Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Colaboradores


Colaboradores


Os Colaboradores são um dos pilares estratégicos da sustentabilidade do Millennium bcp.

Cultura de Meritocracia

No Millennium bcp sabemos que o caminho para o sucesso passa por termos Colaboradores dispostos a dar o seu melhor em cada dia.

A nossa Visão é ter Pessoas envolvidas, a trabalhar num ambiente em que se valoriza a iniciativa, a cooperação, a confiança e a diversidade, procurando exceder as expectativas do Cliente e maximizar o desempenho do Grupo. É por isso que apostamos em Pessoas que fazem a diferença.

A gestão de Pessoas baseada no mérito é uma constante da nossa atuação, premiando e proporcionando oportunidades de desenvolvimento aos que se distinguem com os melhores desempenhos e evidenciam um potencial de evolução promissor.

fechar

Formação

O desenvolvimento das competências pessoais e profissionais dos Colaboradores constitui uma prioridade para o Millennium bcp, tendo em vista a necessidade de assegurar o seu permanente alinhamento com os objetivos estratégicos da organização. Potenciamos o talento, a inovação e o futuro.

A Millennium Banking Academy (MBA) é a nossa escola corporativa e foi a primeira academia interna de um Banco em Portugal certificada pela Direção Geral do Emprego e Relações do Trabalho (DGERT).

A nossa academia visa: 1) garantir que o Millennium bcp disponibiliza formação adequada a cada pessoa, no momento certo e com a qualidade esperada; 2) potenciar os recursos e o talento interno em prol do desenvolvimento de competências e conhecimento do negócio bancário e 3) estabelecer um espaço de partilha e de inovação com horizontes internacionais.

Estamos a construir o futuro com a MBA Digital, uma nova área da Millennium Banking Academy. O nosso foco é dotar toda a organização de conhecimentos técnicos e cultura de suporte a um processo de mudança de negócio com base em ferramentas digitais, que permita ao Millennium bcp liderar a transformação no setor financeiro em Portugal.

fechar

Gestão de talento

Atualmente, temos no Millennium bcp uma forte determinação em ser uma referência no setor financeiro, ao nível do desenvolvimento organizacional e no apoio à transformação cultural, de liderança e de negócio, por via do talento.

Numa perspetiva de sustentabilidade do Banco temos vindo a apostar em programas de desenvolvimento de talento, quer ao nível dos jovens talentos, quer ao nível do desenvolvimento de líderes, capacitando-os para dar resposta às exigências que o ritmo da mudança no mundo atual exige.

A Millennium Banking Academy (MBA) venceu durante três anos consecutivos e em categorias distintas os Prémios RH Magazine / IIRH. Em 2017 foi premiada na categoria de Formação e Desenvolvimento, em 2018 recebeu a distinção de Melhor Academia de Trainees, com o programa inGenious e em 2019 na categoria Talent & Development, com o programa M Power.

inGenious

O inGenious tem como objetivo a integração e o desenvolvimento de jovens talentos nas áreas de analytics e tecnologia. Este programa envolve uma forte aposta em formação técnica mas também comportamental, que ajude os jovens participantes a serem verdadeiros critical thinkers, a encontrarem soluções para os desafios, a trabalharem em equipa e a viverem em pleno a cultura do Millennium bcp.

Gestão de Talento

M Power

O objetivo do M Power é dotar o Millennium bcp de uma liderança positiva e capaz de mobilizar equipas para a transformação do negócio bancário, com respeito pela diversidade de perfis, considerando os valores e emoções do outro. Neste programa apostamos na diversidade da pool de participantes em termos de percurso profissional, de funções e de género, porque é nessa diversidade que reside a sustentabilidade no futuro.

As áreas temáticas do programa incidem no desenvolvimento de soft skills, porque é sobretudo neste tipo de competências que se alicerçam as grandes mudanças. Além disso, os líderes com sucesso são multiplicadores de valor, agentes catalisadores da mudança e do crescimento.

