à Exportação-Importação
    Soluções à medida do seu negócio!

    Ainda não utiliza o Portal de Empresas?


    LINHA APOIO
    EMPRESAS


    707 504 504
    918 504 504
    930 504 504
    961 504 126


    +351 210 04 24 24
    (de Portugal e do estrangeiro)


    Atendimento personalizado:


    Produtos e serviços - disponível todos os dias das 8h às 22h, hora de Portugal Continental.
    Apoio técnico - disponível nos dias úteis das 8h às 02h do dia seguinte, e nos dias não úteis das 10h às 24h.
    (hora de Portugal Continental)


    Se ligar para 707 504 504 a
    partir da rede fixa terá um custo
    máximo de 0,10€ por minuto;
    se optar por nos ligar a partir da
    rede móvel o custo máximo por
    minuto será de 0,25€. A estes
    valores acresce o respetivo IVA.


    Atendimento disponível em
    Português, Inglês ou Castelhano