Skip BreadcrumbHome / Sustentabilidade / Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

O Millennium bcp encara a gestão dos aspetos ambientais como uma responsabilidade transversal a todo o Banco:


Apoiar os Clientes na transição para uma economia com menor impacte ambiental

O Millennium bcp tem desenvolvido esforços com o objectivo de encontrar soluções que apoiem os Clientes na resposta: (i) às alterações climáticas e à perda de biodiversidade resultantes do consumo intensivo dos recursos naturais e das crescentes emissões poluentes e (ii) à pressão resultante da introdução de legislação que tende a ser cada vez mais restritiva para prevenção e mitigação de potenciais danos ambientais.

Fundos Socialmente Responsáveis (SRI)

A gestão de activos tem vindo a incorporar nas decisões de investimento, para além da análise da performance financeira, o nível de integração de preocupações ambientais na gestão e estratégia das empresas. Passaram assim a estar disponíveis, para investidores que consideram relevante contemplar nas suas carteiras factores de risco ambiental, os Fundos Socialmente Responsáveis.

O Millennium bcp disponibiliza através da sua plataforma on-line fundos socialmente responsáveis que investem em empresas ou sectores que incorporam preocupações ambientais, consulte aqui.

fechar

Minimizar a pegada ecológica do Banco

A minimização da pegada ecológica do Millennium bcp assume cada vez maior importância, tanto ao nível da redução do impacte ambiental como na consequente redução de custos. É com este propósito que o Banco tem implementado continuamente medidas para a redução do consumo de energia, água e materiais.

No âmbito do projecto "Millennium bcp Ambiente", foi estabelecido, em 2005, um protocolo de cooperação entre o Millennium bcp e o Centre for Environmental and Sustainability Research (CENSE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa tendo sido desenvolvidos, desde essa data, diversos trabalhos cujos principais objectivos foram: i) realizar diagnóstico; ii) criar mecanismos de auto-controlo; iii) definição do posicionamento do Millennium bcp em matéria ambiental e iv) desenvolvimento de uma política ambiental.

Em 2010, na sequência da apresentação de um relatório de evolução de consumo de recursos entre 2005 e 2009, realizou-se um workshop ambiental, com a participação de cerca de 40 colaboradores de diferentes áreas do Banco e do Administrador com a responsabilidade por estas matérias, onde se abordaram temas como:
- Principais oportunidades e riscos para o sector bancário em matéria ambiental;
- Os objectivos já alcançados pelo Millennium bcp e os caminhos a seguir para o que ainda está por fazer;
- Gerar ideias e conjugar valores para um compromisso ambiental do Millennium bcp.

fechar

Envolver, influenciar e ser influenciado pela Sociedade

Millennium bcp apoia e participa em projectos de enriquecimento e conservação da natureza, procurando compensar os efeitos negativos decorrentes da sua actividade. Em simultâneo, promove acções de auto-conhecimento e de sensibilização junto dos diversos Stakeholders com o objectivo de alterar comportamentos que promovam um maior equilíbrio com o ambiente.

EcoBlock

O Millennium bcp apoiou, desde 2006, em regime de mecenato científico, o Projecto EcoBlok, que consiste na avaliação Integrada de Desempenho Ambiental de Produtos e Organizações, desenvolvido no CENSE - Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O método EcoBlok tem como objectivo descrever de forma clara e comparável o desempenho ambiental de produtos, organizações ou projectos. A aplicação do método permite atribuir um rótulo ambiental a um produto, informar o consumidor, simplificar o reporte de sustentabilidade, apoiar a selecção de fornecedores, estabelecer metas de gestão ambiental, comparar diferentes soluções de design de um projecto ou produto, ou suportar medidas de política ambiental.

Em 2010, com base neste modelo, foi calculada a pegada ecológica de 2009 do Millennium bcp, sendo que a distribuição da pressão ambiental, decorrente da actividade do Banco foi a seguinte:

Distribuição da pressão ambiental

fechar

Ambicidades - A resposta das cidades às alterações climáticas

Em 2009, a Fundação Millennium bcp apoiou a produção do relatório do Projecto Ambicidades. Este projecto é um centro de estudos e de geração de ideias de combate às alterações climáticas e tem como objectivo apresentar soluções para mitigar a pegada ecológica das cidades. Em 2009 este estudo abrangeu 16 Municípios da Área Metropolitana do Porto.

fechar

Preservação da biodiversidade

Com o objectivo de reduzir a pegada ecológica do Millennium bcp e contribuir para a biodiversidade o Banco promoveu, em 2009, uma iniciativa de reflorestação de uma parcela do Parque Natural de Sintra-Cascais, em parceria com a Quercus e com a Agência Cascais Natura - Projecto Oxigénio, onde 70 voluntários, entre colaboradores e familiares se juntaram para plantar mais de 800 árvores de espécies autóctones (carvalhos, azinheiras e pinheiros mansos) numa área de um hectare, anteriormente fustigada por incêndios.

No âmbito da iniciativa Comemoração do Outono 2010, inserida no Plano Estratégico de Arborização e sob o mote - "uma árvore, um cidadão" - cerca de 50 voluntários do Millennium bcp aproveitaram um dia do seu fim-de-semana para aceitar o desafio, de plantar árvores na Ribeira de Porto Salvo, em Paço de Arcos.

Esta actividade, promovida pela Câmara Municipal de Oeiras, decorreu na zona envolvente de quatro linhas de água do Concelho de Oeiras, nomeadamente Ribeira da Ancha em Porto Salvo, Ribeira de Porto Salvo em Paço de Arcos, Rio Jamor (troço Gandarela) em Carnaxide, Ribeira de Outurela em Carnaxide e teve como objectivo sensibilizar os participantes para a importância das linhas de água como linhas estruturantes da Paisagem e que potenciam a Estrutura Ecológica Municipal, colocando os Munícipes mais próximos do meio natural. Considera-se deste modo que esta actividade foi uma mais-valia e um importante contributo para alertar os participantes e a comunidade envolvida na acção, para a adopção de novos hábitos e atitudes de preservação do ambiente.

fechar

Benchmark nacional e internacional

O Millennium bcp, participa em diversos benchmarks nacionais e internacionais com o objectivo de medir, comparar e introduzir melhorias nas suas práticas de gestão que contribuem para a melhoria do desempenho ambiental.

Carbon Disclosure Project
O Carbon Disclosure Project é uma organização internacional sem fins lucrativos, que disponibiliza uma plataforma de reporte e benchmark das estratégias e performance das empresas no combate às alterações climáticas. O objectivo é disponibilizar esta informação para apoiar a tomada de decisão dos principais investidores mundiais.

O Millennium bcp, em 2010, obteve 79 pontos (em 100 pontos) na classificação global de performance.

ACGE - índice de responsabilidade climática
O ACGE é um índice nacional de responsabilidade climática que avalia a resposta das empresas portuguesas ao desafio das alterações climáticas. É também uma oportunidade de benchmark, para todas as empresas portuguesas no que diz respeito às práticas e soluções que consubstanciam uma resposta eficaz às alterações climáticas. Em 2010, o Banco obteve uma pontuação de 50%, destacando as boas práticas de gestão ambiental do Millennium bcp.

fechar

fechar