M Power

fechar

Inovação

A inovação é imprescindível para fazer face aos desafios que enfrentamos. O Millennium bcp continua a apostar na melhoria constante, acreditando no elevado valor que pode ser gerado pelos processos de inovação. Estimulando a criatividade e a partilha de experiências por todos os Colaboradores, o Banco aumenta consideravelmente a sua capacidade de inovar.

Rumo a uma estrutura cada vez mais ágil e com a colaboração e geração de ideias por parte de equipas multidisciplinares, assumimos o imperativo de prosseguir na senda da modernidade, da qualidade e da inovação nos produtos e serviços que disponibilizamos aos Clientes.

fechar

Mobilidade

O contacto com diferentes realidades contribui, de forma única, para a partilha de conhecimento e para o crescimento pessoal e profissional. Por isso, a mobilidade interna assume uma importância estratégica para o Millennium bcp. Sempre que surge uma oportunidade dentro da organização, os Gestores de Recursos Humanos dedicam-se ao permanente acompanhamento dos Colaboradores envolvidos, desde a divulgação da oportunidade em aberto até que a mobilidade se concretize.

O desenvolvimento profissional dos Colaboradores é uma preocupação do Banco e por isso foi criado o M Desenvolvimento. Trata-se de um processo voluntário no qual podem e devem participar todos os Colaboradores, que sintam necessidade de definir um Plano de Desenvolvimento específico para melhorar as suas competências e queiram partilhar as suas aspirações profissionais, sendo o seu potencial de evolução avaliado.

Neste processo, que ocorre numa altura específica do ano, é valorizada a iniciativa do Colaborador para o seu próprio desenvolvimento, e dele pode resultar a manifestação de interesse e vontade por parte do Colaborador em desempenhar novas funções noutras áreas do Banco.

fechar

Recrutamento

O planeamento do recrutamento no Millennium bcp tem em consideração a estratégia do Banco, antecipando necessidades e procurando garantir a adequação dos melhores talentos às oportunidades.

Interno - a divulgação das oportunidades disponíveis para recrutamento é, numa primeira fase, realizada junto de Colaboradores através do portal interno, recorrendo-se a recrutamento externo quando não são encontrados Colaboradores com o perfil e disponibilidade para o desempenho das funções em causa.

Externo - fazemos recrutamento muito cirúrgico para encontrar talento que sentimos que não temos dentro da organização. Apostamos sobretudo na atração de jovens talentos, que integramos em bons programas de desenvolvimento e sabemos que os Colaboradores que passam por esse processo reconhecem esse valor.

O Millennium bcp é uma das melhores empresas do setor financeiro para se trabalhar em Portugal. A conclusão é do Randstad Employer Brand Research 2020, estudo anual que reúne a opinião de uma amostra da população ativa portuguesa sobre quais as empresas mais atrativas para trabalhar, entre os 150 maiores empregadores a nível nacional.

fechar

Sistema de Avaliação

A avaliação de desempenho é um processo de apreciação contínua, sistemática e objetiva do desempenho do Colaborador ao longo do ano. Este processo designa-se por M Desempenho.

Avaliamos com transparência e objetividade. Conhecemos e reconhecemos o contributo de cada um para os resultados da Direção e do Banco, ao nível do grau de concretização dos seus objetivos e comportamentos evidenciados na sua concretização, assegurando a diferenciação e valorização dos diversos níveis de desempenho, com impacto em vários processos de gestão dos Colaboradores, nomeadamente nos relativos ao reconhecimento e evolução da carreira.

Paralelamente, através do processo denominado de M Desenvolvimento, já referido no tema da mobilidade, cada Colaborador tem a oportunidade de avaliar o seu nível de proficiência em cada uma das competências requeridas para o desempenho das suas funções, assim como propor Planos de Desenvolvimento para as competências que identifique como passíveis de melhoria, sendo esta autoavaliação validada pela sua hierarquia, num processo interativo de desenvolvimento profissional.

fechar

Diversidade e Igualdade de Género

No âmbito do compromisso com a Diversidade e Igualdade de Género - espelhado na Política corporativa de “Diversidade e Igualdade de Oportunidades” -,   foi  definido um plano de ações concretas relativo à igualdade de género (2020/2021), com acompanhamento regular da sua execução pelo Comité de Recursos Humanos.

