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Recomendações...
... para o acesso à App M Empresas

Sabemos que um requisito essencial para a confiança dos utilizadores do serviço mobile banking para Empresas é a segurança dos serviços prestados através do smartphone.

O Millennium bcp proporciona os mais elevados níveis de segurança para realizar operações financeiras através do seu smartphone/tablet, como por exemplo:

  • Obrigatoriedade de subscrição prévia do Serviço App (se registo efetuado na Sucursal a subscrição prévia já faz parte do processo);
  • O processo de instalação da App e o primeiro acesso só é executado se o utilizador tiver a AFC (Autenticação Forte de Cliente) ativa;
  • A confirmação de operações financeiras respeita:
    • as regras de acesso a contas, combinações, limites e acesso a funcionalidades do registo da Empresa e do Recenseamento do Utilizador no portal internet, nos registos online;
    • as regras de movimentação da conta, nos registos efetuados na Sucursal Millennium bcp.
  • Desbloqueio da App: atingindo três tentativas de PIN falhadas, a aplicação solicita um novo processo de registo da App, no qual é redefinido o PIN, sendo o processo finalizado com um Código de Autenticação, enviado por SMS para o telemóvel do utilizador.

Mas como em qualquer outra nova tecnologia ou serviço, os utilizadores assumem um papel fundamental na redução dos riscos, através de práticas seguras e preventivas.

Para aumentar a sua segurança ao realizar o registo e confirmar transações financeiras na App M Empresas recomendamos que:

  • Instale as aplicações (de acesso ao Banco) através dos locais oficiais (Apple Store ou Play Store). As aplicações para instalação e utilização no telemóvel estão disponíveis para equipamentos Apple e AndroidTM. Nunca o faça utilizando links que lhe sejam facultados por terceiros, por correio eletrónico ou por SMS.
  • No processo de registo da App defina um Código de Acesso Único (PIN), constituído por 4 algarismos, para o acesso à App Millennium e não o utilize noutras aplicações. De seguida, introduza o Código de Utilizador e as três (3) posições aleatórias do Código de Acesso Multicanal/Password(completa) para validar o envio do Código de Autenticação por SMS, indispensável ao registo da aplicação. Por último, introduza o Código de Autenticação que recebeu por SMS.
    No caso dos registos online a App M Empresas solicita a introdução da Password, após a identificação do Código de Autenticação.
  • Não utilize um PIN óbvio (1234, 1111, ano de nascimento, código postal, etc.) para o acesso à App M Empresas. Periodicamente, altere o seu PIN na área de "Configurações". Atingindo as três falhas consecutivas de PIN, a App M Empresas permite a redefinição do PIN, com um processo idêntico ao do registo inicial;
  • Em alternativa à utilização do Código Secreto (PIN), o acesso pode efetuar-se através de impressão digital ou reconhecimento facial, desde que o equipamento contemple estas tecnologias. Na página de login, poderá sempre optar pelo acesso com impressão digital, reconhecimento facial ou através do PIN. Para ativar/desativar o acesso à App por impressão digital ou reconhecimento facial, basta aceder à área de "Configurações";
  • A App M Empresas pode solicitar:
    • Três (3) dígitos aleatórios do Código de Acesso Multicanal/Password completa ou,
    • PIN (4 dígitos) ou,
    • Um Código de Autenticação enviado por SMS para o número de telemóvel registado no Banco ou,
    • Um dado biométrico (impressão digital ou reconhecimento facial).
    Tudo o que for solicitado para além do referido, constitui uma tentativa de fraude e deverá reportar para os contatos indicados no final deste documento.
  • O Código de Autenticação não será solicitado caso execute um pagamento: para um dos seus beneficiários/favoritos previamente definidos como confiáveis ou para contas da mesma titularidade no Millennium bcp.

Para a segurança do seu equipamento móvel recomendamos que...

  • Active uma forma de bloqueio automático no equipamento móvel;
  • Proteja o seu smartphone/tablet com uma aplicação antivírus, efetuando as atualizações periódicas indicadas pelo fornecedor. Existem aplicações gratuitas nas stores oficiais;
  • Esteja atento às atualizações de segurança que os fornecedores credíveis de software disponibilizam e aplique-as de acordo com as instruções que são fornecidas. Desative a opção de instalação de aplicações de origem desconhecida nas definições de segurança do seu equipamento;
  • Deve recorrer sempre aos sites/stores oficiais quando necessitar de instalar uma aplicação. Antes de efetuar o download de uma aplicação, leia a opinião de outros utilizadores e verifique a que funcionalidades e permissões terá de dar acesso no seu equipamento (ex: leitura e envio de sms, acesso aos seus contactos, localização). É muito importante estar atento às permissões que concede às aplicações;
  • Ao usar o e-mail no seu equipamento móvel, certifique-se que nunca acede a mensagens que não reconhece, principalmente a anexos ou links. No caso de receber algum link suspeito, questione o remetente utilizando outro canal. Deve, igualmente, evitar o envio de informações confidenciais por e-mail;
  • Nunca clique em links enviados por SMS com origem num contacto desconhecido. Elimine a mensagem e bloqueie o remetente, ou, caso seja de uma entidade fidedigna, sugerimos que confirme a veracidade do conteúdo contactando a mesma, antes de aceder ao link. Tenha também cuidado se o SMS lhe pedir uma resposta com os seus dados pessoais. Pode não se tratar de software malicioso, mas uma forma de angariar contactos para campanhas de SPAM;
  • As redes Wi-Fi gratuitas facilitam o acesso à internet e também o trabalho dos cibercriminosos. Evite utilizar este tipo de ligação para aceder a sites que requeiram a introdução de informações sensíveis, incluindo redes sociais, compras online e homebanking e faça logout no final do acesso ou termine sempre as aplicações ativas no seu smartphone/tablet. Neste tipo de acessos utilize sempre a rede de dados do seu equipamento móvel;
  • Faça um backup regular dos seus dados, para que tenha sempre uma cópia atualizada no caso de perda, avaria, roubo ou caso precise formatar o equipamento;
  • Desative o Bluetooth quando não precisar. O seu telemóvel ficará menos vulnerável e ciberataques e consumirá menos bateria;
  • Adicione a sua informação enquanto proprietário do smartphone. Se o perder, e caso alguém sério o encontre e o queira devolver, tem informações para o poder contactar;
  • Finalmente... mantenha o smartphone seguro fisicamente. Cada vez mais o telemóvel é um objeto pessoal, contém informação sensível, pelo que, mantenha-o sempre perto de si!
  • Em caso de roubo do telemóvel com o serviço App M Empresas ativo - ligar para o nº 918 504 504 | 930 504 504 | 961 504 126 | +351 210 042 424 (de Portugal ou do estrangeiro) ou desativar o serviço no Portal de Empresas do Millennium bcp, em Outros Serviços > Gestão de Utilizadores > APP M Empresas > Cancelar.

Em caso de dúvidas...

Para esclarecer qualquer dúvida durante este processo, basta contactar-nos através da Linha de Apoio Empresas - 918 504 504 | 930 504 504 | 961 504 126 | +351 210 042 424 (de Portugal ou do estrangeiro) , um serviço de atendimento personalizado, disponível nos dias úteis das 8 horas às 2 horas do dia seguinte e, nos dias não úteis, das 10 horas às 24 horas, hora de Portugal Continental.

O custo das comunicações depende do tarifário que tiver acordado com o seu operador de telecomunicações.

O Millennium nunca contacta os Clientes através destes números.

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