BCP realiza a sua primeira emissão de Obrigações Hipotecárias no mercado europeu no montante de 1.500 milhões de euros
2007/06/14
Operação permite acesso a base de investidores diversificada
O Banco Comercial Português, S.A. acaba de fixar as condições da sua primeira emissão de Obrigações Hipotecárias (covered bonds), que terá um montante de 1.500 milhões de euros e um prazo de 10 anos.
As condições de emissão foram fixadas após um processo de consulta a investidores institucionais, durante o qual, no espaço de apenas algumas horas, foi acumulado um livro de ordens totalizando mais do dobro do montante da emissão.
Para o Banco Comercial Português, o acesso a este mercado assume particular importância, não só pela sua dimensão, em termos do número de investidores e de liquidez disponível, como também pela diversificação da base de investidores quer em termos geográficos, quer de perfil de investimento.
Esta emissão, com um prazo de 10 anos, vem reforçar a estrutura de financiamento do Banco, com um reflexo positivo ao nível do "asset and liability management".
Reflectindo a boa qualidade da carteira de crédito à habitação afecta à operação, prevê-se que as obrigações tenham o rating máximo: Aaa, AAA e AAA, respectivamente pela Moody's Investors Service, Standard & Poor's e Fitch.
Esta emissão, cuja taxa foi fixada a mid swaps + 3,5 pontos base, foi liderada conjuntamente pelo Barclays Capital, Deutsche Bank, Millennium investment banking e Société Générale Corporate & Investment Banking.