Skip BreadcrumbHome / Quem somos / Quem somos

Quem Somos


O Banco Comercial Português, com centro de decisão em Portugal, pauta a sua atuação pelo respeito pelas pessoas e pelas instituições, pelo enfoque no Cliente, pela vocação de excelência, pela confiança, pela ética e pela responsabilidade, sendo líder destacado em várias áreas de negócio financeiro no mercado português e uma instituição de referência a nível internacional.

O Grupo desenvolve um conjunto de atividades financeiras e serviços bancários em Portugal e no estrangeiro, onde está presente em diversos mercados: Polónia, Suíça, Moçambique, Angola (através da associada BMA) e China. Todas as suas operações bancárias desenvolvem a sua atividade sob a marca Millennium. O Grupo está ainda presente no Oriente desde 1993, mas apenas em 2010 foi realizado o alargamento da atividade da sucursal existente em Macau, através da atribuição da licença plena (onshore), visando o estabelecimento de uma plataforma internacional para a exploração do negócio entre a Europa, China e África lusófona.

Em Portugal, o Millennium bcp encontra-se centrado no mercado de retalho e empresas, servindo os seus Clientes de uma forma segmentada. As operações das subsidiárias disponibilizam geralmente os seus produtos através das redes de distribuição do Banco, oferecendo um conjunto alargado de produtos e serviços.

O Millennium bcp é a maior instituição bancária privada em Portugal, assumindo uma posição de liderança e destaque em diversos produtos, serviços financeiros e segmentos de mercado, estando alicerçada numa rede de sucursais moderna e com uma boa cobertura a nível nacional.

A atividade no mercado doméstico está enfocada na banca de retalho, que se encontra segmentada de forma a melhor servir os interesses dos Clientes, quer através de uma proposta de valor assente na inovação e rapidez destinadas aos designados Clientes Mass-market, quer através da inovação e da gestão personalizada de atendimento, destinada aos Clientes Prestige, Negócios, Empresas, Corporate e Large Corporate. A banca de retalho conta ainda com um banco vocacionado para Clientes com um espírito jovem, utilizadores intensivos de novas tecnologias da comunicação, que privilegiem uma relação bancária assente na simplicidade e que valorizem produtos e serviços inovadores, o ActivoBank.

Complementarmente, o Banco dispõe de canais de banca à distância (serviço de banca por telefone, Mobile Banking e pela Internet), que funcionam como pontos de distribuição dos seus produtos e serviços financeiros.

No final de junho de 2018, o Banco contava com 573 sucursais em Portugal (inclui uma sucursal em Macau), servindo mais de 2,2 milhões de Clientes, com quotas de mercado de 17,3% em crédito a clientes e de 1762% em depósitos de clientes.

O título BCP integra mais de 50 índices bolsistas nacionais e internacionais, entre os quais se destacam o Euronext PSI Financial, o PSI 20, o Euronext 150 e o NYSE Euronext Iberian.

Principais prémios atribuídos

Durante o 1º semestre de 2018, os bancos do Grupo foram reconhecidos com diversos prémios, sendo de destacar:

  • Millennium bcp distinguido nos Euronext Lisbon Awards 2018, tendo vencido nas categorias "Best Capital Market Promotion Initiative", com a plataforma de negociação em Bolsa - MTrader -, e "Most Active Trading House in Warrants & Certificates", atribuído ao membro da Euronext Lisbon com maior volume transacionado em Warrants e Certificados em 2017.
  • Millennium bcp eleito "Best Foreign Exchange Bank" em Portugal, pela revista financeira Global Finance.
  • Miguel Bragança eleito pela Extel melhor CFO na Relação com Investidores em Portugal.
  • Millennium bim reconhecido como "Melhor Banco de Moçambique 2018" pelo 9º ano consecutivo, pela revista financeira Global Finance.
  • Millennium bim eleito o Melhor Banco em Moçambique, na área de trade finance providers, no ano de 2017, pela revista financeira Global Finance.
  • Bank Millennium foi um dos vencedores da 6ª edição do concurso anual, "The Innovators", organizado pela revista financeira Global Finance.