Skip BreadcrumbHome / Tesouraria / Pagamento de Impostos (DUC) por Lote
Pagamento de Impostos(DUC) por Lote

Pagamento de Impostos
(DUC) por Lote

Um único Lote, vários Pagamentos de Impostos.

 

 

Vantagens

O Serviço de Pagamento de Impostos disponível no Portal do Millennium bcp confere-lhe as seguintes vantagens:

  • Numa única operação, efetua múltiplos pagamentos do DUC;
  • Ter um único débito na conta, com a emissão da respetiva Nota de Lançamento;
  • Possibilidade de obter comprovativos individuais de pagamento;
  • Comodidade, simplicidade e rapidez.

02.002.5456 - 2012/03/28

Quanto custa

O pagamento do DUC está isento de custos bancários.

Características

O Pagamento de Impostos (DUC) por Lote é um serviço que apenas está disponível na área de Operações Bancárias do Portal de Empresas do Millennium bcp, e tem como objetivo proporcionar às Empresas o pagamento de Impostos DUC - Documento Único de Cobrança - por intermédio de um único ficheiro, com uma ou mais instruções, com data de processamento para o próprio dia ou com Data Futura, em alternativa ao pagamento individual.

Como funciona

O acesso a este serviço, que apenas está disponível no portal de Empresas do Millennium bcp, pode ser prestado em duas modalidades: envio de ficheiro e construção do lote no Portal:

Envio de ficheiro

A Empresa efetua a criação do ficheiro no seu sistema informático - utilizando um layout específico para o serviço - e faz o seu upload no portal de Empresas através da opção Gestão de Ficheiros > Enviar Ficheiro > Pagamentos de Impostos DUC, introduzindo os seguintes elementos:

  • Conta a débito;
  • Data de processamento do ficheiro;
  • Nº total de registos;
  • Montante total do ficheiro.

Notas Importantes:

Para obter o layout técnico para elaboração destes ficheiros deverá contactar o Millennium bcp.

A utilização deste serviço pressupõe a aceitação das Condições Gerais do Serviço de Pagamento de Documentos Únicos de Cobrança (DUC) em Lote.

Construção de Lote no Portal

O portal de Empresas permite-lhe gerar o ficheiro no momento introduzindo, para tal, os dados de cada um dos pagamentos a efetuar, acedendo na área de operações bancárias, à opção Pagamentos > Estado > Impostos - DUC por Lote.

Deverá preencher os dados referentes a cada DUC a pagar: NIF da entidade devedora, referência e valor a pagar. Concluída a introdução dos dados de um pagamento, dever-se-á clicar em "+" para prosseguir para o seguinte.

Assim que forem introduzidos todos os dados dos impostos DUC a pagar, o portal gerará de forma automática o ficheiro e remetê-lo-á ao Banco, após confirmação da operação e assinatura dos utilizadores autorizadores.

Mais Questões

Perguntas frequentes sobre o Pagamento de Impostos DUC através do Portal de Empresas:

 

Validações efetuadas pelo Portal

O Portal de Empresas efetua as seguintes validações consoante o método de envio utilizado:

  • Envio de ficheiro: Apenas será validada a consistência do ficheiro no seu todo (nº registos, montante total, conta a débito e data de processamento). As referências de pagamento, assim como o NIF da entidade devedora constantes em cada registo, serão apenas validados centralmente na data de processamento do ficheiro;
  • Construção interativa do lote: No momento do carregamento da operação, em cada registo será validada a consistência do NIF da Empresa e a consistência da referência de pagamento do imposto.
Como posso acompanhar os dados do Pagamento?

Após o envio dos ficheiros ao Banco, a Empresa pode acompanhar os dados da operação, através de 2 opções:

  • Histórico de Operações: Para além de consultar os dados do ficheiro - nomeadamente nº de registos, valor total do ficheiro e os dados de cada pagamento de imposto -, pode também verificar quais os utilizadores do portal que intervieram na operação. O acesso é feito através do seguinte caminho: Autorizações > Histórico Operações.
  • Ficheiro de Retorno: Em D+2 (sendo D a data de processamento), pode ser obtido um ficheiro de retorno, acedendo a:  Gestão de Ficheiros > Consultar Ficheiros > Retornos. No formato de ficheiro, deverá ser selecionada a opção "DUC - Pagamento de Impostos", verificando desta forma se os registos foram ou não processados.
Posso ter comprovativos individuais dos pagamentos efetuados?

Para todas as instruções de pagamento DUC processadas pelo Banco, fica disponível a partir de D+2 (sendo D a data de processamento) a possibilidade da Empresa efetuar o download de um comprovativo individual de pagamento referente a cada operação. Para aceder a esta informação, o caminho é o seguinte: Gestão de Ficheiros > Consultar Ficheiros > Comprovativos Registo a Registo. No formato de ficheiro, deverá ser selecionada a opção "DUC - Pagamento de Impostos".

O documento gerado pode ser útil para a Empresa facultar a entidades terceiras a prova do pagamento de um determinado DUC.

O Banco emite uma Nota de Lançamento?

O Millennium bcp disponibiliza uma Nota de Lançamento pelo valor total do lote (e que corresponde ao valor debitado em conta), as Empresas que tenham aderido ao Serviço de Notas de Lançamento em formato digital podem proceder ao seu download na área de Empresas do millenniumbcp.pt a partir de D + 2 (sendo D a data de processamento) em:

No caso de haver registos devolvidos, será emitida nova Nota de Lançamento a acompanhar o movimento (a crédito) na conta.

 

Os mais procurados

Transferências InternacionaisTransferências Internacionais por Lote
Envio de fundos para o estrangeiro de forma simples, rápida e segura.
Mobile EmpresasMobile Empresas
A App M Empresas tem tudo para gerir o seu negócio.

Talvez esteja interessado

Serviço de Pagamento de Taxa Social Única (TSU) Serviço de Pagamento de Taxa Social Única (TSU)
Soluções à medida para o ajudar nas suas obrigações fiscais.
Gestão de FicheirosGestão de Ficheiros
A forma simples e eficiente de efetuar cobranças e pagamentos.

Ainda não utiliza o Portal de Empresas?



LINHA APOIO EMPRESAS


918 504 504
930 504 504
961 504 126

+351 210 04 24 24
(de Portugal e do estrangeiro)


Atendimento personalizado:

Produtos e serviços - todos os dias, 8h /22h.
Apoio técnico - dias úteis: 8h /02h do dia seguinte; dias não úteis:10h /24h.
(hora de Portugal Continental)


O custo das comunicações depende do tarifário que tiver acordado com o seu operador de telecomunicações.