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Gestão das Expectativas

O Millennium bcp mantém uma relação próxima com os seus Stakeholders, assente num diálogo claro e construtivo, com o objetivo de identificar, gerir e responder às suas expectativas, necessidades e ambições.

A definição e o acompanhamento dos temas materiais valorizados pelos Stakeholders têm permitido ao Banco reconhecer os seus pontos fortes e identificar oportunidades de melhoria. Este processo é essencial para a definição da estratégia de Sustentabilidade, materializada pelo Plano Diretor de Sustentabilidade (PDS) anual, que agrega um conjunto de linhas de atuação e orienta as ações a concretizar.

A definição das áreas de intervenção do PDS resulta de um equilíbrio entre os temas materiais identificados, os recursos disponíveis e o contexto económico e de mercado. Desde 2023, o Millennium bcp passou a integrar a Análise de Dupla Materialidade no seu modelo de gestão de expectativas, alinhando-se com as exigências da Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD) e das European Sustainability Reporting Standards (ESRS).

Este modelo considera:

  • A materialidade financeira, que avalia os efeitos dos fatores Environmental, Social e Governance (ESG) na performance económica e na criação de valor para o Banco;
  • A materialidade de impacto, que analisa os efeitos das atividades do Banco sobre o meio ambiente, a sociedade e os direitos humanos.

Os temas materiais identificados incluem:

Temas Materiais

E1 Alterações Climáticas

  • Adaptação às alterações climáticas
  • Mitigação das alterações climáticas
  • Energia

S1 Mão de obra própria

  • Segurança do emprego
  • Horário de trabalho
  • Salários adequados
  • Diálogo social
  • Liberdade de associação
  • Negociação coletiva, incluindo a taxa de trabalhadores abrangidos por convenções coletivas
  • Equilíbrio entre vida profissional e a vida privada
  • Saúde e segurança no trabalho
  • Igualdade de género e remuneração igual para trabalho de igual valor
  • Formação e desenvolvimento de competências
  • Diversidade
  • Habitação adequada
  • Privacidade

S4 Consumidores e utilizadores finais

  • Privacidade
  • Acesso a informação (de qualidade)
  • Proteção das crianças
  • Não discriminação
  • Acesso a produtos e serviços
  • Práticas comerciais responsáveis

G1 Conduta Empresarial

  • Cultura empresaria
  • Gestão das relações com fornecedores, incluindo práticas de pagamento
  • Prevenção e deteção de corrupção, incluindo formação
  • Corrupção e suborno: incidentes