Skip BreadcrumbHome / Fundação / Poesia Mineral - Eduardo Souto de Moura por Nuno Cera

Poesia Mineral
Eduardo Souto de Moura por Nuno Cera


Arquiteto Eduardo Souto de Moura


A propósito da edição do livro Guia de Arquitetura Eduardo Souto de Moura Projetos Construídos em Portugal a editora A+A Books convidou o artista e fotógrafo Nuno Cera a "viajar" por Portugal Continental e Insular retratando os projetos que constam da publicação, e que de uma forma hors-texte evocam em fragmentos o traço e a linguagem do arquiteto.

Desta "viagem" surge a Exposição Poesia Mineral, que irá estar patente na Galeria Millennium de 23 de fevereiro a 19 de maio de 2018, em Lisboa.

Composta por 18 fotografias e 2 vídeos o layout da exposição, pensado pelo artista Nuno Cera, apresenta e contextualiza a quem a "vê" fragmentos intencionalmente preferidos da obra do Arquiteto Eduardo Souto de Moura.

As fotografias apresentadas reconhecem a poética que caracteriza o trabalho de Nuno Cera e são como que um ensaio à sua experiência pessoal, sensitiva e de visão do objeto a retratar. A análise que o seu olhar provoca leva o espectador a aprofundar o sentimento da realidade e da beleza justapondo-se a uma alegoria da obra de arquitetura. Este exercício de linguagem artística, que resiste ao olhar objetivo, leva Nuno Cera a uma experiência de liberdade no espaço, na forma, na matéria e no lugar.

Poesia Mineral ultrapassa os limites de uma exposição de fotografia. Ela revela o que o olhar de Nuno Cera constrói: um ensaio livre sobre a grandeza da arquitetura de Eduardo Souto de Moura compreendendo o seu poder através da delicadeza poética que como artista tanto o distingue.



Fotografia gentilmente cedida por Matilde Ramos. Fotografia gentilmente cedida por Nuno Cera. Fotografia gentilmente cedida por Nuno Cera. Fotografia gentilmente cedida por Nuno Cera. Fotografia gentilmente cedida por Nuno Cera. Fotografia gentilmente cedida por Nuno Cera. Fotografia gentilmente cedida por Matilde Ramos.