O Risk Office é a unidade de estrutura organizacional através da qual o Grupo assegura a coordenação das atividades relativas à função de gestão de riscos. Cabe, pois, ao Risk Office implementar e/ou promover a implementação das políticas de gestão e controlo de risco do Grupo que sejam definidas, a cada momento, pelo Conselho de Administração (CA) do Banco Comercial Português, S.A.
Neste sentido, o Risk Office centra a sua atuação na constante promoção de uma sólida e eficaz infraestrutura de gestão e controlo de riscos, garantindo a execução de um conjunto de processos com caráter permanente que permitem ao Grupo uma compreensão apropriada da natureza e da magnitude dos riscos subjacentes às atividades de negócio (e de suporte ao negócio) desenvolvidas, possibilitando, assim, uma implementação adequada da estratégia e o cumprimento dos objetivos da instituição de uma forma sustentável.
Por outro lado, as atividades e processos de gestão e controlo de riscos são balizadas por um conjunto de documentação normativa interna- constituída por regulamentação transversal, aplicável a todo o Grupo e também local, com aplicabilidade a cada entidade do Grupo - que endereça, especificamente, variados temas e procedimentos relativos à avaliação e controlo dos diversos tipos de risco - entre outros, o risco de crédito, os riscos de mercado, o risco operacional ou o risco de liquidez. Cabe também ao Risk Office manter permanentemente atualizado este corpo normativo e propor a emissão de nova regulamentação interna que se revele como necessária, ao longo do tempo.
Desta forma, através da função de gestão de riscos - que, juntamente com as funções de Auditoria Interna e de Compliance, constituem o Sistema de Controlo Interno do Grupo - são identificados, avaliados, acompanhados e controlados todos os riscos materiais, internos e externos, a que as entidades do Grupo se encontram expostas.
Em termos organizacionais, o Risk Office do Grupo e o seu primeiro responsável dependem diretamente do CA do Banco Comercial Português, reportando funcionalmente à Comissão de Avaliação de Riscos do Banco.
O Comité de Risco (que emana da Comissão Executiva do CA e no qual têm assento todos os membros dessa comissão, bem como os primeiros responsáveis das áreas com intervenção direta na gestão de riscos) e o Risk Office do Banco Comercial Português encontram-se representados nas principais subsidiárias através de unidades locais homólogas assegurando-se, assim, a consistência e robustez da política de gestão e controlo de riscos em todo o Grupo, garantindo-se, tanto quanto possível, a utilização de métricas e instrumentos de gestão transversais.
Risk Officer: Luís Miguel Manso Correia dos Santos