Skip BreadcrumbHome / Internacional / Créditos Documentários de Importação e Exportação
Créditos Documentários de Importação e Exportação

Créditos Documentários de
Importação e Exportação

Maior segurança nas transações
do comércio internacional.

Vantagens

O Crédito Documentário é um compromisso irrevogável do Banco Emitente que, atuando por instruções de um Importador, fica obrigado a efetuar um pagamento - à vista ou a prazo - a um Exportador ou à sua ordem, contra a apresentação de documentos em conformidade com os termos enunciados na carta de crédito.

O Crédito Documentário entra no circuito bancário pela via do importador e constitui uma garantia de pagamento a favor do exportador, desde que observados todos os termos e condições previstos na Carta de Crédito. É um meio de pagamento/recebimento que oferece maior segurança às transações de comércio internacional, em especial no relacionamento com novos parceiros comerciais.

  • Importador (ordenador) - é garantido que o compromisso do banco emitente de pagar o montante da carta de crédito, só se verificará, se forem cumpridos por parte do exportador todos os requisitos a que obriga a Carta de crédito.
  • Exportador (beneficiário) - a garantia do pagamento da mercadoria expedida, contra entrega dos documentos e cumpridos os termos e condições expressos na carta de crédito. Possibilita a negociação do recebimento antecipado do valor da exportação após entrega dos documentos em ordem ao Banco, permitindo a obtenção de crédito bancário.

Os Créditos Documentários encontram-se sujeitos às Regras e Usos Uniformes Relativas aos Créditos Documentários da Câmara de Comércio Internacional.


02.002.5614 2012/04/24

Quanto custa

Consulte o preçário em vigor disponível para consulta em qualquer Sucursal do Millennium bcp ou em www.millenniumbcp.pt aqui.

Características

O Crédito Documentário é um contrato irrevogável no qual o Banco Emitente, atuando por instruções do Importador (ordenador), assume o compromisso irrevogável de honrar um pagamento ao Exportador (beneficiário) ou à sua ordem, contra a apresentação dos documentos estipulados, e desde que os termos e condições do crédito sejam cumpridos.

Tipo de Contrato

Créditos Documentários de Importação - contrato de abertura de crédito estabelecido entre o Banco e o(s) Proponente(s) (Importadores), em que o Banco concede um crédito por assinatura ao(s) Proponente(s) nas condições e pelo prazo definidos no Contrato.  

Créditos Documentários de Exportação - não se aplica contrato considerando que o mesmo é aberto e contratado num Banco estrangeiro por ordem de um seu Cliente Importador.

Forma de utilização

Basicamente existem as seguintes formas de utilização de Créditos Documentários:

  • Crédito irrevogável (irrevocable) - salvo expressa menção do contrário, todo o crédito é irrevogável. Constitui um compromisso firme para o banco emitente de pagar, aceitar ou negociar, desde que os termos e as condições do crédito sejam cumpridos, não podendo ser alterado sem o acordo de todas as partes interessadas.
  • Crédito irrevogável confirmado - confere uma maior garantia ao beneficiário visto que um banco confirmador (normalmente, o banco notificador) se compromete, por conta do banco emitente, a pagar / aceitar e/ou negociar, independentemente da efetivação do pagamento pelo banco emitente e desde que todas as condições da carta de crédito tenham sido cumpridas.
  • Crédito transferível - confere ao beneficiário o poder de transferir os direitos decorrentes do crédito em favor de segundo(s) beneficiário(s) dentro dos termos e condições estabelecidos no crédito inicial, permitindo-lhe a troca da fatura apresentada pelo seu fornecedor com a sua própria fatura e uma eventual redução no montante de crédito, no valor unitário, na data de validade, no período para apresentação e na data limite ou período de embarque. Se tal troca não for efetuada ao primeiro pedido do banco da transferência, este pode remeter ao banco emitente os documentos recebidos ao abrigo do crédito transferido.

