O Millennium bcp tem procurado criar oportunidades para os seus Colaboradores participarem como voluntários em diversas acções junto da comunidade, partilhando experiência e conhecimento.
Parceria com a Junior Achivement
Como membro-fundador da Aprender a Empreender - Associação de jovens empreendedores de Portugal - o Millennium bcp iniciou em 2006 a colaboração na implementação dos programas, daquela Associação, com a participação de 12 Colaboradores Voluntários que durante seis semanas lecionaram o programa "Economia para o Sucesso" a alunos do 9º ano de escolaridade.
Programa 2010
Em 2010, a colaboração contou com cerca de 100 Colaboradores, que se disponibilizaram em cerca de 700 horas para participarem nos vários programas dirigidos a alunos do Ensino Básico: "A Família", "A comunidade" e "Economia para o Sucesso".No âmbito do apoio exclusivo ao programa Graduatte Programme, destinado a jovens universitários, o Millennium bcp disponibilizou tutores que apoiaram as equipas no desenvolvimento dos seus projetos. Estiveram envolvidos 24 Colaboradores num total de cerca de 500 horas de trabalho voluntário.
fechar
Programa 2011
Em 2011 o Millennium bcp foi distinguido com o prémio voluntário do ano na categoria Universitário e prémio interlocutor do ano. No ano letivo 2010-2011, esta parceria foi alargada à Região Autónoma da Madeira e participou-se pela primeira vez nos Programas "Bancos em Ação" e "Innovation Challenge". Neste período letivo, 161 voluntários do Millennium bcp, em 1.343 horas de voluntariado, ajudaram jovens a assumir o empreendedorismo como atitude de vida através dos seguintes programas: "A Família" (1.º ano), "A Comunidade" (2.º ano), "Economia para o Sucesso" (9.º ano), "Bancos em Ação" (10.º ano), "Innovation Challenge" (10.º e 11.º anos), "A Empresa" (12.º ano) e "Graduate Programme" (Universitários). Esta participação representou um aumento de 23% no número de voluntários inscritos, tendo sido o Millennium bcp a segunda empresa a contribuir com o maior número de voluntários.
fechar
Programa 2012
Durante o ano letivo 2011/ 2012, 114 voluntários do Millennium bcp participaram nos programas de ensino básico – A Família; A Comunidade; A Europa e Eu; É o Meu Negócio; Economia para o Sucesso; Bancos em Ação; A Empresa - A Fundação Millennium bcp continuou a ser o patrocinador exclusivo do Start-Up Programme, destinado ao ensino superior, contou com cerca de 30 tutores do Banco que, com o apoio e orientação de professores, proporcionaram uma formação empreendedora a cerca de 150 alunos universitários de vários pontos do país.
fechar
Parceria com a Microsoft e a EPIS
Divulgar informação sobre a segurança no computador e na Internet é promover uma utilização segura, consciente e responsável das tecnologias. O Millennium bcp em parceria com a Microsoft e a EPIS (Empresários pela Inclusão Social), tem promovido ações de sensibilização junto da comunidade educativa, em especial crianças e jovens, para uma utilização mais segura e responsável da internet e do computador.
Programa 2010
As ações de sensibilização foram realizadas com a participação de 20 Colaboradores do Millennium bcp, que se disponibilizaram para, em conjunto com os voluntários da Microsoft, dinamizar ações em escolas do 1º Ciclo.
fechar
Programa 2011
No âmbito da 3ª edição do programa "Dia da Internet Segura", foram realizadas ações em 70 escolas, para sensibilização de crianças, pais e professores. Beneficiaram destas ações, dinamizadas por um total de 156 voluntários, 41 dos quais do Millennium bcp, cerca de 9.500 pessoas.
fechar
Programa 2012
No âmbito da 3ª edição do programa "Dia da Internet Segura", foram realizadas ações em 70 escolas, para sensibilização de crianças, pais e professores. Beneficiaram destas ações, dinamizadas por um total de 156 voluntários, 41 dos quais do Millennium bcp, cerca de 9.500 pessoas.
fechar
Colaboração com a SIC Esperança
Na sequência do temporal que assolou a da Ilha da Madeira, o Millennium bcp associou-se em 2010 à iniciativa do programa da SIC Esperança "Uma flor para a Madeira - vale a pena acreditar" e contou com a participação voluntária de 100 Colaboradores no atendimento telefónico para angariação de fundos para a reconstrução daquela Ilha.
