Millennium bim reforçou o seu compromisso com o meio ambiente através de uma ampla ação de voluntariado, que contemplou a plantação de 4.800 mudas de mangais e casuarinas, numa área total de quatro hectares, nas províncias de Inhambane, Sofala e Nampula.
Integrada no programa de Responsabilidade Social “Mais Moçambique pra Mim”, a iniciativa contou com a participação de mais de 350 voluntários, entre Colaboradores do Banco e membros das comunidades locais. Na Ilha de Moçambique, a atividade decorreu em parceria com a Fundação Aga Khan. Foram plantadas 3.500 mudas de mangais (plantas jovens que formam os ecossistemas de mangal) e 1.300 de casuarinas (árvores que se desenvolvem em todos os tipos de solo), contribuindo para a regeneração de ecossistemas costeiros e para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas. Esta ação visa, a longo prazo, promover a recuperação ambiental e gerar benefícios sustentáveis para as comunidades envolvidas.
“Há 30 anos, lançámos raízes em Moçambique com uma visão que vai além do crescimento económico. Acreditamos que o desenvolvimento sustentável exige respeito pela natureza e pelas pessoas. Esta ação de regeneração costeira simboliza o nosso compromisso contínuo com um futuro mais equilibrado, justo e resiliente”, disse o Chairman do Millennium bim, Moisés Jorge.
A estratégia ambiental do Millennium bim tem sido executada através de projetos com impacto real nas comunidades e nos ecossistemas. Entre as iniciativas, destacam-se a campanha de voluntariado “Uma Cidade Limpa Pra Mim”, realizada em várias cidades do país; as Brigadas Samorianas, uma iniciativa que leva educação ambiental às escolas; o apoio à Conferência da Biodiversidade Marinha; e a parceria com o Parque Nacional de Maputo, património natural da UNESCO.