Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Colaboradores


Colaboradores


Os Colaboradores são um dos pilares estratégicos da sustentabilidade do Millennium bcp.

Cultura de Meritocracia

A capacidade de inovação e adaptação é uma mais-valia fundamental e reside nas Pessoas. No Millennium bcp a gestão dos Colaboradores está orientada para a obtenção dos melhores desempenhos, estimulando o desenvolvimento e a valorização pessoal, motivando e garantindo o apoio sempre que necessário e premiando as realizações que se distinguem e contribuem de forma mais relevante para os resultados sustentáveis da Instituição.

fechar

Formação

Reforçar e aperfeiçoar as capacidades e competências dos Colaboradores permanece uma prioridade para o Millennium bcp. A busca pela excelência, na qualidade do serviço a prestar aos Clientes, passa pela identificação da formação mais adequada às necessidades específicas de cada Colaborador, pelo que, para além da responsabilidade delegada nas hierarquias, é incentivada a proactividade individual na valorização pessoal e profissional.

fechar

Gestão de talento

A par da valorização das competências genéricas e específicas , é essencial, numa perspectiva de sustentabilidade do Banco, identificar os Colaboradores com potencial e talento para virem a assumir funções de responsabilidade e complexidade acrescidas. Neste sentido, o Millennium bcp tem vindo a desenvolver um conjunto de programas com o objectivo de identificar esses Colaboradores e lhes proporcionar um conjunto de experiencias e desafios aliciantes, que não só contribuem para reforçar o seu envolvimento com a Instituição como os preparam para desempenhos mais complexos e eficazes.

People Grow

Destinado a jovens recém-licenciados com elevado potencial de desenvolvimento de carreira. Está estruturado num sistema de rotações funcionais em diversas áreas e operações do Banco, permitindo o desenvolvimento de novas competências e uma visão transversal do negócio (Duração: 2 anos)

Grow Fast

Destinado a Colaboradores com experiência profissional que demonstrem um desempenho muito positivo, elevada capacidade de aprendizagem e de colocar em prática as novas competências, e elevado potencial para liderarem equipas ou projectos críticos para o Grupo. Pretende facilitar a preparação para funções de coordenação com um nível de responsabilidade e /ou complexidade superior (Duração: 18 meses).

Young specialist

Destinado a Colaboradores recém-diplomados com muito bons resultados académicos, procura agilizar e acelerar a integração na realidade do Millennium bcp e criar as condições necessárias para desenvolver as competências e autonomia fundamentais para um desempenho de excelência em funções especializadas (Duração: 2 anos).

Master in Retail

Destinado a Gestores de Cliente e Coordenadores Comerciais Adjuntos que apresentam de forma consistente um desempenho de muito bom nível. Tem como objectivo potenciar o desenvolvimento dos Colaboradores para assumirem novos desafios de coordenação no Retalho (Duração: 1 ano).

Grow in Retail

Destinado a Assistentes Comerciais que apresentam de forma consistente um desempenho de muito bom nível. Tem como objectivo potenciar o desenvolvimento destes Colaboradores para atingirem elevados níveis de serviço na gestão de Clientes (Duração: 1 ano).

Master in Millennium

Destinado a Colaboradores com experiência profissional e sem funções de coordenação, pretende equipar os Colaboradores com as experiências e as competências necessárias para assumirem com sucesso funções com um nível de responsabilidade e/ ou complexidade superior
(Duração: 18 meses).

fechar

Inovação

Mil Ideias

O Millennium bcp continua a apostar na melhoria constante, acreditando no elevado valor que pode ser gerado pelos processos de inovação. Estimulando a criatividade e a partilha de experiências por todos os Colaboradores, o Banco aumenta consideravelmente a sua capacidade de inovar.

O programa interno de geração de ideias - Mil Ideias - que se baseia, no reconhecimento dos Colaboradores enquanto força criativa originadora de ideias de valor, representa um meio para valorizar e potenciar as capacidades individuais dos Colaboradores do Millennium bcp.

Consulte uma breve apresentação do programa Mil Ideias.

fechar

Mobilidade

O contacto com diferentes realidades contribui, de forma única, para a partilha de conhecimento e para o crescimento pessoal e profissional. Por isso, a mobilidade interna assume uma importância estratégica para o Millennium bcp, estando na origem da permanente atenção e acompanhamento que é dedicada aos programas que visam estimular estes movimentos.

Plano de Desenvolvimento de Competências Comerciais (PDCC)

Sob esta designação procura-se promover a mobilidade de Colaboradores dos serviços centrais para as áreas comerciais, conjugando ganhos de eficiência e impulsionando perspectivas de desenvolvimento de uma carreira comercial. Assenta numa metodologia estruturada de formação e acompanhamento que permite o desenvolvimento de competências e a realização profissional dos Colaboradores.

Ver vídeo

Programa Novos Rumos

Apoia os Colaboradores que procuram novos desafios, oferecendo garantias especiais e condições vantajosas na mobilidade para sucursais fora dos grandes centros urbanos.

fechar

Recrutamento

O planeamento do recrutamento no Millennium bcp tem em consideração a estratégia do Banco, antecipando necessidades a médio prazo e procurando um rejuvenescimento da base de Colaboradores sem prejuízo dos programas internos de mobilidade.

Interno - a divulgação de vagas disponíveis para recrutamento é numa primeira fase, realizada junto de Colaboradores através do portal interno, recorrendo-se a recrutamento externo quando não são encontrados Colaboradores com o perfil e disponibilidade para o desempenho das funções em causa.

Externo - a atracção de talentos no Millennium bcp é suportada pelo programa Come and Grow With US e, caracteriza-se por ser uma proposta de valor do Millennium bcp, pensada e direccionada para os interesses e necessidades dos estudantes universitários de sucesso, com talento e vocação para a excelência.

fechar

Sistema de avaliação

Sustentáculo do processo de aconselhamento e orientação para o desenvolvimento das competências, o Sistema de Avaliação Individual de Desempenho (SAID) potencia as oportunidades de diálogo entre as hierarquias e os seus Colaboradores, permitindo aprofundar uma cultura de responsabilização pessoal pelo desenvolvimento das respectivas carreiras.

O SAID constitui-se como um ponto de partida para os processos de reconhecimento do mérito nas suas diferentes vertentes, permitindo diferenciar e orientar os desempenhos dos Colaboradores.

Os seus principais objectivos são:

  • Alinhar performances;
  • Suportar os planos de desenvolvimento dos Colaboradores;
  • Premiar bons resultados de forma rigorosa e transparente.

Ao serem definidos objectivos individuais alinhados com os objectivos da equipa e da unidade onde os Colaboradores estão enquadrados, e consequentemente com os objectivos estratégicos do Banco, contribui-se, não só, para reforçar a percepção de cada Colaborador do seu efectivo contributo para o todo, como também das iniciativas a desenvolver para evoluir para um patamar superior de desempenho.

fechar