Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Bank Millennium aposta em soluções ecológicas

Bank Millennium aposta em soluções ecológicas


Bank Millennium aposta em soluções ecológicas

As atividades desenvolvidas em prol do meio ambiente são parte integrante da estratégia do Bank Millennium. Em 2022, toda a eletricidade adquirida pelo Banco estará coberta por certificados de origem de fontes de energia renováveis. Estão a ser introduzidas soluções ecológicas nos edifícios: ainda recentemente, os Colaboradores da sede do Banco em Wrocław mudaram-se para um novo espaço, que vai ao encontro de elevados padrões ambientais; e foi aberta em Gdańsk uma agência modelo amiga do ambiente.

"Encaramos a nossa responsabilidade com o clima como um compromisso externo e interno. O Banco tem- se empenhado de forma consistente no financiamento de projetos de eficiência energética. Agimos de acordo com a política ambiental que temos em vigor. Não financiamos novas minas de carvão nem projetos de geração de energia a carvão, exceto novos projetos que reduzam a poluição. Há alguns anos, o Banco decidiu reduzir significativamente a sua exposição à indústria do carvão. Como resultado, o portfólio de exposições à exploração de carvão e a indústrias diretamente relacionadas com minério é insignificante. Em 2020, a exposição do Grupo Bank Millennium era de 2,2% da carteira de empresas e de 0,6% de toda a carteira do Grupo. Esforçamo-nos no sentido de reduzir a pegada de carbono relacionada com as nossas atividades e publicamos informação detalhada sobre os nossos próprios níveis de emissões desde 2011, valores esse que têm vindo a diminuir a cada ano.", disse António Pinto, da Administração do Bank Millennium.

"Escolhemos soluções ecológicas e inovadoras para a nossa sede e em 2021 realizámos uma auditoria energética. 2021 é o primeiro ano completo em que beneficiámos plenamente da economia gerada pela modernização da iluminação LED na sede em Varsóvia, reduzindo assim a nossa pegada de carbono em 500 toneladas anuais. A mudança de nossa sede em Wroclaw para um novo espaço localizado num prédio com um certificado LEED GOLD, que confirma a sua eficiência energética e sustentabilidade, permitir-nos-á reduzir para metade a procura de eletricidade. Optámos por uma abordagem abrangente ao projeto: desde a introdução de soluções ambientais no escritório, como iluminação LED com sensores de intensidade, paredes e tetos feitos com lã de madeira, até equipamentos feitos de materiais naturais ou reciclados. Também leiloámos equipamentos e móveis da anterior sede aos Colaboradores, dando-lhes uma segunda vida. No início do ano partilharemos um resumo do projeto e do seu impacto climático", disse Weronika Paksoy, responsável pela área de Imobiliário do Departamento de Administração e Infraestruturas do Bank Millennium.