Skip BreadcrumbHome / Tesouraria / Carta-Cheque
Carta-Cheque

Carta-Cheque

Não perca tempo a assinar cheques.
Delegue esta tarefa no Banco.

Descrição

O serviço Carta-Cheque permite apoiar as Empresas na concretização dos seus pagamentos destinando-se, nomeadamente, àquelas que efetuam um elevado número de pagamentos de caracter regular (a Particulares ou a Empresas suas fornecedoras).

O serviço Carta-Cheque apresenta como principais vantagens:

  •  Redução de custos: A Empresa aderente ao serviço reduz os custos administrativos associados à emissão e controlo dos pagamentos efetuados;
  •  Eficiência administrativa na relação com Fornecedores: A possibilidade de associar ao meio de pagamento, informação sobre as transações subjacentes, evita a utilização de múltiplos meios de comunicação e reduz a probabilidade de erros operacionais;
  •  Simplicidade e Flexibilidade: A Empresa necessita apenas de produzir um ficheiro com as especificações a que deve obedecer a emissão de Cartas-Cheque, transferindo para o Banco a restante carga operacional;
  •  Rapidez/Redução do risco: A automatização de todo o processo confere rapidez e segurança, para além de permitir usufruir de economias de escala;
  •  Segurança: A utilização do portal millenniumbcp.pt, para além de proporcionar um meio eficaz de envio de ordens, confere total segurança na transmissão da informação necessária para que o Millennium bcp possa emitir as Cartas-Cheque.

02.002.545 - 2012/03/28

Como funciona

A Carta-Cheque é um serviço de emissão centralizada de cheques, com provisão garantida e com débito prévio da sua conta de Depósitos à ordem, a partir de instruções que o Cliente envia, através do portal de empresas, ao Millennium bcp (através de um ficheiro, com as entidades beneficiárias).

As Cartas-Cheque são expedidas, por correio, diretamente para os Beneficiários podendo, caso o Cliente o pretenda, serem entregues numa Sucursal do Millennium bcp.

Os cheques são enviados como destacáveis de uma carta, que é remetida diretamente pelo Banco aos respetivos Beneficiários, através do correio. O tipo de correio a utilizar é escolhido pelo Cliente e é parametrizável Beneficiário a Beneficiário.

Os Cheques possuem, entre outras, as seguintes características:

  • São assinados por dois procuradores do Millennium bcp;
  • São cheques bancários sacados sobre uma conta interna do Millennium bcp (conta instrumental ou float), que é provisionada por débito da conta do Cliente na data de emissão das cartas-cheque);
  • Salvo indicação em contrário, são emitidos com a instrução de que não são endossáveis (cláusula “não à ordem”), conferindo-lhes uma maior segurança;
  • É possível ainda (e aconselhável) especificar um prazo de validade para a sua apresentação para pagamento (prazo mínimo de 15 dias).
  • Os cheques são enviados como destacáveis de uma carta, que inclui informação:
    • da morada do beneficiário;
    • do número do cheque e importância (numerário e extenso);
    • do nome do Cliente (Ordenante);
    • da mensagem (por cheque) com motivo de pagamento;
    • da relação dos documentos a pagar (faturas, notas de crédito ou outros documentos a débito e a crédito) – com o limite de 1.700 por cheque - com os seguintes campos de informação:
      - número do documento a pagar;
      - data de vencimento;
      - valor bruto;
      - valor do desconto (em %) e
      - valor líquido.
  • A carta-cheque possui um recibo destacável, que inclui:
    • Data de validade do cheque;
    • Referência do beneficiário;
    • Número e importância do cheque.

O serviço pode ser prestado em duas modalidades:

Upload de ficheiro:

O Cliente efetua a criação do ficheiro no seu sistema informático - utilizando o layout definido - e faz o seu upload no portal de Empresas através da opção Gestão de Ficheiros > Enviar Ficheiro > Carta-Cheque, introduzindo os seguintes elementos:

  • Data de processamento do ficheiro;
  • Nº total de registos;
  • Montante total do ficheiro.

Construção de Lote no Portal:

Se pretende gerar o ficheiro no momento, introduzindo os dados de cada um dos pagamentos a efetuar, deverá aceder na área de operações bancárias à opção Pagamentos > Carta-Cheque > Preparação e Envio de Lotes.

Deverá identificar, para além da data de emissão e do prazo de validade dos cheques, os dados relativos a cada pagamento: nome do beneficiário, morada e montante do cheque podendo ainda, opcionalmente, inserir outros dados subjacentes ao pagamento, como sejam referências a faturas ou outros documentos.

Concluída a introdução dos dados de um pagamento, dever-se-á clicar em “+” para introduzir os dados de um novo pagamento.

Assim que forem introduzidos todos os documentos a pagar, o portal gerará de forma automática o ficheiro e remetê-lo-á ao Banco, após confirmação por parte dos operadores/autorizadores.

Quanto custa

Consulte o preçário em vigor, disponível para consulta em qualquer Sucursal do Millennium bcp ou em www.millenniumbcp.pt aqui.

Onde posso realizar

Aceda ao Portal de Empresas do millenniumbcp.pt e efetue a Adesão ao Serviço Carta-Cheque.
Seguidamente poderá:

Os Mais Procurados

Mobile EmpresasMobile Empresas
A App M Empresas tem tudo para gerir o seu negócio.
Transferências InternacionaisTransferências Internacionais por Lote
Envio de fundos para o estrangeiro de forma simples, rápida e segura.

Talvez esteja interessado

Serviço de Gestão e Cobrança de ChequesServiço de Gestão e Cobrança de Cheques
O depósito dos seus cheques pré-datados no dia certo!
Depósito DiretoDepósito Direto
Para empresas que não têm tempo a perder.

Aderir

Ainda não utiliza o Portal de Empresas?

Apresentação Carta Cheque


LINHA APOIO
EMPRESAS


707 504 504
918 504 504
930 504 504
961 504 126


+351 210 04 24 24
(de Portugal e do estrangeiro)


Atendimento personalizado:


Produtos e serviços - disponível todos os dias das 8h às 22h, hora de Portugal Continental.
Apoio técnico - disponível nos dias úteis das 8h às 02h do dia seguinte, e nos dias não úteis das 10h às 24h.
(hora de Portugal Continental)


Se ligar para 707 504 504 a
partir da rede fixa terá um custo
máximo de 0,10€ por minuto;
se optar por nos ligar a partir da
rede móvel o custo máximo por
minuto será de 0,25€. A estes
valores acresce o respetivo IVA.


Atendimento disponível em
Português, Inglês ou Castelhano