Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Millennium bim assina protocolo com o Parque Nacional da Gorongosa...

Millennium bim assina protocolo com o Parque Nacional da Gorongosa...


Millennium bim assina protocolo com o Parque Nacional da Gorongosa...

O Millennium bim assinou um protocolo de adesão ao Clube Empresarial da Gorongosa, com o objetivo de apoiar o Programa de Educação “Clubes de Raparigas”.

O protocolo foi assinado no âmbito do projeto “Mais Moçambique Pra Mim” e pretende apoiar a capacitação de raparigas jovens e adolescentes de forma a contribuir ativamente para que cada uma delas possa ter uma vida saudável e realizar o seu potencial.

O programa tem como principal objetivo melhorar a vida das jovens que residem nas comunidades inseridas no Parque Nacional da Gorongosa, especialmente vulneráveis ao HIV-SIDA devido à falta de educação básica (nas áreas rurais do Parque, 81% das mulheres são analfabetas), discriminação e violência de género.

Pretende inspirar estas jovens através de palestras com mulheres bem-sucedidas na sociedade, com um programa de educação e atividades recreativas sobre saúde, nutrição, segurança, bem como garantindo-lhes o acesso a estágios de curta duração para que possam adquirir experiência e desenvolver a sua autoconfiança.

O Millennium bim tem vindo ao longo dos anos a apoiar o Parque Nacional da Gorongosa através de um trabalho continuado no terreno, como é exemplo a construção da Escola Primária de Nhancuco, em 2008, que permitiu que 500 alunos frequentassem um estabelecimento de ensino, ou a oferta, em 2011, de material escolar e livros a todos os seus alunos, contribuindo desta forma para a melhoria das condições de aprendizagem dessas crianças.

Por outro lado, o Millennium bim, atento aos problemas ambientais como a diminuição e extinção de algumas espécies animais, pretende através destes programas de educação sensibilizar os mais novos para a importância da conservação da biodiversidade.

O Parque Nacional da Gorongosa é atualmente um dos locais com maior biodiversidade do Planeta, onde estão a ser desenvolvidos diversos projetos que visam restaurar o ecossistema, apoiar as comunidades locais no seu desenvolvimento socioeconómico e criar, de forma sustentável, uma indústria turística.