Modalidades de pagamento

O plano de reembolso pode revestir uma das seguintes modalidades de pagamento:

  • À vista - quando o Exportador acordou receber o valor da sua exportação, no momento da apresentação dos documentos exigidos ao abrigo do crédito, não consentindo nenhum prazo de pagamento diferido ao Importador. A partir do momento em que o Banco recebe e confere os documentos e desde que os mesmos estejam de acordo com os termos do Crédito Documentário, pagará o valor dos mesmos ‘’à vista’’, nos termos previstos na carta de crédito;
  • Crédito utilizável por aceite - o Exportador acordou um prazo de pagamento com o Importador, expresso no contrato comercial entre ambos. O Exportador ao aceitar estas condições de pagamento irá beneficiar da garantia de pagamento que constitui o crédito documentário aberto a seu favor;
  • Crédito utilizável por pagamento diferido - o Exportador acorda com o Importador um prazo de pagamento diferido no tempo. Ao beneficiar de um pagamento diferido no tempo, poderá o Importador realizar antecipadamente os fundos da venda da mercadoria e pagar o valor do crédito com a receita obtida;
  • Misto - estão subjacentes pagamentos à vista e pagamentos diferidos. O Exportador recebe uma parte do crédito à vista, sendo o restante assumido por meio de letras, ou não, dependendo das condições estabelecidas na carta de crédito, firmadas pelo Importador com garantia do Banco emitente; 
  • Negociável - O banco notificador/confirmador, paga (com ou sem recurso) as letras sacadas pelo Beneficiário do crédito e/ou documentos ao abrigo de uma apresentação em conformidade, adiantando ou concordando em adiantar fundos ao Beneficiário na data ou antes da data em que o reembolso seja devido ao Banco designado.

A contratação das operações de crédito aqui publicitadas está dependente da sua prévia apreciação e decisão em sede de risco de crédito e da eventual constituição de garantias que o Banco considere idóneas.

Como funciona

O portal de Empresas do Millennium bcp disponibiliza, um conjunto de funcionalidades relacionadas com a realização de operações Operações Documentárias - Créditos e Remessas.

Este serviço permite, sem custo adicional para a sua Empresa, efetuar as seguintes ações:

Consulte a apresentação e o vídeo de demonstração sobre as Operações Documentárias no portal de Empresas.

Mais questões

Para obter mais informações tem à sua disposição 2 centros de competências:

  • Millennium Trade Solutions
    Analisa necessidades e perfil da Empresa e propõe soluções para responder às exigências da sua atividade e estratégia internacional.
  • International Business Platform
    Apoio no processo de internacionalização através de informação sobre abordagem do mercado, enquadramento jurídico e fiscal, recurso a operações próprias ou parceiros locais, soluções financeiras.

Tradeline

e 1 linha telefónica exclusiva para trade finance:

Os mais procurados

App MEmpresasApp M Empresas mais internacional
Transferências internacionais SEPA e versão castelhana.
App SelectsPrograma Cliente Aplauso
Mais vantagens para a sua Empresa.

Talvez esteja interessado

Remessas Documentárias de Exportação e de ImportaçãoRemessas Documentárias de Exportação e de Importação
Maior segurança nas transações do comércio internacional!
Apoio à Exportação-ImportaçãoApoio à Exportação-Importação
Soluções à medida do seu negócio!

Apresentação para Clientes - Op. Documentárias no Portal

Pedido de Abertura

LINHA DE APOIO
AO UTILIZADOR

707 504 504

+351 210 04 24 24

(de Portugal e do estrangeiro)

Atendimento personalizado

Dias úteis das 08 horas às 02 horas
e nos dias não úteis
das 10 horas às 24 horas
Hora de Portugal Continental

Se ligar para 707 504 504 a
partir da rede fixa terá um custo
máximo de 0,10€ por minuto;
se optar por nos ligar a partir da
rede móvel o custo máximo por
minuto será de 0,25€. A estes
valores acresce o respetivo IVA.

Atendimento disponível em
Português, Inglês ou Castelhano