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Alerta fraudulento de mensagens em nome do Millennium bcp Cobranças


Temos conhecimento que vários Clientes e não Clientes têm recebido mensagens de correio eletrónico, supostamente emitidas pelo Millennium bcp com o assunto "Cartorio 2º Ofício Documentos e Pessoas Jurídicas", solicitando ao utilizador a consulta de "documentos" (links), conforme exemplo abaixo:

 

 

Conforme pode verificar esta mensagem apresenta erros ortográficos e gramaticais, e os supostos "anexos" indicam tratar-se de documentos em PDF. Contudo, se posicionar o ponteiro do rato sobre os mesmos irá surgir um link, cujo domínio encaminha para um site na Polónia (.pl). Desta forma, irá confirmar que se trata de uma fraude - phishing.

Assim, cumpre-nos recordar que:

  • O Millennium bcp não envia mensagens de correio eletrónico com links;
  • Sempre que aceder às suas contas bancárias, através do homebanking do Millennium bcp, verifique que o endereço se inicia por https://ind.millenniumbcp.pt/ (no acesso a Particulares) ou https://emp.millenniumbcp.pt (no acesso a Empresas) que, no final do endereço, se encontra um cadeado, conforme:

    Endereços
  • O acesso à área de Particulares do Millennium bcp é efetuado com o Código de Utilizador e três dígitos aleatórios do Código de Acesso não sendo, nunca, solicitado o código completo, pelo que qualquer pedido nesse sentido constitui uma tentativa de fraude;
  • O acesso à área de Empresas do Millennium bcp é efetuado com o Código de Utilizador, password e dois dígitos do seu número de identificação fiscal (NIF);
  • Leia atentamente o conteúdo dos SMS's recebidos com Códigos de Autorização, dado que os dados da operação são identificados no texto do SMS;
  • O Phishing visa confirmar/obter, de forma abusiva, dados pessoais através de mensagens que conduzem o utilizador a sites falsos, cópias fiéis daqueles a que acede habitualmente, solicitando a introdução de dados confidenciais;
  • Analise as mensagens de correio eletrónico que recebe antes de abrir, confirmando sempre a origem e o assunto da mesma e, se continuar com dúvidas, confirme junto da entidade emitente;
  • Evite seguir links para sites externos, bem como abrir ficheiros executáveis;
  • Nunca faculte informação ou elementos de caracter pessoal como resposta a um email;
  • Ao aceder a páginas de acesso confidencial, confirme o endereço e certifique-se que está num ambiente seguro (https:// + cadeado);
  • Instale (caso ainda não o tenha feito) um software antivírus e efetue regularmente as atualizações do mesmo.

Lembre-se que a proteção do seu computador e património depende de si!


Consulte toda a informação sobre Segurança aqui. (Empresas)

Consulte toda a informação sobre Segurança aqui. (Particulares)​





Se verificar alguma situação anómala em www.millenniumbcp.pt ou necessite de esclarecimentos,
por favor contacte-nos através do serviço Banco Mail ou, em alternativa, por telefone:
91 827 24 24 • 93 522 24 24 • 96 599 24 24 (chamada para rede móvel nacional)
(+ 351) 21 005 24 24 (chamada para rede fixa nacional)
Atendimento personalizado 24h.
O custo das comunicações depende do tarifário acordado com o seu operador.​

O Millennium nunca contacta os Clientes através destes números.​