As iniciativas propostas estruturam-se em torno de seis grandes eixos de atuação, a saber:

  • Compromisso da gestão de topo com a diversidade e igualdade de género: Sobre este tema o Millennium bcp renovou a sua participação ativa, para o biénio de 2021/2022, nas atividades desenvolvidas pelo iGen-Fórum das Organizações para a Igualdade de Género, promovido pela CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego. São membros deste Fórum 69 organizações, nacionais e multinacionais representativas do tecido empresarial português, as quais assumiram per si o compromisso de reforçar e evidenciar a sua cultura organizacional de responsabilidade social incorporando, nas suas estratégias e nos seus modelos de gestão, os princípios da igualdade entre mulheres e homens no trabalho e no emprego. Neste âmbito, é com elevado sentido de responsabilidade social que o Millennium bcp integra uma das Task Forces criadas neste Fórum, que tem por compromisso desenvolver iniciativas subordinadas ao tema: Medidas de Igualdade de Género;
  • Indicadores de gestão monitorizados regularmente;
  • Aplicação rigorosa da Política de Remunerações e Promoções;
  • Maior participação do género menos representado nos programas de desenvolvimento de competências de Liderança;
  • Admissão de Novos(as) colaboradores(as) com critérios de diversidade de género e igualdade salarial;
  • Apoios Work-Life balance.

Plano para a Igualdade de Género 2021.

fechar

Programa de Proteção à Parentalidade

A proteção à gravidez e o apoio às necessidades dos pais nos primeiros anos de vida dos seus filhos é uma prioridade do Millennium bcp.

Consciente das exigências que o desafio da maternidade e paternidade implicam, o Banco tem em vigor, em Portugal desde 2015 o Programa de Proteção à Parentalidade - "Bebé Millennium", que visa criar as condições necessárias para que os Colaboradores encontrem o equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar, em especial naquele que é um dos momentos mais importantes e marcantes da nossa vida: o nascimento ou adoção de um filho.

Partilhar os direitos associados aos períodos de gestação e do nascimento ou adoção de uma criança e garantir o seu cumprimento uniforme em toda a organização, são os principais objetivos deste programa, aplicável a todos os Colaboradores do Millennium bcp em exercício de funções no mercado português. Para esse efeito, foi criado um Guia digital, disponível na intranet e partilhado sempre que pertinente com os Colaboradores abrangidos, e que reúne legislação, os direitos e também os deveres, sustentado num sistema digital que assegura e facilita a vida dos pais e também das equipas.

Adicionalmente, o Millennium bcp criou um conjunto de benefícios específicos para os seus Colaboradores, ciente do quanto a parentalidade deve ser vivida em pleno e com felicidade. Assim, o Banco garante:

  • Oferta do Kit Bebé Millennium, logo após o nascimento ou a adoção de um filho de idade até 3 anos, e que inclui um presente para o bebé e um voucher para a constituição de uma conta poupança a favor do recém-nascido/adotado (atualmente no montante de 800€). A mamã e o seu bebé também recebem um bouquet de flores com cartão de felicitações do Banco, acompanhado de um peluche.
  • Dispensa da tarde de trabalho no dia do aniversário do filho até 12 anos de idade (inclusive).
  • Medidas de acompanhamento no momento do regresso da licença parental para assegurar uma boa integração na equipa.
  • Realização de um inquérito de monitorização junto de todos os Colaboradores que usufruam de licença parental, de modo a identificar eventuais oportunidades de melhoria.

É um programa valorizado pelos nossos Colaboradores, seja por proporcionar vários benefícios, seja por permitir ao Millennium bcp fazer parte de um momento marcante na vida dos nossos Colaboradores e respetiva família.

fechar

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​