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Identificação dos Stakeholders


O Grupo BCP define estratégias e prossegue políticas ajustadas aos renovados desafios impostos pelas partes interessadas com que se relaciona, materializando um modelo de negócio assente num diálogo contínuo e transparente que permita interpretar, compreender e integrar as expectativas dos seus Stakeholders.

Em 2009, o Banco aprofundou a sua metodologia de identificação, com o mapeamento dos subgrupos de Stakeholders, definindo o nível de envolvimento com cada um deles, tendo em conta, o impacto do Banco em cada subgrupo de Stakeholders e destes na atividade do Banco.


 


Mais recentemente, em 2019, foi realizada mais uma auscultação de Stakeholders. Este processo, que envolveu, através de uma amostragem representativa, as principais partes interessadas, nomeadamente (i) Acionistas qualificados, (ii) Clientes de todos os segmentos do Banco, (iii) Colaboradores, (iv) Comunidade, (v) Fornecedores e (vi) Imprensa, obteve uma taxa de resposta de 66%, permitindo atualizar a identificação dos temas com maior relevância e impacto na atividade do Banco.


Matriz de materialidade

É neste contexto que a identificação e o acompanhamento continuado dos temas considerados materiais pelos Stakeholders do Millennium bcp tem permitido conhecer as áreas de atuação que apresentam melhores desempenhos no âmbito da Sustentabilidade, mas tem também viabilizado a rápida deteção e caracterização de oportunidades de melhoria, sendo um forte contributo para a adaptação da estratégia de Sustentabilidade assumida pelo Banco a novas realidades, desafios e imposições.

A importância relativa dos temas materiais constantes da nova matriz, que nos orientará no biénio 2020/2021, reflete o nível de maturidade do Banco nos eixos de atuação identificados, mas também o grau de concretização e conformidade já alcançado.


 


1 - Modelo de Governo de Sustentabilidade
2 - Desempenho económico, estratégia de negócio e de sustentabilidade
3 - Gestão da marca e reputação
4 - Ética e conduta
5 - Combate à corrupção e branqueamento de capitais
6 - Gestão do risco
7 - Qualidade do serviço, satisfação dos clientes e facilidade na apresentação de queixas e reclamações
8 - Segurança de informação e proteção de dados
9 - Transparência da informação prestada aos clientes sobre produtos e serviços
10 - Inovação
11 - Desenvolvimento e formação do capital humano
12 - Atração e retenção de talento
13 - Diversidade e igualdade de oportunidades
14 - Saúde e segurança ocupacional
15 - Conciliação entre a vida pessoal e profissional
16 - Respeito pelos Direitos Humanos
  17 - Investimento na comunidade
18 - Voluntariado corporativo
19 - Literacia financeira
20 - Alterações climáticas, eficiência energética e energias alternativas
21 - Ecoeficiência
22 - Formação e sensibilização ambiental (a colaboradores, clientes e comunidade)
23 - Produtos / serviços com benefício social e de apoio ao tecido empresarial
24 - Produtos / serviços com benefício ambiental
25 - Inclusão financeira
26 - Condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada
27 - Integração de critérios ambientais e sociais na análise de risco de crédito e gestão de investimento
28 - Prevenção de sobre-endividamento
29 - Gestão responsável de fornecedores
30 - Transformação digital na Banca e o seu impacto na sustentabilidade

As políticas do Millennium bcp no âmbito da Sustentabilidade estão refletidas no Plano Diretor de Sustentabilidade (PDS), um plano de compromisso plurianual que constitui o quadro de referência das ações a concretizar pelo Banco. As linhas de orientação e a definição das iniciativas que compõem o PDS resultam do balanceamento e justaposição dos temas materiais relevantes, dos recursos disponíveis e dos enquadramentos económico e de mercado.​