Descrição
O período de programação 2014-2020 encontra a Região do Algarve, com um significativo número de indicadores anormalmente desfavoráveis para o seu desempenho socioeconómico e de coesão.
Esta nova dimensão de fatores críticos, em conjugação com as orientações impostas pelo novo paradigma estratégico proposto pela Comissão Europeia, obriga a que se estabeleça uma plataforma alargada e parcerias comprometidas, para assegurar a definição das melhores soluções para os desafios que a Região tem que enfrentar no horizonte 2020.
O CRESC Algarve 2020 (Programa Operacional do Algarve) pretende mobilizar a Região para um desenvolvimento equilibrado, afirmando o Algarve como uma Região mais Competitiva, mais Resiliênte, Empreendedora e Sustentável reforçada com base na valorização do Conhecimento.
Esta abordagem, centrada no reforço dos processos "bottom-up" e de participação, procura definir linhas de orientação para o desenvolvimento futuro da Região. Procuramos desta forma, identificar os mecanismos de ajustamento do nosso modelo de desenvolvimento, entender e avaliar, como e porque chegamos onde estamos hoje, para que possamos de forma fundamentada, propor, mobilizar e fazer diferente.