Skip BreadcrumbHome / Quem somos / Quem somos

Quem Somos


O Banco Comercial Português, com centro de decisão em Portugal, pauta a sua atuação pelo respeito pelas pessoas e pelas instituições, pelo enfoque no Cliente, pela vocação de excelência, pela confiança, pela ética e pela responsabilidade, sendo líder destacado em várias áreas de negócio financeiro no mercado português e uma instituição de referência a nível internacional.

O Grupo desenvolve um conjunto de atividades financeiras e serviços bancários em Portugal e no estrangeiro, onde está presente em diversos mercados: Polónia, Suíça, Moçambique, Angola (através da associada BMA) e China. Todas as suas operações bancárias desenvolvem a sua atividade sob a marca Millennium. O Grupo está ainda presente no Oriente desde 1993, mas apenas em 2010 foi realizado o alargamento da atividade da sucursal existente em Macau, através da atribuição da licença plena (onshore), visando o estabelecimento de uma plataforma internacional para a exploração do negócio entre a Europa, China e África lusófona.

Em Portugal, o Millennium bcp encontra-se centrado no mercado de retalho e empresas, servindo os seus Clientes de uma forma segmentada. As operações das subsidiárias disponibilizam geralmente os seus produtos através das redes de distribuição do Banco, oferecendo um conjunto alargado de produtos e serviços.

O Millennium bcp é a maior instituição bancária privada em Portugal, assumindo uma posição de liderança e destaque em diversos produtos, serviços financeiros e segmentos de mercado, estando alicerçada numa rede de sucursais moderna e com uma boa cobertura a nível nacional.

A atividade no mercado doméstico está enfocada na banca de retalho, que se encontra segmentada de forma a melhor servir os interesses dos Clientes, quer através de uma proposta de valor assente na inovação e rapidez destinadas aos designados Clientes Mass-market, quer através da inovação e da gestão personalizada de atendimento, destinada aos Clientes Private, Prestige, Negócios, Empresas, Corporate e Large Corporate. A banca de retalho conta ainda com um banco vocacionado para Clientes com um espírito jovem, utilizadores intensivos de novas tecnologias da comunicação, que privilegiem uma relação bancária assente na simplicidade e que valorizem produtos e serviços inovadores, o ActivoBank.

Complementarmente, o Banco dispõe de canais de banca à distância (serviço de banca por telefone, Mobile Banking e pela Internet), que funcionam como pontos de distribuição dos seus produtos e serviços financeiros.

No final de 2020, o Banco contava com 478 sucursais em Portugal (inclui uma sucursal em Macau), servindo mais de 2,4 milhões de Clientes, sendo de assinalar a expansão da base de Clientes mobile: uma subida de 29% para cerca de 967 mil Clientes, face ao período homologo.

Como Grupo, são contabilizadas 1380 sucursais, servindo mais de 5,7 milhões de Clientes, dos quais 2,7 milhões são Clientes mobile, uma subida de 22%, face ao período homologo.

O título BCP integra mais de 50 índices bolsistas nacionais e internacionais, entre os quais se destacam o Euronext 150, o PSI 20 e o PSI Geral.


Principais prémios atribuídos

Portugal
Millennium bcp

  • Escolha do Consumidor 2021, categoria “Grandes Bancos”
  • Banco Principal das Empresas; Produtos Mais Adequados; Mais Inovador; Mais Próximo, no Estudo Data E (Data E - Barómetro Financeiro 2020)
  • Best Digital Bank Award in Portugal 2020 pela revista Global Finance
  • Best Information Security and Fraud Management na Europa Ocidental, pela revista Global Finance em 2020
  • Líder do programa PME Líder’20 em número de estatutos atribuídos (3.º ano consecutivo)
  • Melhor Banco Digital e Melhor Banco das Empresas (3.º ano consecutivo), para a Brand Score
  • Prémio Melhor Site de Homebanking, atribuído pelos leitores da revista PCGUIA
  • Prémio Marketeer na categoria "Banca", pelo 4.º ano consecutivo (2020)
  • Millennium bcp - Best FX Provider 2021 em Portugal, pela revista Global Finance

ActivoBank

  • Escolha do Consumidor 2021 na Categoria "Banco Digital"
  • Prémio 5 Estrelas 2020 na Categoria "Banco Digital"
  • Eleito Best Commercial Bank, Best Consumer Digital Bank e Best Mobile Banking App, em Portugal pela World Finance

Millennium Investment banking

  • Europe M&A deal of the year pela assessoria na aquisição de uma participação na Brisa, pela PFI Awards 20

Moçambique
Millennium bim

  • Best Bank em Moçambique, pelo 11.º ano consecutivo pela revista Global Finance (2020)
  • Best Trade Finance Provider em Moçambique pela revista Global Finance (2020)
  • Best Private Bank em Moçambique pela revista Global Finance
  • Melhor Banco Digital (Best Consumer Digital Bank) em Moçambique para a revista Global Finance
  • Bank of the year 2020 em Moçambique, pela 13.ª vez pela revista The Banker
  • Distinguido pela resposta à crise global provocada pela pandemia, pela Global Finance
  • Most Innovative Banking Services em Moçambique pela cfi.co Banking awards 2020

Polónia
Bank Millennium

  • Incluído no Índice WIG-ESG da Bolsa de Valores de Varsóvia das Empresas Socialmente Responsáveis atingindo o 4.º lugar no ranking ESG
  • Best Digital Bank na Polónia pela revista Global Finance (2020)
  • Best Website Design na Europa Central e de Leste pela revista Global Finance (2020)
  • Best Trade Finance Provider na Polónia para a revista Global Finance
  • Best FX Provider na Polónia para a revista Global Finance (2021)
  • European customer centricity award, categoria de “Reclamações”, pelo projeto “Abrace o Problema”
  • Banco mais recomendado e líder na satisfação (Estudo “customer satisfaction monitor of retail banks ARC Rynek I Opinia”)
  • Best online banking, best mobile banking e best remote account opening process na Polónia (ranking “Institutions of the year 2020”)
  • Distinguido com o Prémio CSR Golden Leaf, da revista Polytika pela implementação dos mais rigorosos standards de Responsabilidade Social Corporativa
  • Vencedor nas categorias “Digital” e “Escolha do público” do prémio “TOP CDR Technologically Responsible Company”
  • Climate Leaders Poland 2021 (Banco melhor classificado, 2.º entre todas as empresas analisadas), num ranking da Forbes
  • Distinguido no "Ranking Institutions of the year 2020" pela qualidade no serviço ao Cliente, em cinco categorias
  • Service Quality Star pela qualidade de serviço (avaliação por inquérito aos consumidores)
  • Vencedor na classificação geral “Banks as assessed by Clients 2020” do Polish Quality Research Institute
  • 1.º em “Crescimento”, 2.º em “Relacionamento com o Cliente” e 3.º no “Ranking global” e em “Inovação” (ranking “Stars of banking 20” Dziennik Gazetę Prawną/PwC)

Nota: Prémios da exclusiva responsabilidade das entidades que os atribuíram