Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Millennium bim Apoia Exposição Solidária "Passos Pela Vida"

Millennium bim Apoia Exposição Solidária "Passos Pela Vida"


Millennium bim Apoia Exposição Solidária "Passos Pela Vida"

O Millennium bim junta-se ao Camões - Centro Cultural Português em Maputo e à Galeria Arte d’Gema na inauguração de uma exposição coletiva intitulada “Passos Pela Vida”, com o objetivo de angariar fundos para apoiar a artista moçambicana Lizette Chirrime, que enfrenta um problema grave de saúde.

Lizette Chirrime nasceu em Angoche, na província nortenha de Nampula, em 1973, mas cresceu em Maputo. Começou a criar obras de arte usando pintura e costura sempre como um passatempo, nunca tendo recebido uma educação artística formal. Em 2004, realizou a sua primeira exposição individual em Moçambique. Em 2005 participou numa residência artística de 3 meses no Greatmore Studios, na Cidade do Cabo, estabelecendo a sua primeira ligação com a vizinha África do Sul. Chirrime viveu e trabalhou na Cidade do Cabo nos últimos 15 anos, tendo regressado a Moçambique em 2021.

A artista cria trabalhos têxteis que consistem na conjugação de formas abstratas representadas numa colagem de tecidos estampados de tshwe-tshwe e outras estampas africanas associadas ao vestuário feminino. A interação entre têxteis, abstração e arte como uma ferramenta terapêutica e espiritual tornam a arte de Chirrime única e distintamente africana. Tem apresentado o seu trabalho em exposições coletivas e individuais, nacional e internacionalmente. As suas obras estão representadas em diversas coleções públicas e privadas. 

Para apoiar a artista e a sua arte, mais de trinta artistas moçambicanos disponibilizaram-se a doar obras para esta exposição com vista à sua venda, com o propósito solidário de apoiar uma colega que é uma referência da comunidade artística moçambicana.

O apoio à Cultura é um dos pilares fundamentais da atuação do Millennium bim no que respeita às suas iniciativas de responsabilidade social. Com este apoio, o Banco reforça, uma vez mais, o seu compromisso enquanto promotor da cultura e artes de Moçambique. 

​​​​