
O Millennium bcp e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) assinaram um acordo de garantia no valor de 405 milhões de euros no âmbito do InvestEU para apoiar o investimento nas principais prioridades da UE. Os projetos elegíveis para beneficiar do novo financiamento disponibilizado com este acordo incluem a sustentabilidade, a inovação e a digitalização, o empreendedorismo social e o microfinanciamento, os sectores cultural e criativo, as competências e a educação, e a competitividade.
As novas linhas de crédito vão facilitar o acesso ao financiamento das pequenas e médias empresas (PME) portuguesas. Estes empréstimos beneficiarão de uma garantia do FEI entre 50% a 80% e terão uma duração máxima de 12 anos. Os montantes máximos de cada financiamento variam consoante a área, podendo atingir os 7,5 milhões de euros. Esta operação é apoiada pelo programa InvestEU, que deverá mobilizar mais de 372 mil milhões de euros em investimentos adicionais para as prioridades políticas da UE durante o período de 2021-27.
"Estes instrumentos de garantia financeira do FEI InvestEU são extremamente importantes para o financiamento da economia portuguesa e destacam o compromisso do Banco com as empresas", disse o CEO do Millennium bcp, Miguel Maya. "Enquanto Banco líder para as empresas em Portugal, estamos ao lado dos empresários nos domínios chave de investimento com impacto na inovação e digitalização, sustentabilidade, competitividade das PME, formação, economia social e indústria criativas", acrescentou. "Depois do sucesso da implementação do FEI EGF - Fundo de Garantia Pan-Europeu com €2.745 milhões colocados no total, o Millennium bcp assume o compromisso de acelerar o lançamento destes novos apoios, no montante de 405 milhões de euros de financiamento com a garantia do FEI InvestEU em prol da sustentabilidade das empresas", concluiu.