Princípios gerais de atuação
Recomendações
As recomendações do Provedor do Cliente são vinculativas para os serviços do Banco, após aprovação pela Comissão Executiva.
Reclamações e Novas Reclamações
Os Clientes podem apresentar queixas por ações ou omissões dos órgãos e colaboradores ao Provedor do Cliente, que as aprecia após as necessárias diligências de instrução. Nos casos de primeira reclamação a resposta final será remetida pelo Centro de Atenção ao Cliente.
Na situação do Cliente ter anteriormente já deduzido queixa sobre a mesma matéria junto do Banco e ter recebido resposta desfavorável à sua pretensão, a resposta final ao Cliente será dada pelo Provedor em instância de Nova Reclamação.
Matérias de natureza exclusivamente comercial
No tocante a temas exclusivamente de natureza comercial (por ex. aplicação de comissões bancárias, preçário, etc.) o Provedor do Cliente não interfere em matérias deste tipo, as quais dizem respeito apenas ao âmbito de atuação das sucursais e competentes direções, no relacionamento unicamente comercial com os seus Clientes.
Excluem-se, logicamente, todas as situações em que eventualmente se indicie que o Banco atuou com quebra de princípios deontológicos ou tenha adoptado um comportamento iníquo, circunstancialismo que implica que o Provedor deva atuar.