A Carta-Cheque é um serviço de emissão centralizada de cheques, com provisão garantida e com débito prévio da sua conta de Depósitos à ordem, a partir de instruções que o Cliente envia, através do portal de empresas, ao Millennium bcp (através de um ficheiro, com as entidades beneficiárias).
As Cartas-Cheque são expedidas, por correio, diretamente para os Beneficiários podendo, caso o Cliente o pretenda, serem entregues numa Sucursal do Millennium bcp.
Os cheques são enviados como destacáveis de uma carta, que é remetida diretamente pelo Banco aos respetivos Beneficiários, através do correio. O tipo de correio a utilizar é escolhido pelo Cliente e é parametrizável Beneficiário a Beneficiário.
Os Cheques possuem, entre outras, as seguintes características:
- São assinados por dois procuradores do Millennium bcp;
- São cheques bancários sacados sobre uma conta interna do Millennium bcp (conta instrumental ou float), que é provisionada por débito da conta do Cliente na data de emissão das cartas-cheque);
- Salvo indicação em contrário, são emitidos com a instrução de que não são endossáveis (cláusula “não à ordem”), conferindo-lhes uma maior segurança;
- É possível ainda (e aconselhável) especificar um prazo de validade para a sua apresentação para pagamento (prazo mínimo de 15 dias).
- Os cheques são enviados como destacáveis de uma carta, que inclui informação:
- da morada do beneficiário;
- do número do cheque e importância (numerário e extenso);
- do nome do Cliente (Ordenante);
- da mensagem (por cheque) com motivo de pagamento;
- da relação dos documentos a pagar (faturas, notas de crédito ou outros documentos a débito e a crédito) – com o limite de 1.700 por cheque - com os seguintes campos de informação:
- número do documento a pagar;
- data de vencimento;
- valor bruto;
- valor do desconto (em %) e
- valor líquido.
- A carta-cheque possui um recibo destacável, que inclui:
- Data de validade do cheque;
- Referência do beneficiário;
- Número e importância do cheque.
O serviço pode ser prestado em duas modalidades:
Upload de ficheiro:
O Cliente efetua a criação do ficheiro no seu sistema informático - utilizando o layout definido - e faz o seu upload no portal de Empresas através da opção Gestão de Ficheiros > Enviar Ficheiro > Carta-Cheque, introduzindo os seguintes elementos:
- Data de processamento do ficheiro;
- Nº total de registos;
- Montante total do ficheiro.
Construção de Lote no Portal:
Se pretende gerar o ficheiro no momento, introduzindo os dados de cada um dos pagamentos a efetuar, deverá aceder na área de operações bancárias à opção Pagamentos > Carta-Cheque > Preparação e Envio de Lotes.
Deverá identificar, para além da data de emissão e do prazo de validade dos cheques, os dados relativos a cada pagamento: nome do beneficiário, morada e montante do cheque podendo ainda, opcionalmente, inserir outros dados subjacentes ao pagamento, como sejam referências a faturas ou outros documentos.
Concluída a introdução dos dados de um pagamento, dever-se-á clicar em “+” para introduzir os dados de um novo pagamento.
Assim que forem introduzidos todos os documentos a pagar, o portal gerará de forma automática o ficheiro e remetê-lo-á ao Banco, após confirmação por parte dos operadores/autorizadores.