Skip BreadcrumbHome / Imprensa / Millennium bcp apresenta exposição pedagógica "Ossos que contam História"

Millennium bcp apresenta exposição pedagógica "Ossos que contam História"

2010/02/18

Entrada gratuita

A Fundação Millennium bcp traz a público, já a partir de amanhã, uma mostra de vestígios arqueológicos de animais vertebrados que coexistiram e coexistem ainda com a espécie humana, em exposição, na Rua Augusta, n.º 84, em Lisboa.

"Ossos que contam história" apresenta, de forma pedagógica, fragmentos da história do Homem e dos animais, "contada" por ossos de animais recuperados no decurso de escavações arqueológicas realizadas no espaço actualmente ocupado pelo Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC) - próximo do Arco da Rua Augusta, em Lisboa - e em diversos pontos do território português.

Procurando responder à pergunta "que osso é este e a que animal pertenceu?", a exposição traça as semelhanças e diferenças entre os ossos apresentados, permitindo compreender a relação entre as comunidades humanas e o mundo animal. Reconhecem-se as espécies de animais que foram caçadas/pescadas ou domesticadas pelo Homem, determinando como essas espécies foram aproveitadas, conhecendo a dieta e hábitos alimentares das sociedades antigas e explicando as alterações ocorridas nas espécies e paisagem presentes.

Tudo isto "trocado em miúdos" e apresentado aos mais novos sob a forma de jogos de atenção, em que cada criança/jovem assume por momentos o papel de arqueozoólogo.

A exposição "Ossos que contam história" - comissariada por Marta Moreno-García, Carlos Pimenta e José Paulo Ruas, com a colaboração de Sónia Gabriel - é de entrada gratuita, de segunda a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 (excepto quintas-feiras, em que o período de exposição decorre entre as 15h00 e as 17h00).

Apresentada numa área contígua ao Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, a exposição pode ser complementada por uma visita guiada ao NARC, um espaço arqueológico por excelência gerido pelo Millennium bcp, que, ocupando quase por inteiro um quarteirão pombalino da baixa de Lisboa, percorre 2.500 anos da história da cidade.

À descoberta... do Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros

A Fundação Millennium bcp acaba de lançar uma publicação sobre o NARC especialmente dirigida a jovens visitantes: "À descoberta... Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros" da autoria de Sofia Lapa.

Integrando um guia da visita (desdobrável) e um dossiê de pesquisa (livro), esta publicação juvenil lança aos mais novos o desafio da descoberta de 2500 anos de história. Desta vez, a história é "contada" pelos vestígios arqueológicos que marcaram períodos como o romano, islâmico, medieval cristão ou pombalino: restos de edifícios, milhares de fragmentos de objectos soterrados, alguns objectos completos, cadáveres, cinzas humanas, restos de peixes e de frutos, entre outros.