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Comprovativo de Transação - Transferência Nacional


Temos conhecimento que vários Clientes e não Clientes têm recebido mensagens de correio eletrónico,
supostamente emitidas pelo Millennium bcp com o assunto "Comprovativo Transação - Transferência Nacional",
sem a identificação do “nosso cliente”, e com um ficheiro anexo, conforme exemplo:

 

 

Trata-se de mais ações de Phishing em que, ao aceder ao ficheiro anexo
de nome “millenniumbcp.PDF.tar”, é instalado um ficheiro executável (.exe),
sem que o utilizador se aperceba.

 

Este executável é um Cavalo de Troia, um software malicioso (malware) muito versátil
e passa despercebido se não for detetado pelo Antivírus ou por Anti-Malware,
podendo efetuar ações como:

- Alterar o sistema de segurança do equipamento,
por forma a abrir portas a outros malwares;

- Copiar códigos pessoais de acesso (passwords)
e/ou dados pessoais e enviar ao cibercriminoso;

- Utilizar o equipamento como ponto de partida para executar fraudes.

 

Um Cavalo de Troia sobrevive ficando oculto por longos períodos de tempo
e pode ser ativado a qualquer momento!

 

Recordamos que...

No acesso ao homebanking do Millennium bcp NUNCA solicitamos o seu número de telemóvel ou a instalação de software/programas de segurança;
Sempre que aceder às suas contas bancárias através do homebanking do Millennium bcp, verifique que o endereço se inicia por https://ind.millenniumbcp.pt/ (no acesso a Particulares) e https://emp.millenniumbcp.pt (no acesso a Empresas) e que, no final do endereço, se encontra um cadeado, conforme:

Endereços

O Millennium bcp envia sempre mensagens de correio eletrónico sem links;
O acesso ao site do Millennium bcp é efetuado com o Código de Utilizador e três dígitos aleatórios do Código de Acesso Multicanal não sendo, nunca, solicitada a instalação de software/aplicações de segurança (ou outras) pelo que qualquer pedido nesse sentido constitui uma tentativa de fraude;
Leia atentamente o conteúdo dos SMS recebidos com Códigos de Autorização, dado que os dados da operação são identificados no texto do SMS.




Cuidados gerais

  • O Phishing visa confirmar/obter, de forma abusiva, dados pessoais através de mensagens que conduzem o utilizador a sites falsos, cópias fiéis daqueles a que acede habitualmente, solicitando a introdução de dados confidenciais;
  • Analise as mensagens de correio eletrónico que recebe antes de abrir, confirmando sempre a origem, o assunto da mesma e a ortografia, se continuar com dúvidas, elimine sem abrir;
  • Evite seguir links para sites externos, bem como abrir ficheiros executáveis;
  • Nunca faculte informação ou elementos de caracter pessoal como resposta a um email;
  • Instale (caso ainda não o tenha feito) um software antivírus e efetue regularmente as atualizações do mesmo.




Lembre-se que a proteção do seu computador e património depende de si!





Se verificar alguma situação anómala em www.millenniumbcp.pt ou necessite de esclarecimentos, por favor
contacte-nos através do telefone 707 50 24 24 (Atendimento personalizado 24 horas).



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