Gestão das Expectativas
O Millennium bcp mantém uma relação próxima com os seus Stakeholders, assente num diálogo claro e construtivo, com o objetivo de identificar, gerir e responder às suas expectativas, necessidades e ambições.
A definição e o acompanhamento dos temas materiais valorizados pelos Stakeholders têm permitido ao Banco reconhecer os seus pontos fortes e identificar oportunidades de melhoria. Este processo é essencial para a definição da estratégia de Sustentabilidade, materializada pelo Plano Diretor de Sustentabilidade (PDS) anual, que agrega um conjunto de linhas de atuação e orienta as ações a concretizar.
A definição das áreas de intervenção do PDS resulta de um equilíbrio entre os temas materiais identificados, os recursos disponíveis e o contexto económico e de mercado. Desde 2023, o Millennium bcp passou a integrar a Análise de Dupla Materialidade no seu modelo de gestão de expectativas, alinhando-se com as exigências da Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD) e das European Sustainability Reporting Standards (ESRS).
Este modelo considera:
- A materialidade financeira, que avalia os efeitos dos fatores Environmental, Social e Governance (ESG) na performance económica e na criação de valor para o Banco;
- A materialidade de impacto, que analisa os efeitos das atividades do Banco sobre o meio ambiente, a sociedade e os direitos humanos.
Os temas materiais identificados incluem:
Temas Materiais
E1 Alterações Climáticas
- Adaptação às alterações climáticas
- Mitigação das alterações climáticas
- Energia
S1 Mão de obra própria
- Segurança do emprego
- Horário de trabalho
- Salários adequados
- Diálogo social
- Liberdade de associação
- Negociação coletiva, incluindo a taxa de trabalhadores abrangidos por convenções coletivas
- Equilíbrio entre vida profissional e a vida privada
- Saúde e segurança no trabalho
- Igualdade de género e remuneração igual para trabalho de igual valor
- Formação e desenvolvimento de competências
- Diversidade
- Habitação adequada
- Privacidade
S4 Consumidores e utilizadores finais
- Privacidade
- Acesso a informação (de qualidade)
- Proteção das crianças
- Não discriminação
- Acesso a produtos e serviços
- Práticas comerciais responsáveis
G1 Conduta Empresarial
- Cultura empresaria
- Gestão das relações com fornecedores, incluindo práticas de pagamento
- Prevenção e deteção de corrupção, incluindo formação
- Corrupção e suborno: incidentes