Skip BreadcrumbHome / Investidores / Banco Comercial Português informa sobre comunicação do Presidente do Conselho Geral e de Supervisão


Banco Comercial Português informa sobre comunicação do Presidente do Conselho Geral e de Supervisão

2012/02/03

O Banco Comercial Português, S.A. informa ter recebido hoje a seguinte comunicação do Presidente do Conselho Geral e de Supervisão:

"O Presidente do Conselho Geral e de Supervisão do Banco Comercial Português em consonância com os principais acionistas vem confirmar, que respondendo aos critérios de Basileia 2,5, configurados nos requisitos da EBA relativamente ao rácio de Core Tier 1, para 30 de Junho de 2012, e às exigências prudenciais do Banco de Portugal para o final de 2012, o Banco Comercial Português submeteu junto do Banco de Portugal, no passado dia 20 de Janeiro de 2012, um Plano de Capital, nos termos da comunicação da EBA de 8 de Dezembro

O Plano de Capital entregue, envolve duas componentes:

a) Aumento de capital destinado, com direito de preferência, a subscrição pelos acionistas privados, com vista a assegurar fundos próprios com caráter permanente. Para além do concurso dos atuais acionistas, o Banco Comercial Português tem recebido manifestações que lhe permitem contar com a participação de investidores de referência em futuro aumento do seu capital.

b) Utilização da linha de recapitalização pública temporária e reembolsável prevista na Lei 63-A/2008.

A concretização do Plano de Capital que vier a ser acordado com as autoridades competentes e submetido à análise e aprovação de uma Assembleia Geral específica para o efeito, será materializada nos prazos, termos e condições definidos.

Com a execução do Plano de Capital apresentado, será reforçada a solidez financeira do Banco Comercial Português, enquanto alicerce de um projeto estratégico envolvendo o Banco, os seus acionistas e demais stakeholders, que reforçará a posição do Banco Comercial Português como instituição financeira de referência no mercado nacional e internacional.

Os prejuízos registados no exercício de 2011 são de carácter excepcional e não recorrente e contribuem para um Balanço que melhor reflete a realidade de partida para a constituição de uma nova página na vida da Instituição.

O Presidente do Conselho Geral e de Supervisão do Banco Comercial Português, confirma que recebeu da parte da Autoridade de Supervisão uma manifestação positiva sobre o processo conducente à recapitalização, o que nos permite considerar estarem reunidas todas as condições para finalizar a operação com sucesso."

Banco Comercial Português