Ajuda no Banco Alimentar
Programa 2011
Em 2011, um grupo de Colaboradores da Direção de Banca Direta esteve presente num dos armazéns de Lisboa para separação dos alimentos recolhidos nos supermercados na campanha de recolha do Banco Alimentar. Nesta ação os Colaboradores contaram com a colaboração de familiares, tendo participado um total de 50 pessoas..
fechar
Programa 2012
Em 2012, e uma vez mais, a Direção de Banca Direta promoveu e incentivou a participação de Colaboradores e familiares nas duas ações de recolha de alimentos do Banco Alimentar. Juntos nos armazéns de Lisboa, cerca de 50 pessoas (em cada ação) participaram na separação dos alimentos recolhidos nos supermercados.
fechar
Programa 2013
Em 2013, nomeadamente na campanha realizada em Dezembro, demos início a uma nova fase da nossa participação voluntária nas iniciativas regulares de recolha de alimentos promovida pelo Banco Alimentar. Assim, mais de 300 participantes, entre colaboradores, familiares e amigos, estiveram presentes, pela primeira vez a nível nacional, em 16 dos 20 armazéns existentes em Portugal continental e ilhas, ajudando na separação e acondicionamento dos produtos doados.
fechar
Participar em projetos de remodelação de espaços
Programa 2011
Ao longo do ano de 2011, no âmbito de alguns programas de formação, os Colaboradores desenvolveram atividades junto da comunidade, participando em projetos de remodelação de instalações:
- Inserida na Formação de Liderança, 46 Colaboradores da Direção de Crédito realizaram, no Lar de Santo António - Santarém, durante dois dias num total de 12 horas, a remodelação de 13 quartos da instituição que envolveu pintura, montagem de mobiliário e decoração; No encerramento do Fórum Grow Together, os 43 Colaboradores das sete equipas de projeto foram envolvidos numa ação, que teve a duração de 8 horas, de remodelação do espaço infantil da Casa do Povo da Freguesia Freiria, perto de Torres Vedras;
- Integrado no plano de formação da Direção de Banca de Investimento, 43 Colaboradores, durante 6 horas, remodelaram o 2.º andar da Obra do Ardina com intervenção nas camaratas, salas de estudo e convívio e casa de banho.
fechar
Programa 2012
O reforço do envolvimento dos Colaboradores em iniciativas fora do âmbito das suas atividades diárias levou a que se lançasse um desafio diferente aos participantes no programa “Young Specialist” e a um grupo de Colaboradores da Rede de Retalho (das sucursais de Ourém). Cerca de 60 Colaboradores desenvolveram um projeto único e inovador: uma Loja Social. A loja, que foi denominada “Ponto de Partilha” e está suportada por um site e uma página no Facebook, tem como objetivo proporcionar um espaço preparado com bens essenciais (roupa de adulto e criança, artigos para a casa, ateliers para seniores) para fazer face às necessidades de famílias carenciadas do concelho de Ourém. Em parceria com a Câmara de Ourém, que cedeu uma antiga escola primária no centro do concelho, foi possível criar um espaço acolhedor para receber estas famílias. Realizaram-se ainda dois workshops, dinamizados por Colaboradores do Millennium bcp, dedicados ao tema “Gestão Doméstica”, que tiveram como destinatários os beneficiários do Rendimento Social de Inserção e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ourém. Estas sessões tiveram como objetivo preparar as pessoas para uma eficiente gestão do orçamento familiar e partilhar experiências sobre melhores práticas de gestão de finanças pessoais.
fechar
fechar