Skip BreadcrumbHome / Plano de Contingência


Para fazer face à pandemia da COVID-19, o Banco Comercial Português ativou o Plano de Contingência, previsto no Plano de Continuidade de Negócio. A aplicação do Plano de Contingência abrange várias dimensões ao nível de Governance do Banco, entre as quais destacamos:

  • Interação com os Supervisores:
    Duas vezes por semana, o Presidente Executivo e os Administradores Executivos responsáveis pelo Risco e pelas Operações, reúnem remotamente com os supervisores. Numa base mais recorrente, que pode ser diária, os supervisores interagem com os Diretores responsáveis pelas áreas mais críticas para o regular funcionamento do Banco.
  • Resposta eficiente aos riscos levantados pela pandemia, assente em três eixos:
    a) Controlo a nível do Grupo - em que são partilhados recursos e as melhores práticas aplicadas em cada geografia em que o Banco está presente, beneficiando do facto de o Chief Risk Officer ser transversal a todas as operações;
    b) Controlo Executivo - o qual é realizado a partir de 3 edifícios diferentes, uma vez que os membros da Comissão Executiva foram separados para evitar um eventual contágio transversal. Cabe à Comissão Executiva do Banco tomar as decisões estratégicas e analisar os principais impactos ao nível de cada operação;
    c) Continuidade Operacional - ativação do Grupo de Gestão de Crise (GGC), que integra todos os membros da Comissão Executiva e os Diretores responsáveis pelas áreas de negócio e suporte mais críticas para o Banco. O GGC reúne duas vezes por semana, tomando as decisões que a cada momento melhor se ajustam à situação.
  • Segurança dos Colaboradores e Clientes:
    Para proteger os Colaboradores e os Clientes que visitam as sucursais foi tomado um conjunto de medidas, tais como: reforço da limpeza e desinfeção dos locais de trabalho e sucursais; distribuição de equipamento de proteção pessoal, incluindo acrílicos para separação no atendimento de Clientes; colocação em teletrabalho do grupo de Colaboradores com maiores riscos de saúde; assistência médica online para todos os Colaboradores; aplicação da medida preventiva que apenas permite que nas sucursais esteja um número de Clientes igual ou inferior ao número de Colaboradores disponíveis para atendimento personalizado; e aumento da comunicação com os Colaboradores e com os Clientes, entre outras ações.
  • Garantir a continuidade da atividade comercial:
    O Banco tem neste momento quase metade dos seus Colaboradores em teletrabalho, mitigando de forma significativa a disseminação do vírus. No que se refere às áreas críticas para o negócio, a percentagem de Colaboradores em teletrabalho é superior a 75%, tendo sido igualmente promovida, nestes casos, a separação das equipas que permaneceram no banco por várias instalações físicas. Exemplos desta segregação física ocorreram no Call Center (que agora está a operar através de quatro localizações), Tesouraria, Comissão Executiva (como acima foi referido) e Operações, entre outras.
    Foram igualmente identificados os prestadores de serviços críticos para o Banco e exigidos os respetivos Planos de Contingência para a situação em curso, tendo como objetivo que as atividades críticas onde estes participam possam continuar a ser prestadas sem restrições.

As ações acima elencadas permitem que o Millennium bcp continue a operar e a servir os seus Clientes com normalidade e sem perturbações de maior. O Banco promoveu e vai continuar a promover uma forte migração dos Clientes e operações para os Canais Digitais, desmaterializando transações e interações comerciais.