Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Millennium bim patrocina formação de mais de 200 professores

Millennium bim patrocina formação de mais de 200 professores


Millennium bim patrocina formação de mais de 200 professores

Protocolo com ADPP Moçambique prevê apoio financeiro durante três anos ao projeto "Escola de Professores do Futuro", em Chimoio, na província de Manica.

O Millennium bim assinou no dia 1 deste mês um protocolo com a ADPP Moçambique para apoio financeiro à formação de mais de 200 professores do Ensino Primário na "Escola de Professores do Futuro" (EPF), em Chimoio, na província de Manica. Este apoio, que irá vigorar nos próximos três anos, pretende elevar a qualidade do Ensino Primário em Moçambique, o qual constitui a base para uma educação formal sólida, imprescindível a um desenvolvimento sustentável e verdadeiramente inclusivo. O apoio do Millennium bim a este projeto inscreve-se na política de responsabilidade social do Banco, que tem na Educação um dos seus pilares fundamentais.

O protocolo irá proporcionar aos futuros docentes as melhores condições de aprendizagem, com técnicas inovadoras, visando a formação de professores bem qualificados e dedicados, que promovam ativamente novas abordagens de ensino e aprendizagem. Além disso, espera-se que os novos docentes sejam capazes de liderar iniciativas de desenvolvimento comunitário nas áreas rurais onde venham a exercer funções.

Para o efeito, são utilizados métodos de ensino modernos que colocam o aluno no centro de seu próprio processo de aprendizagem. Esta abordagem será depois adotada pelo próprio formando ao ensinar as crianças, envolvendo os pais na sua educação e no desenvolvimento de toda a comunidade. O projeto EPF – que formou, nos últimos 28 anos, cerca de 15% dos professores a nível nacional – visa a concretização do segundo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio da ONU, a Educação Primária Universal, e garantir que todas as crianças moçambicanas concluem o ensino fundamental e médio gratuito até 2030.

Albino Andrade, administrador do Millennium bim, assinou o protocolo com ADPP Moçambique e considerou este apoio do Banco um investimento no futuro: "Os jovens são o futuro. O Millennium bim tem muito orgulho em contribuir no desenvolvimento da formação e educação dos jovens, alavanca essencial para o sucesso. Este apoio na formação de 200 professores irá contribuir ativa e decisivamente para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do país, dando continuidade ao compromisso do Millennium bim em contribuir para o desenvolvimento inclusivo de Moçambique. É um investimento para um futuro com efeitos multiplicadores".

"Em nome da ADPP, e da Escola de Professores do Futuro de Chimoio (EPF Chimoio) em particular, que será o beneficiário direto deste apoio, agradecemos bastante pelo gesto do Millennium bim que se traduz numa ocasião especial que chega da melhor maneira para todos nós. É desta forma que me apraz afirmar que o Millennium bim não é só um parceiro bancário, é também um parceiro de desenvolvimento que de forma inequívoca tem apoiado os nossos projetos", disse a Diretora Executiva da ADPP Moçambique, Birgit Holm.

Inaugurada em agosto de 1997, a EPF da ADPP de Chimoio tem um programa de capacitação inovador, baseado em estudos académicos e práticas de ensino em escolas primárias locais, bem como em ações nas comunidades locais e viagens de estudo para aprender mais sobre a sociedade na qual os futuros professores irão trabalhar. No final de 2021, contabilizava já 1792 alunos formados, prevendo matricular este ano mais 75 novos alunos para o programa trienal de formação, elevando o total de inscrições para 211.

O Millennium bim vai continuar a sua aposta na Educação, designadamente através do programa de Responsabilidade Social "Mais Moçambique pra Mim", cujas atividades são, muitas vezes, desenvolvidas em parceria com entidades locais, da sociedade civil, governamentais e internacionais.