O Risk Office é a unidade de estrutura organizacional através da qual o Grupo assegura a coordenação das atividades relativas à função de gestão de riscos. Cabe ao Risk Office promover a definição, atualização e implementação das políticas de gestão e controlo de risco do Grupo que sejam definidas, a cada momento, pelo Conselho de Administração (CA) do Banco Comercial Português, S.A, bem como o alinhamento dos objetivos globais do Banco e específicos das unidades orgânicas com o perfil e o apetite de risco aprovado pelo CA, zelando para que o Banco tenha uma visão global de todos os riscos a que a sua atividade está ou pode vir a estar exposta.
Neste sentido, o Risk Office centra a sua atuação na constante promoção de uma sólida e eficaz infraestrutura de gestão e controlo de riscos, garantindo a execução de um conjunto de processos com caráter permanente que permitem ao Grupo uma compreensão apropriada da natureza e da magnitude dos riscos subjacentes às atividades de negócio (e de suporte ao negócio) desenvolvidas, possibilitando, assim, uma implementação adequada da estratégia e o cumprimento dos objetivos do Grupo de forma sustentável.
As atividades e processos de gestão e controlo de riscos são enquadradas por um conjunto de documentação normativa interna, constituída por regulamentação transversal ao Grupo e / ou específica de cada sociedade, que define as políticas e os procedimentos relativos à avaliação e controlo e reporte dos diversos tipos de risco a que a atividade do Grupo se encontra sujeita. Cabe ao Risk Office manter permanentemente atualizado este corpo normativo bem como propor a emissão de nova regulamentação interna que se revele como necessária.
Desta forma, através da função de gestão de riscos - que, juntamente com as funções de Auditoria Interna e de Compliance, constituem o Sistema de Controlo Interno do Grupo - são identificados, avaliados, acompanhados e controlados todos os riscos materiais, internos e externos, a que as entidades do Grupo se encontram expostas.
Em termos organizacionais, o Risk Office e o seu primeiro responsável dependem diretamente da Comissão Executiva (CE), mantendo um reporte funcional à Comissão de Avaliação de Riscos do Banco.
O Risk Officer participa em vários dos Comités que emanam da CE e é responsável por promover e coordenar as políticas e regras aplicáveis à gestão e controlo de risco em todas as entidades do Grupo, competindo-lhe garantir a monitorização global do risco e o alinhamento de conceitos, práticas e objetivos em base consolidada. O Risk Officer participa na Comissão de Controlo de Riscos das Entidades no Exterior.
Risk Officer:
Luís Miguel Manso Correia dos Santos